NadaFrágil.com.br

Saiba tudo sobre Gravidez Psicológica


Calila Galvão

Ficar grávida é o sonho de muitas mulheres, porém pode ser o pesadelo de outras. Tanto uma situação quanto a outra pode fazer a pessoa pensar que pode estar grávida. A menstruação não chega, os seios começam a aumentar, a balança fica com os números um pouco acima do normal e você fica enjoada só de pensar em comer determinado alimento. Você pode estar realmente grávida ou os sintomas podem ser psicológicos.

Saiba tudo sobre Gravidez Psicológica

Leia também sobre os principais sintomas da gravidez.

O que é a gravidez psicológica?

A gravidez psicológica ou pseudokyesis acontece quando a mulher começa a apresentar os mesmos sintomas de uma gestante. Porém, depois do exame com o ginecologista fica constatado que o útero está vazio. Fisiologicamente, tudo está acontecendo como se você realmente estivesse grávida. Os sintomas existem de fato.

Saiba tudo sobre Gravidez Psicológica

Principais causas da gravidez psicológica

A principal causa de gravidez psicológica apontada pelos especialistas é quando a mulher não consegue ter filhos. Mesmo sem o desejo de tê-los ela pode se sentir na obrigação de engravidar seja por cobrança do marido, da família ou da sociedade. O indivíduo não consegue lidar muito bem com pressão.

Saiba tudo sobre Gravidez Psicológica

Até mesmo o medo de engravidar por causar uma gravidez psicológica. Isso acontece muito com jovens que ainda não estão preparadas para ter um filho. Elas cometem algum deslize como não tomar a pílula ou transar sem camisinha e isso já é motivo suficiente para entrar numa paranoia sem fim.

Quem pode desenvolver uma gravidez psicológica?

Qualquer mulher está vulnerável. Porém, alguns grupos estão mais propensos a apresentar uma gravidez psicológica. Pessoas que já têm algum problema psiquiátrico associado como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, entre outros pode acabar desenvolvendo um quadro com sintomas e sinais de uma gestação que de fato não ocorre.

Saiba tudo sobre Gravidez Psicológica

Qual o tratamento para a gravidez psicológica?

Hoje é muitos simples provar para uma mulher que ela não está grávida. Testes de laboratório podem lhe dizer em poucas horas se você está ou não esperando um filho ou então, mais mais rápida é a ultrassonografia.  Através da imagem do útero feminino é possível fazer o diagnóstico e provar para a “mãe” que ela não está grávida.

O problema é que nem sempre isso é o bastante. Neste caso, o médico pode sugerir o acompanhamento de um psicólogo ou de um psiquiatra. Ele poderá orientar a paciente como lidar com esse problema de forma normal e tranquila. Se necessário, passará alguma medicação.

Saiba tudo sobre Gravidez Psicológica

Como evitar a gravidez psicológica

Se a mulher estiver passando por momentos delicados na sua vida como poe exemplo, várias tentativas mal sucedidas de engravidar ou até mesmo com muito medo ela deve procurar ajuda. A situação pode ser ainda mais grave se a mulher for estéril e não aceitar essa condição.

No entanto, hoje em dia é raro ver uma mulher com gravidez psicológica. Hoje, a gestação já deixou de ser o centro do universo e muitas pensam na carreira como sendo o seu maior legado e algo do qual se orgulham. Não aceite sofrer pressões de outras pessoas e sempre que quiser, procure ajuda.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *