Clima frio chegando e uma ótima época para ficar debaixo das cobertas, assistindo filmes e tomando um chocolate quente. Porém, apesar de o inverno ser uma estação do ano boa em várias aspectos, ela também guarda alguns seres indesejáveis como o vírus da gripe e todas as doenças de inverno que costumam aparecer nos dias mais frios do ano.

Quem tem filho, ainda mais quando ainda são bebês se preocupam bastante. Os pequenos ainda não possuem um sistema imunológico que funcione 100% e acabam adoecendo com maior frequência. Veja agora algumas dicas de como evitar que o seu filho adquira as doenças de inverno.
Vacinação
A melhor maneira de evitar doenças é com a vacinação. Ela ainda a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de doenças, dentre elas a gripe. Os bebês que possuem mais de 6 meses e têm menos de 2 anos, recebem metade da dose. Já para crianças com até 9 anos são necessárias 2 doses, com um mês de intervalo entre cada uma delas.

Cultive bons hábitos
Seu bebê ainda é muito novo para compreender e praticar esses hábitos. Mas, todos que convivem ao redor dele devem seguir essas medidas que, na verdade, deveriam ser durante todo o ano, independente da estação. Veja quais são elas:
- Lave as mãos: sempre que for pegar a criança, lave as mãos antes ou esteja sempre com um recipiente de álcool gel por perto;
- Cubra a boca ao tossir e também peça a quem estiver por perto para fazer o mesmo. As crianças mais jovens precisam ser ensinadas pelas mães para aderir a esse comportamento. Durante a tosse várias bactérias e vírus são lançados no ar;
- Os itens de higiene pessoal devem ser diferentes. Por exemplo, o bebê só deve usar uma toalha própria dele;
- Ambientes com muitas pessoas: evite levar a criança para locais onde há uma aglomeração de pessoas. Ocorre uma grande propagação de vírus nesses ambientes;
- Evite o contato do bebê com outras pessoas que estão gripadas;
Deixe o ambiente ventilado

É comum que nessa época do ano as casas fiquem com as janelas e portas fechadas para evitar o vento frio. Porém, se houver um vírus circulando por ali ele não terá como sair e a sua única alternativa para sobreviver será como um hospedeiro, contaminando alguém. Mais provavelmente uma criança ou bebê que tem as defesas mais fracas.
Não aplique medicação por conta própria
Quando a criança aparecer com sintomas da gripe leve-a ao médico. Nunca compre xaropes e outros remédios por conta própria. O uso desses medicamentos pode mascarar a doença que pode ser algo mais grave. Assim, ela não será tratada corretamente levando um grande risco para o bebê.