NadaFrágil.com.br

Saiba tudo sobre Saiba tudo sobre Bronzeamento Artificial


Calila Galvão

Não há limites para a vaidade do ser humano e é completamente normal que todos queiram se sentir bonitos. Cuidar do corpo e da mente é sinônimo de saúde e uma vida mais saudável, mas há também quem exagere na dose. Fazer bronzeamento artificial já virou rotina na vida de muitas mulheres e até mesmo de alguns homens, que querem estar sempre em dias com a beleza e ter a cor tropical do nosso Brasil. Muita gente se arrisca nas praias ficando por muito tempo expostos ao sol, mas com o inverno se aproximando vai ficar difícil manter o bronzeado sem uma ajudinha. É aqui que as clínicas de estética entram e você deve fazer o seu papel pesquisando muito e garantindo que terá um serviço de qualidade e com muita responsabilidade.

Saiba tudo sobre Bronzeamento Artificial

O que é o bronzeamento artificial?

O bronzeamento artificial é uma forma que os cientistas encontraram de dar uma tonalidade dourada a pele muito parecida com a cor de um bronzeamento natural, com exposição ao sol. Pode ser feito apenas com a aplicação de produtos químicos ou com o uso das câmaras de bronzeamento. Quanto as estas, a ANVISA, já tratou de proibir o seu uso já que não há um padrão para essas máquinas e em muitas, nem mesmo a manutenção é feita, trazendo sérios riscos para a saúde de muita gente. Mas como a fiscalização ainda não é eficaz, existem muitas clínicas de estética que ainda fazem uso das câmeras de bronzeamento.

Saiba tudo sobre Bronzeamento Artificial

Tipos de bronzeamento artificial

Muitas pessoas optam pelo bronzeamento artificial por dois motivos: é rápido e não oferece os riscos para desenvolver o câncer de pele já que ele age apenas na camada superficial da pele. Apesar das máquinas estarem proibidas, é possível fazer outros tipos de bronzeamento com maior segurança e conforto usando substâncias como hidratantes e jatos que possuem um composto chamado de DHA, que reage com a queratina da pele modificando a coloração da mesma. Veja como são feitos os procedimentos para cada tipo de bronzeamento:

Saiba tudo sobre Bronzeamento Artificial

  • Bronzeamento com jato de ar: é possível escolher a cor que você deseja e quanto maior a quantidade aplicada, mais intensa fica a cor. São necessários alguns cuidados como aguardar pelo menos 30 minutos de biquíni até que o produto seque na pele por completo e esperar cerca de 8 horas para tomar banho. E tem mais, nada de roupas justas e apertadas. Se esses passos não forem seguidos, podem se formar manchas na pele e você terá todo o trabalho perdido;
  • Autobronzeamento: sabia que é possível conseguir uma cor maravilhosa sem precisar marcar hora ou mesmo sair de casa? Existem alguns cremes que podem ser encontrados em farmácias e perfumarias que fazem o trabalho de deixar a sua pele com a cor do verão e você mesma pode aplicar sem nenhum problema. É preciso usar luvas e espalhar bastante de forma homogênea para não ter uma parte do corpo mais pigmentada que a outra;
  • Creme hidratante: é possível encontrar em lojas, hidratantes com pigmentação bronzeadora. Isso é o que pode se chamar de “levar o sol na bolsa”. É muito prático e você mesma pode aplicar em casa e sair todo o dia para trabalhar com uma cor de dar inveja a qualquer pessoa;

Tanto o bronzeamento a jato como o autobronzeamento duram no máximo uma semana. É isso mesmo gente, dura pouco tempo, mas você sempre vai ter o conforto de estar num ambiente com ar-condicionado e vai ficar livre dos raios UVA e UVB. O creme hidratante pode durar até dois meses dependendo da quantidade e da frequência com que ele é utilizado. Essas técnicas de bronzeamento podem ser feitas até em mulheres grávidas sem nenhum problema.

Contraindicações sobre o bronzeamento artificial

Quem está fazendo algum tipo de tratamento dermatológico, fazendo uso de cremes com propriedades ácidas ou com algum tipo de ferida aberta, mesmo que seja minúscula, não deve se expor a técnica até que o tratamento tenha terminado ou a ferida tenha cicatrizado. Pessoas que possuem algum tipo de alergia devem ficar atentas à composição do produto que será utilizado.

O ideal, antes de realizar a sessão, é realizar uma esfoliação por toda a extensão da pele, por pelo menos, uma semana antes. Dê mais atenção as áreas mais escuras do corpo como cotovelo e joelhos. Quer que o bronzeamento dure por mais tempo? Mantenha a sua pele sempre bem hidratada.

Casos

Vários casos nos quais houve vítimas de queimaduras em sessões de bronzeamento artificial podem ser encontrados na internet. Na Europa, os casos de óbitos por causa desse tipo de procedimento são alarmantes 794 mortes quando são usados equipamentos como as câmaras de bronzeamento já proibidas aqui no Brasil. Em 2007 houve o caso de uma estudante de hotelaria de 34 anos que teve 98% do corpo queimado e ficou internada durante dias, respirando com a ajuda de aparelhos e teve que ser induzida ao coma por causa das fortes dores que sentia.

Saiba tudo sobre Bronzeamento Artificial

Recentemente, uma jovem de 19 anos, estudante de biologia teve cerca de 73% do corpo queimado após uma sessão de bronzeamento numa clínica no interior de Goiás. Houve queimadura de 1º e 2º graus e apenas o rosto e as mãos ficaram livres do incidente. A estudante está internada em um hospital e precisará passar por cirurgias. Segundo informações, a estudante já é a 4ª vítima do salão onde faz o bronzeamento e que isso fique de alerta para as pessoas que pensam em usar meios ilícitos como clínicas clandestinas para fazer esse tipo de procedimento.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta