Como escolher o vestido de noiva – 12 dicas

Saber como escolher o vestido de noiva ideal é muito importante para que tudo saia como o esperado. Afinal, esta peça é muito desejada por quase todas as mulheres e, desse modo, precisa de critérios rigorosos para ser selecionada da melhor forma.

Porém, com a correria do casamento muitas vezes não sabemos nem por onde começar. É aí que ficamos confusas e até mesmo desesperadas para escolher a melhor opção para nós.

Mas fique tranquila! Nós sabemos exatamente o que você está passando, e justamente por isso elaboramos o nosso artigo de hoje. Nele vamos lhe apontar quais são os valiosos e indispensáveis critérios que você precisa ter em mente quando pensa em como escolher o vestido de noiva.

Confira:

Como escolher o vestido de noiva – Passo a passo

A partir de passos simples você já poderá abrir a sua mente e saberá qual o melhor vestido de noiva para si.

1- Esteja ciente de qual é o seu orçamento

O primeiro passo de como escolher o vestido de noiva é justamente estipular um “teto máximo” para este gasto. Assim você não corre o risco de se deparar com uma peça incrível, mas que não se encaixa no seu orçamento.

Mas, para isso, você precisa fazer um levantamento de todos os gastos que a festa acarretará para você. Somente dessa forma é que poderá estipular um preço justo para o vestido.

A partir disso, será possível conversar com a sua consultora – ou vendedora – para que a mesma apenas lhe apresente possibilidades que se enquadrem em suas expectativas.

2- Leve em consideração o local da festa

O local da festa também é tão importante quanto o preço que você pode investir no seu vestido.

Afinal, não dá para casar na praia com um vestido que tenha uma calda imensa, não é? Caso contrário, você poderia estar arrastando uma grande quantidade de areia junto com você… O que não seria nada agradável.

Portanto, estipule um estilo para a sua festa e pense em como será o local. Se quiser fazer ao ar livre, lembre-se de adquirir um vestido que não tenha tantas “bordinhas” ou rendas na cauda que possam ficar presas em pedrinhas no chão, por exemplo.

Caso opte por um casamento em salão, mais tradicional, os vestidos longos e volumosos podem ser uma ótima pedida.

3- A estação também é muito importante!

Lembre-se que além de considerar o ambiente em que a festa ocorrerá, você também precisa pensar com relação à estação do ano. Afinal, não dá para casar de manga longa, com um vestido pesado e volumoso, se o casamento será embaixo do sol, em dias mais quentes, não é?

  Terracota: ótima pedida para o outono/inverno!

Do mesmo modo você não pode exagerar no decote (seja na frente ou nas costas) e investir em um tomara que caia lindo, em dias mais frios. Se assim você fizer, é bem provável que sinta desconfortos durante toda a festa.

Portanto, observe em qual estação o seu casamento será comemorado, e mantenha-se sempre atenta as notícias sobre o tempo nesta época do ano. Pois, em alguns lugares do Brasil, mesmo no verão é possível que fique frio em dias de chuvas, como também em pleno inverno é possível ser calor em dias ensolarados.

5- Escolha com calma e visite várias lojas

Para saber como escolher o vestido de noiva, você precisa colocar algo muito importante em mente: a pesquisa e a paciência serão as suas melhores amigas nesta trajetória. Sabe por quê? Porque apenas com paciência e com muita análise que você encontrará a peça perfeita.

Isto é, cuidado com a afobação! Procure conhecer diversas lojas, preços, estilos e cores de vestidos. Não se prenda a primeira opção “linda” que você viu. Pode ser que, por essa razão, você esteja abrindo mão de possibilidades ainda mais incríveis.

Acredite: quanto mais você pesquisa, diferente do que se diz por aí, mais convicta você fica de sua escolha. Não se deixe levar pela ideia de que quem procura demais, pode se perder nas opções. Pois se tratando do vestido de noiva, todo cuidado e toda pesquisa são poucos.

6- Não abra mão do seu estilo pessoal

Tenha o cuidado de não abrir mão do seu estilo pessoal apenas para agradar os gostos de sua família, por exemplo. Pois este é um erro que muitas noivas acabam cometendo, por conta da ansiedade ou a necessidade de agradar aos outros.

Portanto, se o seu sonho é se casar com um vestido simples e liso, não precisa investir em uma opção cheia de pérolas e rendas, apenas porque sua mãe pediu!

Lembre-se que este é o seu dia especial e que ninguém tem o direito de mandar nele, além de você mesma. Busque por opções que se encaixam no seu perfil e seja feliz com a sua escolha.

  Como deixar o look básico mais estiloso

7- Prove quantas vezes achar necessário

Não tenha receio de pedir para provar outro vestido. Você está no seu direito enquanto consumidora de testar as mais diversas possibilidades que podem estar disponíveis nas lojas que você visita.

Além disso, esta dica também se encaixa com a ideia anterior de levar em consideração a paciência e a análise das alternativas apresentadas pelas vendedoras.

Portanto, não se acanhe! Quanto mais você testar e provar, maiores serão as possibilidades de encontrar a peça perfeita. E ainda, apenas desta maneira é que você conseguirá abrir a mente e, quem sabe, adquirir um estilo de vestido que jamais passou pela sua mente.

8- Leve alguma amiga com você

Esta dica é muito importante, mas você precisa aproveitá-la com “cuidado”.

Sim, levar uma amiga com você pode ser bastante interessante, pois a opinião de mais alguém pode ser bem vinda em momentos de indecisão.

Porém, lembre-se de cuidar com o espaço que você dá para a sua amiga. Isto é, não permita que ela escolha por você!

Mas sim, apenas leve alguém de confiança com você para que esta pessoa diga o que acha das peças, no seu corpo. E mesmo assim não utilize esta opinião como a única regra e o único critério para escolher o seu vestido.

9- Abra a mente e conheça outras cores e modelos

Fuja daqueles modelos prontos que você encontrou na internet!

Uma vez que muitas noivas simplesmente selecionam um tipo de vestido e vão em busca do melhor da categoria, muitas delas deixam de viver possibilidades incríveis.

Desse modo, permita-se abrir a mente e tente experimentar outros recortes, comprimentos e decotes, por exemplo. Além disso, você pode ainda provar outras cores ou vestidos com pequenos toques de outras cores.

Não precisa ser todo branco! E tampouco precisa seguir os modelos tradicionais e padrões!

Encontre o estilo que mais combina com a sua personalidade e vá em frente! Quebre paradigmas internos e sinta-se plena no seu dia especial.

10- Lembre-se que o conforto precisa ser considerado

Outro ponto importante que você precisa levar em conta se quer aprender a como escolher o vestido de noiva, é que o mesmo precisa ser confortável.

Sendo assim, não se deixe levar pela peça “mais linda de todas” se o vestido for super desconfortável. Afinal, você não quer passar a festa inteira ajeitando a sua roupa, não é mesmo?

  Como usar vestido e saia Mullet

Portanto, procure sempre caminhar usando o vestido. Teste alguns movimentos corriqueiros e perceba a textura do tecido sobre a sua pele. Se sentir qualquer tipo de desconforto, considere trocar a roupa.

E isso vale para decotes que caem com facilidade, e saias que possam ficar “subindo” na versão curtinha do vestido. Não adianta se sentir a mais linda, se a insegurança será a sua companhia durante todo o evento.

11- As lojas virtuais podem ser interessantes

Anteriormente nós destacamos a importância de você abrir a mente para novas possibilidades, e isso vale também para as lojas que você pretende visitar.

Você não precisa necessariamente comprar o seu vestido em uma loja física… Mas sim, você pode apostar nas opções virtuais.

Além de ter um leque de possibilidades ainda maior, você pode pagar muito mais barato por conta disso.

Caso o vestido pedido fique grande, você pode ainda ajustá-lo com a sua costureira de confiança. Ainda assim estará economizando um bocado!

O ponto negativo nesta modalidade de compra é que infelizmente você não poderá provar as peças e não saberá qual será o caimento do vestido… Mas, por conta do preço, se o seu objetivo for economizar no vestido, talvez seja uma boa ideia.

Além disso, é muito importante que você faça o pedido com bastante antecedência. Assim dá tempo de receber o vestido em casa e, caso qualquer coisa saia dos conformes, você pode ainda contatar a sua costureira com calma. Não deixe para escolher o seu vestido de noiva muito em cima da hora!

Faça deste dia ainda mais especial!

Agora que você já sabe como escolher o vestido de noiva, é hora de pôr todas as nossas dicas em prática! Comece a estudar todas as possibilidades disponíveis, pertinho de você, e encontre a peça que mais combine com você.

Depois conta pra gente, aqui nos comentários, como é o seu vestido e como foi a sua festa incrível! Feliz casamento para você!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui