Prepare a sua pele para uma Tatuagem

mulher com tatuagemTatuagens são uma forma expressão presentes desde o início da humanidade. Atualmente é fácil encontrar alguém com algum desenho na pele. Muitas chegam a ser uma obra de arte. Mas antes de fazer uma tatuagem, é necessário tomar vários cuidados para não ter dores de cabeça depois. Fique atenta aos cuidados com a higiene para evitar o contágio de doenças como hepatite B e AIDS. Após escolher o local e o desenho, conheça o trabalho do seu tatuador e prestar atenção se ele utiliza material descartável.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), alguns cuidados com higiene evitam que a tatuagem se torne um facilitador para uma infecção na pele. “Não deixe de questionar o profissional sobre o pigmento que ele usará para fazer a sua tatuagem. Pigmentos de má qualidade podem causar danos na pele como alergias, manchas, além de desbotar as cores com o tempo”, explica o médico.

Veja também nosso artigo sobre frases para tatuagem.

Cuidados antes da tatoo

Quem quer fazer uma tatuagem precisa preparar a pele. Ela deve estar limpa, hidratada e saudável. “Use um hidratante à base de ureia duas vezes por dia na região que a abrigará a tatuagem, dessa forma a pele ganha mais tonicidade. Observe se há pelos na região: eles precisam ser removidos. O ideal é  fazer uma depilação dois dias antes da tatuagem para evitar a inflamação dos pelos”, recomenda o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

O médico sugere ainda que você observe se o tatuador lavou as mãos com água, sabonete e álcool antes de iniciar o procedimento. A área da pele onde será feita a tatuagem também deve ser lavada e aplicado o álcool para desinfecção.hidratação da pele

Locais para se tatuar

O local do corpo é uma das principais dúvidas de quem decide fazer uma tatuagem. Você pode tatuar praticamente qualquer parte do seu corpo. “Evite escolher áreas do corpo em que há maior acúmulo de pele ou que já apresentam mais flacidez. O resultado pode não atender suas expectativas, pois a pele precisa ficar esticada na hora de tatuar”, alerta o dermatologista.

  Cuide bem das suas Unhas!

Fiz a tatuagem, e agora?

“Após a tatuagem, é necessário fazer um curativo no local com uma pomada composta de ácido dexpantenol, com o intuito de reconstituir o tecido epitelial. A proteção da tatuagem também deve ser levada em consideração para evitar infecções e lesões”, orienta o médico Fernando Passos de Freitas.

Mantenha a região da tatuagem sempre limpa e coberta por roupa até duas semanas depois do procedimento. Evite pegar sol, coçar ou arrancar cascas. Espere  a cicatrização da tatuagem para voltar a fazer exercícios físicos. Se a tatuagem ainda apresentar casquinhas, o exercício físico pode fazê-las rachar e o desenho pode apresentar falhas.

tatuagemDepois da cicatrização mantenha o uso de protetores e hidratantes, usá-los vai causar uma diferença no intervalo de tempo entre o dia que você fez a tatuagem até o dia de retoque.
Quer fazer uma tatuagem? Então, preste atenção nas recomendações do dermatologista e saiba o que é preciso saber na hora de fazer uma tatuagem:

– Nunca faça uma tatuagem sob a influência de álcool ou drogas. Além dessas substâncias serem prejudiciais à saúde, suas decisões devem ser sempre tomadas de maneira lúcida.
– Faça muita pesquisa. Escolha um profissional experiente, que use luvas e equipamento esterilizado e já tenha realizado esse tipo de trabalho. Observe se o estabelecimento é limpo e possui boa estrutura.
– Após a tatuagem evite consumir alimentos gordurosos como carne de porco, presunto, frutos do mar nos próximos 30 dias.
– Se você já fez alguma tatuagem e teve alguma reação alérgica, procure um dermatologista para tratar essa reação.

Se você está na dúvida se vai ou não fazer uma tatuagem, leia antes o nosso artigo Tatuar ou não tatuar?

  Hidratação com Bepantol – Cabelos, Pele e Estrias

Evite arrependimento

mulher com tatuagemNa grande maioria das vezes, a tatuagem é usada por adolescentes que, ainda muito inexperientes, tomam essa decisão sem pensar na carreira profissional e nas consequências estéticas durante a velhice. Inúmeras pesquisas indicam que mais da metade das pessoas que fazem tatuagens querem removê-las posteriormente. Quando uma pessoa decide fazer uma tatuagem, deve pensar na possibilidade de não gostar da imagem ou de se cansar dela com os anos, já que é muito difícil remover as imagens.

Segundo o médico Luiz Henrique Paschoal, dermatologista membro da regional paulista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “toda tatuagem pode ser removida, mas, os pigmentos claros são mais difíceis, o que pode resultar em cicatrizes ou ainda a permanência de pigmento. As intervenções possíveis podem afetar a pele originando os problemas que deixam as marcas após a retirada. O médico Beni Moreinas Grinblat, também dermatologista da SBD-RESP, explica que as técnicas disponíveis para a remoção de tatuagens são:

– Lixamento: como o próprio nome diz, trata-se de um lixamento da pele que visa à remoção da tatuagem. Toda a região onde foi feita a tatuagem é tratada e há riscos de manchas e cicatrizes e por isso esse método é pouco utilizado.
– Retirada cirúrgica da tatuagem: como qualquer cirurgia, deixará uma cicatriz no local.
– Laser q-switched de ruby e/ou de Nd-Yag: o raio laser é uma luz que age especificamente na tinta da tatuagem, poupando o tecido a seu redor; consequentemente, com o tratamento a laser há menor risco de cicatrizes. Os pigmentos escuros (azul e preto) são os mais fáceis de ser removidos; já o amarelo dificilmente será atingido.

O médico Beni Moreinas afirma que a retirada com o laser é feita em diversas sessões, oito em média, o que pode representar um custo significativo para o paciente”. Além disso, o tratamento com laser não é indolor, sendo muitas vezes realizado com anestesia tópica. “Durante o tratamento, o uso de protetores solares é indispensável, lembra o médico.

  Depilação a Laser: mitos, verdades e preços

Quanto a realizar uma tatuagem no local onde havia outro desenho, em tese, é possível, mas, depende de a retirada não ter deixado partes do pigmento anterior ou sinais que possam interferir no novo desenho. Mas, se mesmo diante dos possíveis riscos as pessoas desejarem fazer a “tatoo”, o médico Luiz Henrique oferece alguns cuidados importantes.

– Mantenha o local da tatuagem sempre limpo para se evitar infecções de pele e lesões de acne;
– Observe as condições de higiene no local onde se pretende fazer a tatuagem;
– Exija o uso de materiais descartáveis e que não são reutilizados, além da higiene do próprio profissional.

homem fazendo tatuagem“Com esses cuidados, será possível evitar que a tão sonhada obra de arte se transforme em uma cicatriz”, completa o médico Luiz Henrique Paschoal.

De acordo com a médica Mônica Carvalho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, uma opção para quem quer ter uma tatuagem e não tem a certeza de que quer tê-la por toda a vida, é a tatuagem de Henna, pois ela é temporária. A prática de marcar o corpo com henna vem de uma tradição do sul da Ásia. Os desenhos podem ser feitos nas mãos, pés e rosto, porém o tempo médio de duração de uma tatuagem de henna é de uma a duas semanas.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui