Ícone do site Nada Frágil

Tudo sobre Corrimento Vaginal

Tudo sobre Corrimento Vaginal

Você tem corrimento vaginal e não sabe o que fazer? Isso é bem comum nas mulheres, principalmente em épocas de mudança climática. Mas nem todo corrimento vaginal é um problema. É preciso saber a diferença entre uma possível patologia e respostas normais do corpo sobre algum acontecimento. Se a secreção não tiver nenhum cheiro ou provocar dor na vagina pode ser apenas um sinal de que a ovulação está ocorrendo. Já nos homens, qualquer tipo de secreção pode ser interpretada como uma DST.

O que é este corrimento vaginal?

Corrimento vaginal – Foto: Freepik

O corrimento vaginal pode causar certo desconforto e até mesmo situações embaraçosas. Ele é uma secreção com origem na vagina que pode variar de consistência, odor e coloração. Pode estar associado ao estresse, excitação sexual, gestação ou ovulação. Pode provocar coceira e dor na região vaginal e normalmente é provocado por um desequilíbrio na quantidade de fungos que bactérias que vivem na vagina. Esses micro-organismo podem colonizar a região e causar infecções, que se não tratadas podem terminar em sérios problemas.

Sintomas

Se não vier acompanhado de coceira, mau cheiro ou dor, o corrimento vaginal pode ser um simples sinal de ovulação. A coceira pode ser o resultado de alergia a alguma substância ou até mesmo o tecido da calcinha ou ao material do absorvente, mas também pode ser o primeiro sinal de câncer na  vulva. Não pense que isso é apenas uma infecção passageira e logo, você estará bem de novo. Quando começar a aparecer secreções nessa região é preciso procurar um médico, pois uma infecção não tratada pode causar infertilidade e até destruir as trompas.

Causas de Corrimentos Vaginais

Mulher coçando a vagina – Foto: Freepik

Algumas das possíveis causas para esse acontecimento já foram citadas acima, mas também há outras e que pode ser o seu caso:

Pode haver uma maior frequência de corrimento vaginal em determinadas fases da vida como do período pouco antes de menstruar nas adolescentes ou quando a mulher está chegando na menopausa. Os fungos e outros micro-organismos que mais aparecem na secreção são a candidíase (escorrimento de cor branca e provoca muita coceira), trichomonas (corrimento de cor amarelada, causando ardor e rubor na região vaginal) e a gardnerella (cheiro desagradável e cor acinzentada).

Quer evitar esse problema? Então aqui vão algumas dicas: durma sem calcinha algumas vezes, o absorvente (seja ele interno ou não) deve ser trocada a cada 3 horas, nunca durma de absorvente interno, depois de evacuar não use papel higiênico, se puder é melhor tomar um banho, evite passar o dia com roupa de banho molhada e não use duchas de água na região íntima para não retirar a proteção que a mucosa vaginal confere à região.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile