NadaFrágil.com.br

Como controlar o ciúme


Calila Galvão

Os recursos que temos hoje em dia para saber cada passo sobre a vida de quem está ao nosso lado são vários. As redes sociais ganham em disparada na frente e pelo Facebook é possível saber onde a pessoa estava, em que horas e com quem estava. Saber a quais eventos ele foi e ver fotos de festas e comentários de amigos, que podem ser interpretados de maneira errada.

Dica: Já que você é ciumenta, que tal tentar compensar preparando um delicioso jantar romântico.

Como controlar o ciúme

O famoso aplicativo WhatsApp também se tornou uma ferramenta importante na vida de um controlador. Ele fuça o celular do companheiro enquanto ele está no banho e mesmo não encontrando nada não se sente satisfeito e a sede por informação não para por aí. Mas, será que dá mesmo para controlar a vida do outro?

De acordo com especialistas como psicólogos e psicoterapeutas, a resposta é não. É impossível conseguir viajar alguém o tempo todo e tentar ter a relação inteira sob o seu controle. Isso é desgastante, trás muita ansiedade, frustração e em algum momento acabará se voltando contra a relação do casal.

Como controlar o ciúme

Além do mais, da mesma forma que existem mil maneiras de controlar existem mil e uma de burlar esse controle. Criar contas falsas no Facebook, dar nomes diferentes para pessoas na lista de contatos, apagar mensagens ou mesmo colocar uma senha no smartphone já que muitos possuem esse recurso. O problema é que quem faz isso acaba não percebendo que está entrando na dança e acaba se controlando para não ser controlado.

Você é ciumenta demais? Vive investigando os bolsos da calça do seu marido, abrindo carteira, cheirando a blusa dele ou procurando marcas de batom? Visita mais o Facebook dele do que o seu? Isso já pode estar cansativo e você não aguenta mais viver dessa forma. Veja abaixo algumas formas de controlar o ciúme.

Dica: Precisa presenteá-lo? Confira nossas sugestões de presentes para seu namorado.

Primeiro passo: admita que é ciumento

Como controlar o ciúme

Talvez, você não admita isso nem mesmo para você. O fato de ser ciumento e não se aceitar ou não afirmar isso para ninguém pode se transformar numa prisão e trancar os seus sentimentos. Normalmente, quem é assim costuma jogar a culpa de todas as brigas e discussões em cima do parceiro ou de terceiros que, na verdade, nada têm a ver com a relação de fato.

Quando você admite que é ciumenta fica mais fácil de observar as suas próprias atitudes e aprender a maneirar em algumas coisas. Quando admitimos o erro a chance de cair nele novamente diminui bastante e assim, não apenas o relacionamento melhora como você se sentirá melhor.

Como controlar o ciúme

Ter amor próprio é a principal ferramenta em qualquer relacionamento, seja entre um casal ou até mesmo entre as amizades. Se você não se aceita como é e se enxerga cheia de defeitos, todas as mulheres parecerão melhores que você e o medo de perder a pessoa amada só aumenta.

Qual a causa do ciúme?

Como controlar o ciúme

Quando você sentir que uma crise de ciúmes se aproxima, pare e reflita: porque estou com ciúmes? Qual é o real motivo disso? Muitas vezes o problema está em relacionamentos passados e você não quer passar pela mesma situação. Quando alguém é traído, por exemplo, é muito difícil começar um novo relacionamento com confiança e aí não tem jeito, a ciumeira chega com força total.

Cuidado com a imaginação

Como controlar o ciúme

Pois é, a nossa mente gosta de sair por aí viajando e fantasiar histórias mirabolantes. Na cabeça de uma pessoa ciumenta, uma simples carona pode ser a ida para um motel e uma simples troca de mensagens sobre o trabalho pode se tornar um encontro marcado.

Se você não tem como ter certeza do que realmente aconteceu ou está acontecendo de que vai adiantar especular? Sua imaginação vai criar um enorme lente de aumento que nada pode comprovar e a dúvida acaba angustiando muito mais do que a própria traição. Uma mensagem pode ser só uma mensagem e uma carona, apenas uma carona.

Ocupe o seu tempo

Como controlar o ciúme

Você com certeza tem algo melhor e mais proveitoso para fazer do que ficar fuçando a vida do outro nas redes sociais. Procure assistir a um bom filme ou ler um livro, cuide do seu trabalho. Se ele estiver em dias, então o tempo sobrando pode ser uma ótima chance de adiantar o serviço e quem sabe um dia, receber uma bela promoção.

O hábito pode ser uma excelente ferramenta neste caso. Quando fazemos algo todos os dias é normal que a façamos de maneira automática. Nos primeiros dias você ficará enlouquecida querendo olhar o Facebook dele, mas com o tempo a vontade vai diminuindo até desaparecer de vez.

Facebook NadaFrágil.com.br

Uma resposta para “Como controlar o ciúme”

  1. Luccas disse:

    É apenas uma crítica construtiva ao redator dá matéria… Têm mtos erros ortográficos 😅 mas fora isso, tão de parabéns

Deixe uma resposta