Para muitas pessoas, dezembro é a época do ano mais difícil de se manter na dieta. São muitas festas e celebrações com bebidas e comidas tentadoras. No entanto, é também o mês que queremos estar em nossa melhor forma, porque haverá mais chances de passearmos na praia ou em piscinas. Mas, segundo a BBC, muitas das dietas “da moda”, que usamos para ficar bem no verão – ainda que endossadas e praticadas por celebridades -, são pouco recomendadas por especialistas. A Associação Dietética Britânica (BDA, na sigla em inglês) divulgou uma lista das cinco que considera as dietas mais “suspeitas”, a serem evitadas pelas pessoas:

Adieta do livro “6 Weeks to OMG”

(Seis semanas para que você diga ‘Oh meu deus’) – o livro de Venice A Fulton promete que a dieta deixará a pessoa mais magra do que todos os seus amigos.

Segundo a BDA, essa dieta sugere que as pessoas façam exercícios físicos cedo pela manhã (depois de uma dose de café preto), seguidos de um banho frio para estimular o corpo a queimar gordura acumulada. Pelas informações do livro, o café da manhã só poderia ser tomado após as 10h, e o autor argumenta que “algumas frutas bloqueiam a perda de gordura”. Ele ainda rejeita pequenas refeições ao longo do dia e defende as proteínas.

A associação britânica afirma que ninguém terá “o tempo e a energia de seguir essa dieta” e critica o livro por “selecionar pesquisas em vez de (oferecer) uma visão equilibrada de como a rotina de muitas pessoas não consegue acomodar” os mandamentos do autor. A BDA também defende a inclusão de um “café da manhã” saudável e se opõe ao caráter “competitivo” da dieta, alegando que ele estimula o “comportamento extremo”.

  Aprenda a valorizar o seu Tipo Físico

Leia também nosso artigo especial sobre a dieta do limão.

Dieta da “Alcorexia”

É apontada como uma dieta comumente praticada por top models e celebridades, por consistir em ingerir pouquíssimas calorias durante o dia para “guardar” espaço para ingerir grandes quantidades de álcool.

Para a BDA, essa dieta é uma loucura por não fornecer as quantidades adequadas de calorias, vitaminas e nutrientes necessários para “sobreviver e funcionar”. A associação diz que quem tentar essa dieta se sentirá cansado, fraco, sem energia e facilmente irritável. “Evitar comida para dar lugar ao álcool é absolutamente estúpido e pode facilmente resultar em coma alcoólico ou mesmo em morte.”

Dieta intravenosa (“Party Girl IV Drip”)

Esse método é usado em uma dieta em que paga-se caro para receber, de forma intravenosa, uma solução que costuma incluir vitaminas, magnésio e cálcio. Assim como, nos hospitais, os pacientes costumam receber bolsas de soro para se hidratar, medicar e alimentar.

De acordo com a associação britânica, há poucas provas de que isso funcione. Além disso, os efeitos colaterais podem incluir tontura, infecções, inflamação de veias e, em último caso, choque anafilático. Se é para ingerir nutrientes, a organização sugere que isso ocorra pela via tradicional, ou seja, pela ingestão de alimentos e bebidas saudáveis.

Dieta Congênita de Nutrição Enteral (KEN)

Também apontada como uma “dieta de celebridades”, a dieta KEN consiste em não comer nada. A associação explica que, durante dez dias, uma fórmula líquida é liberada diretamente no estômago, por meio de um tubo de plástico que chega até o nariz do paciente

A associação diz, porém, que tubos naso-gástricos foram na verdade criados para pessoas com doenças crônicas e critica seu uso para emagrecimento. A BDA ressalta um efeito colateral sério: os seguidores dessa dieta provavelmente terão que tomar laxativos, já que não vão ingerir fibras.

  Uma cesta de café da manhã para cada ocasião

Dieta Dukan

Baseada no consumo de proteínas, essa dieta divide-se em quatro fases – a primeira prometendo “resultados imediatos” e as seguintes reforçando e consolidando a perda de peso.

Mas, segundo a BDA, há pouca ciência por trás da dieta. “Ela funciona com a restrição de alimentos, calorias e controle de porções. Cortar grupos alimentares não é aconselhável. A dieta é tão confusa, rígida e consome tanto tempo que, em nossa opinião, é muito difícil de ser sustentada”. A associação agrega que o próprio autor da dieta, Pierre Dukan, “adverte sobre problemas colaterais como falta de energia, constipação e mau hálito”.

Aliados da dieta

Hoje, quem faz dieta tem uma porção de aliados na hora de controlar fome e ansiedade. Que dieta hipocalórica e exercício físico continuam sendo a dupla impecável todo mundo sabe, mas na hora de começar surgem as tentações, as ansiedades de ver o ponteiro da balança baixar e a qualquer momento é possível abandonar a ideia inicial e se afogar em uma caixa de bombons.

Agora, se for um bombom contendo um ativo para diminuir a vontade por doce quem sabe a gula consiga ser freada logo aí. Além dos bombons com ativos há outros veículos como: gomas de colágeno, shakes e para quem não é chegado em doces até sopas. Tudo com ativos. É possível utilizar ativos que expandem no estômago, então ao se tomar o shake ou a sopa a saciedade é certa.

O glucomanan é um desses expansores. Há ainda o extrato de feijão branco que impede absorção de açúcares e pode ser utilizado nas sopas, shakes e chocolates,alem de muitos fitoterápicos que diminuem a ansiedade: garcinia, gynmema, proteína da batata, extrato de manga africana alem de aminoácidos sacietogenos como fenilalanina e minerais como cromo e vanádio. A garcinia e gynmema podem ser feitas em um spray sabor chocolate ou menta e ser borrifado embaixo da língua quando der vontade de comer doce.

  Gomas de colágeno: pelo e cabelo mais saudáveis

Há ainda veículos como gomas de mascar e sorvetes para acrescentar ativos que auxiliam no emagrecimento. E como haverá o emagrecimento também podemos pensar em usar ativos que previnem a flacidez,algo que frequentemente acontece em quem emagrece.O silício orgânico é um precursor de colágeno que pode ser acrescentado em chocolate, shake, gomas. Há ainda a taurina e vitamina c que podem ser colocadas juntas com o silício no mesmo veiculo ou separadas. Exemplos de formulações:

  • Spray sabor menta com garcinia e gynmema – um spray sublingual de duas a quatro vezes ao dia se der vontade de comer doce
  • Sopa sabor legumes com fenilalanina e glucomanann – tomar na entrada de uma refeição principal (exemplo jantar)
  • Shake sabor morango com proteína da batata – tomar no café da manhã com leite desnatado e fruta
  • Sorvete light de baunilha com extrato de feijão branco – tomar após uma refeição principal (exemplo almoço)
  • Chocolate 50 % cacau com extrato da manga africana 15 g um bombom – comer uma vez ao dia após qualquer refeição
  • Goma de mascar com garcinia – mascar de uma a duas vezes ao dia
  • Shake sabor frapuccino com vitamina C, taurina e silício orgânico – tomar no lanche da tarde
  • Iogurte com extrato da laranja amarga 50 g de iogurte light – tomar antes do treino

Tanto o sorvete como o iogurte devem ser preparados com uma a duas horas de antecedência ao horário de tomada, pois devem ser levados ao freezer e geladeira.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui