NadaFrágil.com.br

Conheça os Benefícios do Iogurte


Eliana Lee

Quer uma dica de alimento gostoso e saudável que você pode consumir sem medo? Iogurte! Sim, esta deliciosa bebida possui muito mais vantagens do que desvantagens e você pode (e deve) incluí-lo na sua alimentação.

Fonte de cálcio, por ser derivado do leite, o iogurte ajuda a fortalecer seus ossos, prevenindo a osteoporose. Além disso, ele é um ótimo aliado para melhorar o seu desempenho digestivo e também ajuda a regular a flora intestinal. Isso acontece porque o iogurte é capaz de recompor as bactérias “do bem” no seu organismo, chamadas de probióticos.

Só por isso já valeria a pena agregar o iogurte em sua dieta normal, não acha? Mas além desses benefícios, o iogurte – além de ser uma sobremesa deliciosa – também traz várias outras vantagens para o seu organismo. Confira uma seleção de motivos para consumi-lo com mais frequência.

Aliado no sistema nervosoIogurte

Ainda por culpa do cálcio, o consumo de iogurte é ótimo para estimular a comunicação entre as células do sistema nervoso. Com isso, as atividades que você precisa realizar diariamente acabam ganhando uma verdadeira injeção de animo. As vitaminas do complexo B também presentes no iogurte também são úteis no combate à depressão.

Ajuda no emagrecimento

O iogurte aumenta a sensação de saciedade, fazendo você comer menos. Mas além disso, pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos chegaram a conclusão que voluntários que consumiram 3 porções de iogurte desnatado por dia perderam 22% mais peso do que os voluntários que simplesmente cortavam calorias.

Complexo B

O iogurte também é rico em vitaminas do Complexo B. Essas vitaminas ajudam a manter a tonicidade dos músculos do aparelho gastrointestinal, além de fornecerem energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores.

Ajuda a combater a ansiedade

Ao manter o intestino em dia, o iogurte também ajuda a mente. Há mais de 100 milhões de neurônios intestinais e neurotransmissores como a serotonina, por exemplo. Os probióticos, micro-organismos que diminuem a proliferação de bactérias nocivas no intestino estão presente em alguns iogurtes e leites fermentados, estimulam no cérebro a produção de neurotransmissores que aumentam a sensação de bem estar do corpo como um todo, ajudando, inclusive, no combate de doenças como ansiedade crônica e depressão.

Melhora o trânsito intestinal

A mais conhecida vantagem do iogurte, no entanto, é o fato de que essa bebida láctea é realmente capaz de ajudar seu intestino a funcionar melhor, deixando de ser “preguiçoso”. Algumas marcas no mercado investem especialmente nesse caso, prometendo uma melhora significativa nas funções intestinais. Para potencializar os resultados nesse tipo de caso, procure consumir o iogurte sempre no mesmo horário e com certa frequência.

Iogurte

Você pode consumir o iogurte puro, com frutas, em vitaminas – as deliciosas smoothies – ou até mesmo substituindo o molho para a salada, durante uma refeição, por exemplo. Vale lembrar que o iogurte desnatado é considerado o mais saudável para consumo e menos calórico também. Já os iogurtes gregos, famosos pela consistência bem cremosa, devem ser ingeridos com moderação, principalmente para não atrapalhar sua dieta, por causa da grande quantidade de calorias.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *