NadaFrágil.com.br

Sapatilhas: Como e Quando Usar


Jeniffer Elaina

Basta olhar para os pés de mulheres comuns ou de celebridades e verá que as sapatilhas já tomaram conta do visual feminino. Saber o porquê de tanta fama é fácil: são confortáveis e combinam com muitas coisas. Mas como e quando usar sapatilhas para sentir-se bonita e confortável sem sair da moda?

Afinal, sempre tem aquele dia que você não está querendo usar salto ou aquele lugar onde o salto não é bem vindo, não é mesmo? Então fique de olho nas dicas para acertar no visual. São coisas simples que ajudam qualquer mulher a ficar na moda e usar a sapatilha no momento certo.

História das Sapatilhas

Para entender um pouco como as sapatilhas ganharam fama, vale a pena relembrar um pouco a sua história e saber como surgiu este modelo de sapato.

Quem acha que o salto sempre foi a alegria das mulheres, está muito enganada, pois até o século XVI eles não eram bem vistas. Porém, a rainha da França, Catarina de Médici, quis experimentar alguma coisa mais alta, pedindo 2 cm de salto em sua sapatilha de casamento. Foi então que todas as mulheres descobriram como é a glória de usar salto.

Porém, Brigitte Bardot, também francesa, praticava ballet e quis uma sapatilha que pudesse usar no dia a dia ao invés de ter que usá-la somente na dança. Foi então que Rose Repetto criou, em 1956,  um modelo chamado Cendrillon que participou até mesmo do filme “E Deus criou a Mulher”.

Como antigamente os filmes e celebridades não ditavam a moda tão fácil (hoje tudo que sai de novo na mídia já vira moda), as mulheres não aderiram de vez os novos modelos de calçados, mas depois de um ano, Audrey Hepburn fez o filme “Cinderela em Paris” usando as chamadas “ballerinas”, que nada mais são do que as atuais sapatilhas.

E não é que desta vez as mulheres se apaixonaram? Nada como ver que mais de uma mulher está usando o mesmo sapato para que ele se torne moda (esta parte não mudou muito desde então).

Como usar as sapatilhas

Agora que já conhece a história das sapatilhas e sabe como se tornaram famosas, é a vez de aprender como usar sapatilhas.

Para começar, tudo vai depender do seu corpo, afinal, nada melhor do que cada mulher respeitar o seu biotipo para ficar linda de maneira natural, sem querer forçar nada ou apenas copiar o estilo de outra, não é mesmo? Então vamos lá…

  • Sapatilhas x Pernas Grossas

Ter perna grossa é o sonho de muitas mulheres, mas será que as sapatilhas combinam com este tipo de corpo? Sim. Porém, como tudo merece cuidados e dá para ficar ainda melhor, opte por sapatilhas fechadas nas laterais para que o pé não fique muito largado e esparramado no calçado. Bicos finos também são uma ótima opção para alongar os pés e tirar a atenção das pernas.

Além disso, vale a pena combinar as sapatilhas com as roupas certas: uma calça legging comprida de cor escura ou uma meia-calça escura ficam perfeitas com este tipo de corpo.

Independente do tipo de corpo que você tem, o bom senso deve sempre prevalecer na hora de escolher as roupas que completarão o visual. Nada de usar sapatilha estampada com roupa estampada ou cores que fogem bastante da combinação. Use o seu instinto feminino para combinar os tons que, com certeza, não irá errar.


  • Sapatilhas x Mulheres Baixas

As mulheres baixas já devem estar imaginando que sapatilha não são para elas porque precisam “subir no salto”. Estão enganadas. Mulheres baixas podem usar sapatilhas.

Lógico que existem aquelas dicas que ajudam a melhorar mais um pouco o visual como, por exemplo, usar sapatilhas abertas nas laterais ou mostrando os dedos, de cores claras ou no mesmo tom da pele, pois ajuda a alongar a silhueta.

  • Sapatilhas x Pés Grandes

Sapatilha com pés grandesIhh, mas meu pé é grande e acho que fica estranho usar sapatilha… Calma, pois para tudo na moda se dá um jeitinho e para pés grandes é só usar sapatilhas de duas cores, de preferência em modelos cap toe.

As dicas de cores que deixam os pés menores são marrom, azul marinho, preto e petróleo. Vale a pena experimentar e ver os pés “diminuírem”.

  •  Sapatilhas x Pés Gordinhos

Quando a questão nem é os pés serem grandes, mas sim um pouco gordinhos, ainda dá para usar sapatilhas, mas os cuidados serão diferentes.

Neste caso, não use sapatilhas muito baixas, pois elas deixam o pé muito “para fora” e dão aquela sensação dele ser ainda maior. Prefira modelos mais fechados nas laterais e acima.

Quando Usar Sapatilhas?

Já sabe como usar sapatilhas e arrasar respeitando o seu biotipo, mas quando usar sapatilhas e não fazer feio? Esta é a segunda dúvida que fica martelando na cabeça das mulheres quando querem sair e não sabem que tipo de sapato usar.

Tem aquele dia que você não quer muito usar salto porque está cansada ou simplesmente porque quer um dia mais tranquilo para “descer um pouco do salto”. É então que se perdem até horas na frente do guarda-roupa pensando se a sapatilha vai combinar ou não. Eis a boa notícia: vamos descobrir agora quando usar sapatilhas sem perder tempo na frente do guarda-roupa ou ficar com aquele peso na consciência de não saber se está fazendo a coisa certa.

  • Sapatilhas na balada

Será que pode? Bem, balada é aquele momento em que todas as mulheres querem arrasar, mas ao mesmo tempo se divertir. Então se quer ficar mais a vontade para esta diversão, pode usar sim. Mas…vale a pena caprichar na escolha do modelo.

Sapatilhas com glitterMesmo que uma sapatilha pareça ser apenas uma sapatilha, já parou para ver os inúmeros modelos? Existem sapatilhas com glitter, cetim, paetês, verniz, etc. que ajudam você a sair do visual comum  do dia a dia e a deixam curtir a balada confortável com a certeza de que está arrasando.

  • Sapatilhas no trabalho

Quem disse que sapatilha não combina com o estilo do seu trabalho? A não ser que você trabalhe em um ambiente muito rígido onde as mulheres sejam obrigadas a usar salto todos os dias úteis do mês, usar uma sapatilha para trabalhar em dias que você quer relaxar um pouco mais pode sim, desde que opte pelos modelos certos.

As mais indicadas para esta ocasião são sapatilhas de couro, com detalhes em metal pequenos e simples, de cores discretas. Desta forma, você consegue combiná-la até mesmo com looks mais formais e não deixa de se sentir confortável. Dá para ser tanto com o jeans quanto com a calça social.

Sapatilhas nas Diferentes Estações

Quem acha que só dá para usar sapatilha quando está frio ou calor, pode ir se preparando para combiná-la em todas as estações. Basta saber escolher as roupas certas que tudo fica na moda e você arrasa independente do clima.

  • Sapatilhas no verão

As melhores combinações de sapatilhas no verão são com saias, shorts ou vestidos. Não existe uma combinação que não fique boa (com uso do bom senso, lógico). O ideal é que as mulheres baixas optem sempre por looks mais curtos, pois alonga a silhueta. Deixe as roupas mais longas para as altas, que não precisam alongar.

Sapatilhas no verão

Estes tipos de looks formam um visual romântico, delicado e ficam bons em diversas ocasiões.

  • Sapatilhas no inverno

No inverno, dá para inovar com as sapatilhas e combinação de roupas mais quentes. A meia-calça faz sucesso nesta hora de combinar os estilos, mas há muitas formas de não passar frio e usar sua sapatilha. Confira algumas abaixo:

1 – Sapatilhas com calças

Nada melhor do que a velha e básica calça jeans que combina com tudo para fazer um look bonito no inverno. Mas também dá para combinar as sapatilhas com calças modelos cigarrete, legging, social, saruel, boyfriend, skinny, etc. Vale lembrar apenas de respeitar o seu estilo e biotipo.

Sapatilhas com calças

2 – Sapatilhas com meia-calça

A velha companheira também combina com muitos looks do inverno, tais como saias e vestidos. A dica aqui é para as mulheres baixas: usando a sapatilha e a meia-calça da mesma cor, ajuda a alongar as pernas.

E então, gostou das dicas de como e quando usar sapatilhas? A partir de agora não vai mais ficar horas na frente do guarda-roupa pensando se deve ou não usá-la? Então aproveite para arrasar ainda mais e siga sempre as dicas de moda do Nada Frágil.

Enquanto isso, olhe alguns looks com sapatilhas e inspire-se nos looks famosos:

Facebook NadaFrágil.com.br

10 respostas para “Sapatilhas: Como e Quando Usar”

  1. natalia disse:

    nossa as dicas de vcs são maravilhosas e muinti simple de ultilizar no cotidiano eu amo.

  2. Karol castagno disse:

    Amei valeu pelas dicas!!!

  3. Nelça Edna disse:

    Adorei a matéria

  4. nilza disse:

    adorei a matéria

  5. Liliane disse:

    Bom dia,

    Eu me chamo Lilian, moro na França a 1 ano, mais nao sei como me vestir aqui ,como combinar as roupas sapatilhas com meis grossas botas cachecol tudo de inverno, gostaria da ajuda de voces. desde ja lhes agradeço.

  6. luana borges disse:

    a materia e otima adorei as dicas.

  7. Marcia Sena disse:

    Boa tarde, Tenho uma pagina no face onde vendo sapatilhas. Posso compartilhar seu link na minha página. Adorei o post.

  8. valeu a dica! disse:

    muito bom saber como e quando deve usar sapatilhas!

  9. Olá me chamo Lídia da Silva,tenho 15anos.Tenho 1,65 de altura.E eu gostaria de saber se daria certo eu usar no natal uma blusa de setin azul com uma sai preta (um dedo acima do joelho) e uma sapatilha preta e branca ?

  10. Nossa!! ameeei as dicas de vocês, sou revendedora de sapatilhas e isso ajudou muito a conquistar meus clientes, valeu : )

Deixe uma resposta