Tudo Sobre Infecção Urinária

Quem já teve infecção urinária levanta a mão. É uma patologia muito comum no sexo feminino por causa da anatomia do órgão sexual com uma vasta mucosa e uma maior área exposta à bactérias, vírus e fungos. As duas principais causas são as relações sexuais e bactérias que podem vir do trato gastrointestinal que costumam migrar da região anal até os órgãos do sistema urinário e lá se instalam. Atinge, principalmente, mulheres entre 20 e 40 anos e gestantes, enquanto que, os homens são acometidos mais comumente na primeira infância e após os 55 anos de idade. 

Tudo Sobre Infecção Urinária

O que é a Infecção Urinária?

Existem dois tipos básicos de infecção urinária: a cistite quando a infecção se instala na bexiga, a pielonefrite que ocorre quando o órgão afetado é o rim, a uretrite quando a uretra está repleta das tais bactérias e a vulvovaginite (a mais comum e chega a ser 70% de todos os casos), que acontece quando as bactérias estão alojadas na entrada da vagina. A identificação de micro-organismos na urina é a principal característica da patologia. A bactéria que mais causa a infecção urinária é a Escherichia coli encontrada na flora intestinal do nosso organismo.

Tudo Sobre Infecção Urinária

Causas da Infecção Urinária

Não é considerada uma doença transmissível. Ocorre que a mulher que está muito tempo sem ter relações o pH vaginal, que ajuda a controlar o aparecimento de organismos invasores, fica alterado e é justamente nesse momento no qual você se encontra mais propensa a adquirir a doença. Outra causa muito comum é a falta de higiene e a maneira de limpar a região perineal com o papel higiênico, levando-o dessa região em direção a vagina, facilitando o transporte de bactérias.

Existem também outros fatores que podem contribuir para a instalação da doença como gravidez (o sistema imunológico fica mais frágil e o aumento do hormônio progesterona aumenta o relaxamento da bexiga), diabetes, climatério, obstrução urinária, problemas neurológicos, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e infecções ginecológicas.

  Vacinação de adultos: sua carteirinha está em dia?

Sinais e Sintomas da Infecção Urinária

A urina pode apresentar-se com características incomuns como o odor e a coloração. Dependendo do local onde a infecção está instalada, os sinais e sintomas também podem variar:

  • Cistite: os principais são dor, ardência ao urinar (disúria), urgência para urinar, fluxo pequeno e também há o risco de hematúria, que é quando a urina vem misturada com sangue;
  • Vulvovaginite: corrimento vaginal, dor e coceira no hora de fazer xixi;
  • Pielonefrite: dor na região lombar, febre, ardência e urgência para urinar, pouco fluxo e hematúria;

Diagnóstico

Uma boa avaliação médica pode identificar facilmente a patologia apenas através da descrição dos sintomas (por isso, nada de ficar com vergonha e não falar tudo o que está sentindo ao pé da letra). Uma forma de confirmar o diagnóstico é realizando um exame laboratorial chamado de urocultura antibiograma que realiza testes de sensibilidade de antibióticos utilizando a urina da paciente que foi coletada.

Tudo Sobre Infecção Urinária

Tratamento da Infecção Urinária

Se a infecção não estiver em um estágio muito avançado, a doença pode ser tratada facilmente através do uso de antibióticos que são escolhidos baseados no resultado no exame de laboratório. Normalmente, o tratamento dura de 1 até 2 semanas quando se trata da cistite e todos os sintomas desaparecem. No caso da pielonefrite, que é um tipo de infecção mais grave, o tratamento é por um longo período. Procure o médico assim que os sintomas aparecerem, pois se caso não forem tratados a tempo, podem até levar ao óbito.

Como Prevenção a Infecção Urinária?

Existem algumas boas dicas que podem te ajudar a ficar bem longe de uma infecção urinária. A primeira delas é beber muita água durante todo o dia, pois ela consegue “limpar” o aparelho urinário. Fazer xixi depois de ter uma relação sexual também é muito importante porque se no aparelho sexual houver alguma bactéria que possa causar a doença, a micção vai levá-la embora junto com a descarga. Na hora de defecar, a melhor forma de limpeza é usar sempre uma ducha, sabonete e uma toalhinha limpa e seca.

  Como Saber Se Estou Acima do Peso?

Tudo Sobre Infecção Urinária

Os sabonetes íntimos também podem ajudar na higiene local, mas é preciso saber utilizá-los da maneira correta. Tem gente que usa toda vez que vai ao banheiro e isso pode ser muito prejudicial, pois eles tendem a alterar o pH vaginal. Outra dica muito importante é quanto ao uso de absorventes internos. Não importa se a embalagem do produto diz que você pode ficar 4, 5, 6 horas ou até mesmo o dia todo. O correto é trocá-lo de 3 em 3 horas e na hora de dormir, o absorvente convencional é o mais indicado.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui