NadaFrágil.com.br

Moda Anos 80 – Décadas da Moda


Amanda Brandão

Os anos 80 foi uma década extremamente intensa e inovadora, principalmente em relação à moda lançando tendências para todos os cenários culturais. Estilos diferenciados foram criados e alguns recriados na moda atualmente. Algumas coleções de estilas famosas têm feito releituras da década de 80 em suas coleções recentes. O estilo que chamamos de retrô, nada mais é que a releitura da moda anos 80. Os anos 80 foram marcados pela competição entre homens e mulheres à procura de igualdade no mercado de trabalho.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Sem dúvidas, a moda anos 80 refletia muita alegria, versatilidade, diversão e ao mesmo tempo um toque de sensualidade, ousadia e sofisticação. Um dos estilos que marcaram a década foi o fenômeno “yuppie”, o visual era exagerado e poderoso composto por jovens workaholics. Acessórios como suspensórios e gravatas coloridas não poderiam faltar no vestuário das pessoas adeptas ao estilo “yuppie”.

A época destaca-se também as mulheres entrando no mercado de trabalho e competindo por cargos de chefia e executivos. O figurino dessas mulheres era representados por peças de roupas com cintura e cós altos, ombreiras, pregas e drapeados para usar tanto no dia-a-dia ou durante à noite. Os tailleurs eram os figurinos mais usados por essas mulheres, pelo simples fato de oferecer uma aparência poderosa e alinhada para as mulheres que estavam em busca de trabalho. Outro peça que também se destacou nos anos 80 foi os vestidos que valorizavam a cintura feminina, saias balonê e mangas bufantes.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Em meados dos anos 80, outro estilo inesquecível e colorido influenciado pelas bandas como The B-52’s e Devo conquistaram as pessoas dessa época. As peças eram coloridas em cores cítricas, chamativas e fluorescentes usadas tanto em conjuntos ou com outras peças misturadas. Os tecidos também ficaram cada vez mais inovadores como o stretch, por exemplo, que são usados até nos dias de hoje. O strech proporcionava um toque mais futurista às peças de roupas.

Cabelos da década de 80

Quanto aos cabelos, era a época dos cortes assimétricos. O cabelo com visual molhado obtido com o efeito do gel fez a cabeça dos homens e das mulheres, principalmente os penteados que eram marcados pelo uso do gel e altos topetes.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Astros do pop como Michael Jackson e Madonna são verdadeiros símbolos da moda com uma grande influência e poder no cenário fashion, principalmente entre os seus admiradores. As jaquetas coloridas e extravagantes do cantor, decoradas com uma infinidade de zíperes e peças de roupas que levavam um toque militar era os que mais causavam sucesso. Madonna era outra com seu estilo com muitas faixas de tule amarrada na cabeça, pérolas, ombreiras, minissaias sendo usado sobre legging, meia arrastão, maquiagem pesada com os olhos marcados e batons vibrantes também era influenciado na moda anos 80. Os cabelos tinham um visual rebelde, porém chique com penteados armados, cacheados e na altura dos ombros.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Outro acessório característico da década de 80 eram os óculos Ray-Ban, ícones como Madonna, Tom Cruise, Michael Jackson foram os principais responsáveis pela Ray-Ban virar sucesso no mundo inteiro. Já no Brasil o óculo fez sucesso principalmente entre as pessoas com o estilo “oitentinhas”.

Moda Fitness da década de 80

E a moda anos 80 vai muito além das roupas e estilos, os anos 80 alcançou até mesmo a moda aeróbia com suas inesquecíveis polainas, peças de lycra e collantes. Sem esquecer é claro das faixas na cabeça que virou febre no mundo inteiro, até mesmo quem não praticava atividades aeróbias acabou adaptando a bandana para aprimorar o visual. No Brasil, as bandanas viraram marcas registradas no visual de Cazuza e Xuxa.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Mas a moda das academias, fez com que as roupas destinadas a atividades físicas, como tênis, peças de moleton e lycra não fosse peças exclusivas para serem usadas apenas nas academias, mas também passaram a ser usadas em ocasiões cotidianas. O tênis deixou os looks das mulheres e dos homens mais despojados, podendo ser encontrados nas mais variadas formas e cores. O calçado se popularizou como o eterno e clássico tênis All-Star por ser um calçado simples e confortável. O tênis all-star foi e ainda é um dos calçados mais utilizados entre jovens, adultos e crianças e fazem o maior sucesso até hoje.

Mas, não bastava ser bem-sucedido ou bem-vestido, na década de 80 ter um corpo bonito e saudável era muito importante para o sucesso. Sendo assim, as academias daquela época eram lotadas de pessoas por todos os cantos, onde os freqüentadores iam com suas polainas e collant para as aulas, que naquela época era muito comum as aulas de aeróbica, movidas por musicas dançantes e ritmadas.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Influenciando as roupas femininas e masculinas, o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora da academia e consagrou os confortáveis tênis para serem usadas a toda hora e em qualquer momento. Esse último também fez ressurgir a moda anos 80 dos calçados baixos, como o macassim, que podia ser encontrados em cores alegres e vibrantes, como também nas cores clássicas e sóbrias. O look molhado, conseguido através de gel e mousse para os cabelos, fizeram muito sucesso entre os homens e mulheres daquela época, ao lado das permanentes e topetes, quanto mais alto conseguisse deixá-los, mais sucesso fazia.

Maquiagem da década de 80

Assim, como as roupas a maquiagem da época eram também bastante coloridas e extravagante.s As mulheres usavam sombras coloridas e em tonalidades fortes, já os lábios ganhavam cores vivas, exóticas e chamativas. Os acessórios não poderiam faltar, pulseiras, brincos e colares eram todos de acrílicos e plásticos nas mais variadas cores, mas geralmente apresentavam cores cintilantes.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Realmente, os anos 80 serão lembrados para sempre, época em que o exagero e a ostentação marcaram a década de 80. Nessa década, não bastava estar bem-vestido e ser bem-sucedido, era fundamental era um corpo bonito e saudável para fazer sucesso. Luxo, poder e status definem com bastante clareza a década de 80.

Moda anos 80, quem não se lembra?

Das calças baggy e semi-baggy, as sandálias de plástico – conhecidas também como melissas, ombreiras – podia sem encontradas até mesmo em sutiãs, manga morcego, saia balonê, legging, batom 24 horas – que não saia da boca nem mesmo com sabão, scarpin coloridos nas cores ácidas, mochilas e carteiras emborrachadas, tule no cabelo, faixas na testa, gola canoa, gel “new wave”, polainas, walkman Sony, atari, pastilhas supra sumo, balas soft cubo magino, mobilete, bombom lolo – conhecido atualmente como bombom milkybar, cabelos assimétricos.

Moda Anos 80 – Décadas da Moda

Relógios Champion – aquele modelo que trocava somente as pulseiras, tênis iate – no qual possui um da OP quadriculado que era uma febre entre as pessoas, tênis all star – de todas as cores, fofoletes, franjas repicadas, luminárias de neon e muitas outras roupas, calçados, acessórios, cabelos e objetos que fizeram muito sucesso na década de 80.

Moda Década de 80

Moda Década de 80

Moda Década de 80

Moda Década de 80

Moda Década de 80

Moda Década de 80

Facebook NadaFrágil.com.br

6 respostas para “Moda Anos 80 – Décadas da Moda”

  1. Maia disse:

    Gostaria de saber qual o foi o ano que essa matéria sobre anos 80 foi publicada

  2. paula barboza disse:

    gente adoro tudo dessa época queria ter vivido esse tempo

  3. jerafa rococó disse:

    lindo artigo. Arrasou gata! já quero uma mobilete

  4. stefany disse:

    esse site e muito agredavel e muito util nos dias de hoje

  5. homen disse:

    falta um de homem #issoémuitomachismo

  6. Nina disse:

    Eu queria saber de qual planeta foram esses “anos 80” rsrs… Fui adolescente nessa época (tudo bem, assumo que estou velhinha) e não havia esse exagero todo. Tirando os gringos e suas maluquices que alguns artistas brasileiros copiavam, a moda aqui era mais sóbria que essa papagaiada toda 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *