NadaFrágil.com.br

Afta: o que causa e como lidar com esse problema?


Fabíola Cunha

Só quem já teve afta sabe que, apesar do tamanho, elas criam um incômodo muito grande para o portador desse problema.

Essa feridas que nascem dentro da boca, especialmente no lado de dentro da bochecha, região limítrofe gengiva e mucosas e língua. Aftas dificilmente aparecem nos cantos da boca, ou lábios exteriores. Se é possível ver uma ferida sem que a pessoa abra a boca para mostrá-la, não deve ser afta.

afta

Para variar, mulheres são “abençoadas” com esse problema mais frequentemente que os homens. Ao menos 1 em 5 pessoas pode desenvolver esse tipo de afta em algum estágio de suas vidas.

Tipos de aftas

afta

  • Pequenas: redondas ou ovais, com menos de 1 cm de diâmetro. No centro são amarelas claras, mas ao redor aparentam vermelhidão e inchaço. Várias podem aparecer de uma vez e cada uma dura de 7 a 10 dias para desaparecer e não deixam cicatrizes.
  • Grandes: essas acontecem em 1 de 10 casos. Elas têm mais de 1 cm, com uma ou duas aparecendo a cada vez. Cada uma dura cerca de duas semanas a vários meses, deixando uma cicatriz. São do tipo que dificultam a mastigação.
  • Herpetiforme: são bem pequenas, com 1 a 2 mm, mas ocorrem múltiplas aftas ao mesmo tempo, formando feridas irregulares quando estão próximas. Elas não têm nada a ver com herpes ou com o vírus da herpes.

O que pode “disparar” uma afta

afta

As aftas ocorrem entre os 10 e 40 anos e a causa delas não é conhecida. Elas não são contagiosas nem transmissíveis e ocorrem em pessoas completamente saudáveis.

Muitas vezes, no entanto, situações podem ser o gatilho para o surgimento dessas terríveis feridas: lesões por aparelhos dentários, dentaduras, escovação inadequada; mudanças hormonais, com aftas aparecendo antes da menstruação; lesões causadas por alimentos como casca de pães, torresmos e outros itens ásperos e duros, que ferem a mucosa na mastigação; stress e ansiedade; frutas ácidas como abacaxi e limão.

Como aliviar o problema

afta

As aftas costumam ir embora sozinhas, mas para aliviar é possível usar pomadas e remédios encontrados na farmácia.

Um bochecho com água e sal também ajuda a aliviar os sintomas. Caso a afta dificulte a mastigação ou ingestão de líquidos, é possível optar por comidas mais macias, que não arranhem ou pressionem a ferida. canudos para bebidas também devem ser usados (mas não para bebidas muito quentes!).

Veja também: Como manter a saúde dos dentes de forma natural

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Afta: o que causa e como lidar com esse problema?”

  1. foi muito bom esse sate porque com ele eu aprendi a cuida dos meu cabelos esta muto mas melhor agora

Deixe uma resposta