Ícone do site Nada Frágil

Beber Refrigerante Diet Aumenta o Consumo de Calorias

Beber Refrigerante Diet Aumenta o Consumo de Calorias

Se você é daquelas que não sai do supermercado com o carrinho cheio de alimentos diets ou lights é melhor ficar de olho na tabela de calorias dos alimentos e controlar a vontade de comer. Um estudo comprovou que pessoas que consomem refrigerantes diets acabam consumindo uma quantidade maior de calorias do que pessoas que bebem o refrigerante comum. Será que por estarmos ingerindo menos calorias de um lado tentamos compensar do outro? Será que ainda é um bom negócio beber e comer alimentos diets? Vamos ver.

A pesquisa

Primeiro de tudo vamos estabelecer a diferentes entre os alimentos lights e diets que muita gente pensa que tudo a mesma coisa. Os alimentos que possuem em seu rótulo o nome de lights é porque possuem pouca ou nenhuma gordura em sua composição. Já os diets não contém açúcar, também conhecidos como carboidratos e que podem ser os grandes vilões na luta contra a balança na vida de qualquer pessoa.

Bebida fresca com limão – Foto: Freepik

A pesquisa foi realizada com 24 mil pessoas com idade acima de 20 anos, sendo elas obesas ou com sobrepeso. Ela mostrou que pessoas que consomem refrigerantes diets acabam comendo mais alimentos sólidos durante o dia e portanto, mais calorias. Elas consumiam, em média, 2058 calorias diárias enquanto que aquelas que ingeriam refrigerante comum consumiam 1897 calorias em alimentos sólidos por dia.

Quais as explicações para isso?

A primeira delas refere-se ao mecanismo de compensação que há no cérebro de cada um de nós. Os cientistas acham que o adoçante libera algum tipo de substância que afeta esse mecanismo. Assim, são induzidas a comer mais porque “sentem” que não há açúcar suficiente na corrente sanguínea. Elas sabem, conscientemente, que consumiram menos açúcar tomando o refrigerante diet, mas inconscientemente sentem a falta dele no sangue. Mas não há comprovação para essa tese.

A outra possível explicação seria uma compensação por mecanismos meramente psicológicos e conscientes e que nada têm a ver com alguma substância que existe nos adoçantes. A matemática é bem simples: se estou ingerindo uma quantidade menor de calorias nesse refrigerante, posso comer algo no lanche que seja mais gostoso e que não seja frutas ou barra de cereal. E aí, entre um lanche e outro, o ponteiro da balança não desperdiça nenhuma acusação contra a sua comilança.

Quer emagrecer mesmo?

Bebida de cola – Foto: Freepik

Muita gente está tentando perder peso, seja pela saúde ou pela estética. Mas essa tarefa pode ser bastante difícil e você pode estar caindo em erros clássicos de pessoas que tentam emagrecer, mas não conseguem. Veja alguns deles:

Refrigerante de cola – Foto: Freepik

E depois disso tudo você não sabe mais se pede o refrigerante diet ou o comum não é mesmo? O melhor é não tomar refrigerante. Eles possuem grande quantidade de sódio, que se acumulam no nosso corpo, nos deixam inchadas e causam celulite. Mas se não conseguir resistir, use sempre o bom senso. Não é porque está economizando na bebida que tem que exagerar na comida não é mesmo?

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile