Ícone do site Nada Frágil

Conheça as cinco piores dietas ‘da moda’, segundo a Associação Dietética Britânica

as cinco piores dietas

Mulher com pote de frutas e verduras na mão. Foto: Freepik

Para muitas pessoas, dezembro é a época do ano mais difícil de se manter na dieta. São muitas festas e celebrações com bebidas e comidas tentadoras. No entanto, é também o mês que queremos estar em nossa melhor forma, porque haverá mais chances de passearmos na praia ou em piscinas. Mas, segundo a BBC, muitas das dietas “da moda”, que usamos para ficar bem no verão – ainda que endossadas e praticadas por celebridades -, são pouco recomendadas por especialistas. A Associação Dietética Britânica (BDA, na sigla em inglês) divulgou uma lista das cinco que considera as dietas mais “suspeitas”, a serem evitadas pelas pessoas:

A dieta do livro “6 Weeks to OMG”

(Seis semanas para que você diga ‘Oh meu deus’) – o livro de Venice A Fulton promete que a dieta deixará a pessoa mais magra do que todos os seus amigos.

Segundo a BDA, essa dieta sugere que as pessoas façam exercícios físicos cedo pela manhã (depois de uma dose de café preto), seguidos de um banho frio para estimular o corpo a queimar gordura acumulada. Pelas informações do livro, o café da manhã só poderia ser tomado após as 10h, e o autor argumenta que “algumas frutas bloqueiam a perda de gordura”. Ele ainda rejeita pequenas refeições ao longo do dia e defende as proteínas.

Mulher fazendo lista de compras. Foto: Freepik

A associação britânica afirma que ninguém terá “o tempo e a energia de seguir essa dieta” e critica o livro por “selecionar pesquisas em vez de (oferecer) uma visão equilibrada de como a rotina de muitas pessoas não consegue acomodar” os mandamentos do autor. A BDA também defende a inclusão de um “café da manhã” saudável e se opõe ao caráter “competitivo” da dieta, alegando que ele estimula o “comportamento extremo”.

Leia também nosso artigo especial sobre a dieta do limão.

Dieta da “Alcorexia”

É apontada como uma dieta comumente praticada por top models e celebridades, por consistir em ingerir pouquíssimas calorias durante o dia para “guardar” espaço para ingerir grandes quantidades de álcool.

Para a BDA, essa dieta é uma loucura por não fornecer as quantidades adequadas de calorias, vitaminas e nutrientes necessários para “sobreviver e funcionar”. A associação diz que quem tentar essa dieta se sentirá cansado, fraco, sem energia e facilmente irritável. “Evitar comida para dar lugar ao álcool é absolutamente estúpido e pode facilmente resultar em coma alcoólico ou mesmo em morte.”

Dieta intravenosa (“Party Girl IV Drip”)

Esse método é usado em uma dieta em que paga-se caro para receber, de forma intravenosa, uma solução que costuma incluir vitaminas, magnésio e cálcio. Assim como, nos hospitais, os pacientes costumam receber bolsas de soro para se hidratar, medicar e alimentar.

De acordo com a associação britânica, há poucas provas de que isso funcione. Além disso, os efeitos colaterais podem incluir tontura, infecções, inflamação de veias e, em último caso, choque anafilático. Se é para ingerir nutrientes, a organização sugere que isso ocorra pela via tradicional, ou seja, pela ingestão de alimentos e bebidas saudáveis.

Dieta Congênita de Nutrição Enteral (KEN)

Também apontada como uma “dieta de celebridades”, a dieta KEN consiste em não comer nada. A associação explica que, durante dez dias, uma fórmula líquida é liberada diretamente no estômago, por meio de um tubo de plástico que chega até o nariz do paciente

A associação diz, porém, que tubos naso-gástricos foram na verdade criados para pessoas com doenças crônicas e critica seu uso para emagrecimento. A BDA ressalta um efeito colateral sério: os seguidores dessa dieta provavelmente terão que tomar laxativos, já que não vão ingerir fibras.

Mulher preparando sanduíches. Foto: Freepik

Dieta Dukan

Baseada no consumo de proteínas, essa dieta divide-se em quatro fases – a primeira prometendo “resultados imediatos” e as seguintes reforçando e consolidando a perda de peso.

Mas, segundo a BDA, há pouca ciência por trás da dieta. “Ela funciona com a restrição de alimentos, calorias e controle de porções. Cortar grupos alimentares não é aconselhável. A dieta é tão confusa, rígida e consome tanto tempo que, em nossa opinião, é muito difícil de ser sustentada”. A associação agrega que o próprio autor da dieta, Pierre Dukan, “adverte sobre problemas colaterais como falta de energia, constipação e mau hálito”.

Aliados da dieta

Hoje, quem faz dieta tem uma porção de aliados na hora de controlar fome e ansiedade. Que dieta hipocalórica e exercício físico continuam sendo a dupla impecável todo mundo sabe, mas na hora de começar surgem as tentações, as ansiedades de ver o ponteiro da balança baixar e a qualquer momento é possível abandonar a ideia inicial e se afogar em uma caixa de bombons.

Agora, se for um bombom contendo um ativo para diminuir a vontade por doce quem sabe a gula consiga ser freada logo aí. Além dos bombons com ativos há outros veículos como: gomas de colágeno, shakes e para quem não é chegado em doces até sopas. Tudo com ativos. É possível utilizar ativos que expandem no estômago, então ao se tomar o shake ou a sopa a saciedade é certa.

O glucomanan é um desses expansores. Há ainda o extrato de feijão branco que impede absorção de açúcares e pode ser utilizado nas sopas, shakes e chocolates,alem de muitos fitoterápicos que diminuem a ansiedade: garcinia, gynmema, proteína da batata, extrato de manga africana alem de aminoácidos sacietogenos como fenilalanina e minerais como cromo e vanádio. A garcinia e gynmema podem ser feitas em um spray sabor chocolate ou menta e ser borrifado embaixo da língua quando der vontade de comer doce.

Há ainda veículos como gomas de mascar e sorvetes para acrescentar ativos que auxiliam no emagrecimento. E como haverá o emagrecimento também podemos pensar em usar ativos que previnem a flacidez,algo que frequentemente acontece em quem emagrece.O silício orgânico é um precursor de colágeno que pode ser acrescentado em chocolate, shake, gomas. Há ainda a taurina e vitamina c que podem ser colocadas juntas com o silício no mesmo veiculo ou separadas. Exemplos de formulações:

Tanto o sorvete como o iogurte devem ser preparados com uma a duas horas de antecedência ao horário de tomada, pois devem ser levados ao freezer e geladeira.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile