Ícone do site Nada Frágil

Óleo de Coco Benefícios e Como Usar

Óleo de Coco Benefícios e Como Usar

Que o óleo de coco é o queridinho de muita gente, isso nós sabemos. Mas você conhece quais são todos os benefícios desta maravilha da natureza? Sabe como incluí-lo em cuidados com a pele, cabelos e unhas? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje!

Pois nele você poderá acessar um guia completo com absolutamente tudo que você precisa saber sobre os benefícios e usos do óleo de coco. Confira a seguir!

Benefícios do óleo de coco para o cabelo

O óleo de coco é muito utilizado para cuidar dos cabelos, simplesmente por ser um ingrediente natural super nutritivo e completo. Conheça todos os benefícios da aplicação deste óleo nos fios:

Hidrata profundamente

Por possuir componentes altamente hidratantes, a aplicação do óleo proveniente do coco dá um efeito macio, soltinho e muito brilhante para os fios. O aspecto de ressecado desaparece, dando espaço para um toque mais aveludado e suave.

Nutrição e umectação

Do mesmo modo que ele hidrata, ele também promove um efeito de nutrição capilar. Isto é, ele repõe nutrientes que podemos perder ao longo do dia a dia, por diversos motivos.

Assim, o óleo do coco devolve a maleabilidade dos fios, além de promover uma selagem capilar bastante poderosa. Todo o aspecto poroso desaparece, dando espaço aos fios fortes, alinhados e lindos.

Sela as cutículas

As cutículas do cabelo podem ficar alvoroçadas, por diversos motivos. Alguns deles estão associados ao excesso de calor nos fios, como o uso de secador, chapinha e babyliss. Desse modo, consequentemente os cabelos vão perdendo água, simplesmente porque esta “portinha” chamada cutícula capilar está aberta.

Para tanto, temos o óleo de coco como um potente aliado contra este problema. Isso porque ele tem a capacidade de selar as cutículas capilares, deixando uma textura mais lisa.

Mas repare bem: não estamos dizendo que o cabelo “alisa”, ok? Estamos dizendo que a textura, a superfície mesmo, do fio fica mais lisinha, menos porosa.

Isso nada mais é do que um sinal de que a cutícula selou corretamente. Outra forma de perceber isso é a partir do brilho espelhado. O óleo de coco é capaz de promover um brilho incrível nos fios.

Diminui as pontas duplas

Quando o nosso cabelo está mais bem cuidado, nutrido, hidratado e com as cutículas fechadinhas, a tendência é que problemas como pontas duplas e quebra desapareçam.

Logo, aplicar o óleo do coco, de maneira regular, em todo o comprimento dos fios, gera uma diminuição significativa neste problema.

Alinha os fios

Por conta da nutrição e da hidratação, os fios passam a ficar muito mais fortes e encorpados, consequentemente. Por essa razão, os fiozinhos que antes eram finos e leves passam a se “misturar” com os fios mais longos. E assim, automaticamente há um maior alinhamento dos cabelos.

Logo, todo aquele frizz que você costumava ver na frente do espelho desaparecerá. Quanto mais aplicações de óleo de coco você fizer no mês, melhores serão os resultados.

Trata caspa e outros distúrbios

Por conta do seu efeito bactericida e fungicida, o óleo do coco é capaz de tratar distúrbios como a caspa e o excesso de coceira e descamações no couro cabeludo.

Pouco a pouco a pele restabelece o seu equilíbrio natural, ficando desobstruída, limpa e muito mais hidratada e saudável. E assim, reduz problemas como a caspa.

Equilibra a oleosidade

Pode parecer bastante contraditório, a gente sabe, mas, aplicar o óleo de coco na raiz e no comprimento dos fios apenas faz com que as glândulas sebáceas se reequilibrem. A partir disso, a produção de sebo (óleo natural do corpo humano) diminui bastante.

Mas não a ponto de ressecar a pele ou os fios! Mas a ponto de manter tudo equilibrado e suave.

Como usar o óleo de coco nos cabelos

Agora que você já conheceu os mais diversos benefícios do óleo de coco para os cabelos, é hora de aprender as mais diversas aplicações do mesmo. Veja a nossa listinha:

Benefícios do óleo de coco para a pele

A pele também é uma ótima receptora deste óleo milagroso. Desde que, obviamente, você aplique-o corretamente. Continue lendo.

Hidrata e nutre profundamente

Assim como acontece com os fios de cabelo, a pele também se aproveita dos nutrientes e dos agentes emolientes que estão presentes no óleo de coco. A partir disso, o aspecto ressecado desaparece, deixando a pele do rosto muito mais macia, suave e aveludada.

Efeito bactericida e fungicida

Para quem tem a pele muito sensível, nós temos uma ótima notícia: este óleo é altamente recomendado para a aplicação em peles suaves. Sabe por quê? Porque ele possui agentes bactericidas e fungicidas, que diminuem irritações e dermatites.

Protege contra danos externos

Ainda por conta do fato de ser bactericida e fungicida, este óleo protege a pele contra agentes e danos externos que possam acelerar o seu envelhecimento. Porém, um adendo: este produto não deve ser usado quando você for se expor ao sol, pois pode manchar a pele.

Equilibra a oleosidade

Do mesmo modo como ocorre na aplicação nos cabelos e no couro cabeludo, o óleo de coco é capaz de equilibrar a oleosidade da pele. E assim, aquele aspecto “brilhante” desaparece, dando margem à uma pele saudável, bonita e equilibrada.

Diminui cravos e espinhas

Por conta dos seus efeitos fungicidas, bactericidas e que é capaz de equilibrar a oleosidade da pele, este óleo é um poderoso agente contra cravos e espinhas. Desse modo, mantém a pele mais saudável e com menos inflamações e irritações.

Como usar óleo de coco na pele

Os benefícios são muitos, e isso já ficou claro, não é mesmo? Mas é chegado o momento de aprender a aplicar na pele do rosto. Acompanhe:

Benefícios do óleo de coco para as unhas

As unhas também entram para a lista de beneficiadas pelo óleo do coco, sabia? Conheça as vantagens desta aplicação:

Hidrata as cutículas

As cutículas são muito importantes para a saúde de nossas unhas e até mesmo de nossos dedos. Elas são responsáveis por impedir a entrada de agentes maléficos. Desse modo, ao invés de remover a cutícula, experimente embebê-la com óleo de coco, sempre antes de fazer as unhas.

Mas, claro, remova antes da esmaltação. Caso contrário a “tinta” não grudará na unha, ok?

Mantém a pele macia e mais bonita

A pele em torno das unhas e até mesmo da mão inteira ficará muito mais macia, bonita, hidratada e saudável se você aplicar óleo regularmente.

Nutre as unhas

Se as suas unhas são mais fracas e pouco nutridas, experimente a aplicação deste óleo e desfrute de unhas super hidratadas e saudáveis.

Trata problemas com fungos

Algumas pessoas possuem uma pré-disposição maior para desenvolver problemas com fungos nas unhas. A aplicação do óleo de coco, portanto, vem como um potente remédio natural para o problema.

Como usar óleo de coco nas unhas

Conhecida todas as vantagens, é hora de aprender a aplicar nas unhas:

Benefícios do óleo de coco para áreas ressecadas

Por fim, se você é daquelas que sofre com áreas muito ressecadas, como cotovelo, calcanhar e joelhos, saiba que os seus problemas podem ter chegado ao fim! Sabe por quê? Porque o óleo de coco é muito utilizado para acabar com este aspecto rachado. Veja a seguir:

Remove o aspecto “rachado” de áreas extra secas

Como o óleo apresenta ingredientes nutritivos e hidratantes, as aplicações corriqueiras fazem com que esta característica de muito ressecado desapareça facilmente. Basta você aplicar uma quantidade generosa na região afetada e, em seguida, envolver com papel filme.

Pronto! Deixe agir durante uma noite e esfolie de manhã. Repita até desaparecer o aspecto ressecado.

A natureza como sua aliada

Agora está em suas mãos! Basta adquirir um potinho de óleo de coco da marca que você quiser, e assim, investir neste super hidratante natural. Temos certeza de que você desfrutará de resultados incríveis! Depois nos conte nos comentários, combinado?

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile