Ícone do site Nada Frágil

Muito Stress Aumenta a Infertilidade

Já foi comprovado em vários estudos que o stress é capaz de interferir na nossa vida de forma direta e considerável, afetando não apenas as nossas emoções, mas também gerando problemas físicos, desde de uma simples dor de cabeça até febre. Os cientistas também já sabiam que o nível de stress gerava dificuldade de engravidar, mas ainda não haviam mensurado o quanto isso poderia ser. Uma pesquisa conseguiu mostrar isso com muita clareza através de números impressionantes.

Leia também:

A pesquisa

Mulher segurando teste de gravidez – Foto: Freepik

Uma enzima chamada alfa amilase, um indicador do stress que é encontrado na saliva, foi encontrada em altos níveis em algumas mulheres e descobriu-se que elas possuem 29% menos chances de engravidar e até o dobro de chance de serem inférteis, ou seja, quando não há concepção por um período acima de 12 meses sem o uso de contraceptivos. Foram selecionadas para a pesquisa 501 mulheres, todas numa faixa entre 18 e 40 anos de idade. Todas elas estavam tentando engravidar, mas não conseguiam, mesmo não tenho nenhum problema biológico que desse sinais de infertilidade. A pesquisa acompanhou as voluntárias durante 12 meses seguidos ou até que elas conseguissem engravidar.

Outros fatores que influenciam a infertilidade

É preciso citar que o stress não é o único fator que pode vir a causar infertilidade, mas ser o único ou se somar a outros fatores. Existem diversas outras causas que podem impedir a mulher de engravidar:

Mesmo com toda a tecnologia do mundo moderno e o grande avanço da medicina, existem alguns fatores que não podem ser identificados como os genéticos. É difícil fazer um rastreamento em todas as cadeias do DNA e identificar quando afeta a fertilização. Mas, neste caso, recorrer às técnicas de reprodução assistida pode ser uma excelente opção.

Separei mais esses conteúdos para você:

Sair da versão mobile