NadaFrágil.com.br

Pais controladores prejudicam o desenvolvimento do filho


Calila Galvão

Infelizmente, alguns pais não conseguem entender quais são os seus limites da vida dos filhos. Muitas vezes, o estímulo supremo de proteção acaba saindo dos componentes das qualidades e entrando na esfera dos defeitos. Os filhos se sentem sufocados e frustrados, pois se algo que ele fez não é aceito pelos pais, mesmo parecendo o correto, se sentirá impotente diante dessa e de outras situações que aparecerão no decorrer da vida.

Pais controladores prejudicam o desenvolvimento do filho

Quando os pais tendem a controlar demais a vida dos filhos, querendo determinar com quem eles saem, para onde vão, o que podem ou não comer, entre outras coisas triviais, acaba tirando o poder de decisão do filho. É esse poder de decisão que precisa ser reforçado e desenvolvido para que, na idade adulta, o filho, que agora estará sem a companhia dos pais, tenha condições de fazer boas escolhas e seguir com a sua vida com as próprias pernas.

Confira também nossas dicas de decoração para quarto de crianças.

Estudos realizados

Alguns psicólogos entrevistaram cerca de 185 crianças de 13 anos e somaram algumas informações sobre o controle dos pais sobre as suas vidas, como por exemplo, o fato de usar o sentimento de culpa para manipular as crianças. Quando esses participantes completaram 18 anos, e depois, 21 anos pesquisaram informações sobre o comportamento deles, inclusive dentro do ambiente de trabalho. O resultado? Todos eles se mostraram inseguros na hora de defender suas opiniões.

Pais controladores prejudicam o desenvolvimento do filho

Também foi observado um deficit no relacionamento dessas pessoas, tanto na relação de amizade quanto na amorosa. O fato de se sentirem inseguros, também interfere diretamente na sua forma de agir e pensar em relação a outras pessoas. Os pais precisam aprender a determinar os limites de suas intervenções na vida do filho e prepará-lo para que ele possa caminhar sozinho.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *