Ícone do site Nada Frágil

Fluconazol: para que serve e qual os seus efeitos

comprimidos

Foto: Freepik

São muitas as doenças que nos afetam nos tempos de hoje. Porém, um fungo muito antigo costuma provocar bastante incômodo nas mulheres: a cândida. Ele é responsável por provocar a candidíase, uma doença que também pode ser transmitida através do sexo, mas também possui outras causas.

Foto: Freepik

O que é candidíase?

Essa doença também é conhecida como Monoliase Vaginal e é causada por um fungo de nome Cândida ou Monília. Existem alguns sintomas e sinais clássicos dessa patologia como corrimento consistente de cor branca e que, geralmente, provoca irritação na vagina.

A candidíase não é transmitida apenas pela relação sexual, embora seja a forma mais comum. Como é um tipo de fungo, ela pode aparecer das mais diversas formas, basta que o sistema imune esteja baixo e facilite a entrada do agente.

Foto: Freepik

Algumas situações são diabetes, gestação, uso de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides, ducha vaginal com muita frequência, uso de roupas muito apertadas como jeans e também de roupas molhadas como as roupas de academia.

Saiba tudo o que precisa sobre corrimento vaginal.

O que é o fluconazol?

O fluconazol é um medicamento feito especialmente para combater a candidíase e que trabalha tanto na prevenção quanto no tratamento. Como é um antifúngico, o fluconazol também ajuda no tratamento de micoses na pele e também quando a doença atinge os homens.

Para que possam sobreviver dentro da vagina, esses fungos precisam produzir um tipo de esteroide. O trabalho do fluconazol é impedir que essa substância seja produzida e assim, a cândida acaba morrendo por não conseguir nutrição adequada.

Foto: Freepik

O tratamento é com base em um comprimido administrado via oral e que possui 150 mg. A sua janela de ação, ou seja, o tempo que o composto leva para agir começa em 30 minutos após a sua administração e leva até 6 horas. O tratamento é realizado com a dose única do remédio e o alívio dos sintomas pode começa dentro de 1 hora e variar até 9 dias.

Saiba quais são as doenças mais comuns do verão e como se prevenir delas.

Contraindicações do Fluconazol

Antes de comprar olhe os componentes da medicação para ter a certeza de que você não tem alergia a nenhuma das substâncias presentes na fórmula. Não consuma o fluconazol com nenhum tipo de antialérgico, astemizol, pimozida, quinidina ou cisaprida pois pode provocar mudanças no ritmo cardíaco. Pacientes que sofrem de insuficiência renal precisam consultar o médico antes de usar.

Outro grupo que também deve procurar o profissional antes de usar o fluconazol são as pessoas com menos de 18 anos e também as acima de 60 anos.

Como usar o Fluconazol

Tudo depende da patologia que você apresenta no momento. Para micoses na pele, o ideal é consumir 1 por semana durante 2 ou 4 semanas, porém em alguns casos o médico pode indicar o tratamento por 6 semanas. Veja outras patologias e como consumir o fluconazol:

Descubra quais são as causas nas manchas nas unhas e o que elas podem significar.

Esqueci de tomar, e agora?

Foto: Freepik

Se você esqueceu apenas do horário, pode tomar o remédio assim que lembrar dele. Mas só faça isso se ainda faltar muito para consumir a próxima dose. Caso esteja perto do horário, é melhor pular a dosagem que foi esquecida. Nunca administre dois comprimidos de uma vez para compensar a dose que esqueceu de tomar. O excesso de fluconazol pode provocar mudanças no comportamento como mania de perseguição, alucinações e comportamento paranoide.

Reações adversas do Fluconazol

Uma reação alérgica grave, também conhecida como anafilaxia e inchaço na mucosa ou em áreas mais profundas da pele é raro de acontecer. Também é raro a hipocalemia, a hipercolesterolemia e o aumento de triglicérides no sangue.

As reações mais comuns são

A qualquer problema identificado a melhor opção é consultar o seu médico. Apenas ele poderá lhe dar o diagnóstico correto e prescrever como a medicação deve ser administrada.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile