NadaFrágil.com.br

Saiba Tudo sobre a Lipoaspiração


Amanda Brandão

A lipoaspiração é a campeã das cirurgias plásticas – é considerado o procedimento mais feito pelas brasileiras.

A lipoaspiração conquista cada vez mais adeptos, tornando-se uma cirurgia acessível também para as mulheres que não possuem uma condição financeira muito boa, mas que buscam uma forma física perfeita e um corpo novo para finalmente fazer as pazes com o espelho.

A popularização da lipoaspiração, contudo, motivou o surgimento de clinicas com infra-estrutura precária, sem condições de atender as pessoas, consequentemente os pacientes acabam enfrentando muitos riscos.

Lipoaspiração

Neste artigo você ficará sabendo tudo sobre a lipoaspiração, entenderá em quais casos essa cirurgia é indicada e saiberá como escolher um local que não oferece riscos a sua saúde.

O preço da lipoaspiração pode variar bastante dependendo do médico desejado, assim como da clinica de sua escolho, portanto é importante que você pesquise bem e encontre o melhor custo benefício para você.

Lipoaspiração: O procedimento

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico, conhecido por ser uma intervenção que tem como objetivo retirar a gordura com a finalidade estética. Como a lipoaspiração é conhecida por ser uma cirurgia, para realiza-la deve haver cuidados e atenção redobrada, a lipoaspiração deve ser feita somente num centro cirúrgico, com anestesia geral e – principalmente, deve ser comandada e executada por um médico cirurgião plástico formado.

Recomenda-se que o paciente não faça uso excessivo de álcool ou drogas durante os 40 dias que antecedem a cirurgia, inclusive o tabaco. O paciente ainda deve seguir uma alimentação adequada e estar com a saúde em dia, ou seja, não deve apresentar casos de anemia ou infecções. No caso dos pacientes que sofrem com problemas diabéticos e de hipertensão é necessário que estes quadros estejam bem controlados para a realização da cirurgia.

Outro ponto que deve-se ter em mente, é que se você decidiu fazer uma cirurgia de lipoaspiração é bom lembrar que esse tipo de cirurgia não vai fazer com que você emagreça. A sua meta é perder peso? Então existem outros métodos sem sofrimento de fazer com que você alcance essa finalidade. A lipoaspiração, a principio, tende a melhorar a forma escultural e eliminar apenas algumas gordurinhas localizadas que são difíceis de corrigir apenas com exercícios físicos e dietas.

A cirurgia de lipoaspiração nunca deve ser feita com o objetivo de perder peso. A lipoaspiração é indicada apenas quando a pessoa está próxima ao seu peso ideal. Grandes volumes de gordura extraídos podem ser nocivos, ou seja, poderá aumentar ainda mais as chances de riscos após o procedimento cirúrgico.

Riscos da Lipoaspiração

Assim como todo procedimento cirúrgico, a lipoaspiração ou a lipoescultura apresentam diversos riscos. Mas, como não atua em órgãos vitais é considerada ainda assim uma cirurgia segura. Se todos os procedimentos de segurança forem respeitados, as chances de complicações na lipoaspiração são mínimas. Os problemas se tornam ainda menores quando o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por isso é tão importante você escolher um bom médico.

Riscos da Lipoaspiração

Quem deve fazer a lipoaspiração?

É muito importante o paciente ter certeza se deseja fazer a cirurgia antes de se submeter à lipoaspiração. Seja imparcial e honesto sempre. Você precisa mesmo se submeter a essa cirurgia de lipoaspiração? Quais são as suas expectativas em relação  ao resultado final da cirurgia?

Se você possui uma boa auto-estima em relação a si e se incomoda apenas com algum aspecto físico e deseja corrigi-lo ou melhorá-lo, você é um bom candidato para se submeter à lipoaspiração. Após a cirurgia você ficará ainda mais satisfeito com os resultados e a auto-estima ficará lá em cima. Agora os pacientes com defeitos físicos ou desarranjos estéticos, que ao longo do tempo foram diminuindo a sua auto-estima, podem demorar um pouco mais para se acostumar com o pós-operatório e com os resultados após a cirurgia, uma vez que a recuperação da auto-imagem leva um certo tempo.

No entanto, após esse período normal de adaptação da auto-estima que acontece após o pós-operatório ela ficará bastante fortalecida. É muito importante que os pacientes saibam que a cirurgia plástica pode promover mudanças físicas, o que implicará diretamente na sua auto-estima. Por isso é muito bom que você saiba antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico: “Se você estiver procurando a cirurgia com a esperança de promover mudanças em outra pessoa que não é você, com certeza você está correndo grandes riscos de se decepcionar.” Por exemplo, você chega ao consultório médico em busca de um nariz igual à de uma atriz famosa, sem duvidas o resultado não será idêntico, pois cada um é cada um.

É mais provável que os seus amigos e pessoas que realmente gostam de você respondam positivamente a modificação de sua aparência e autoconfiança. No entanto, é bom você entender e aceitar que a cirurgia plástica não causará nenhuma mudança significativa em outras pessoas que não a você mesmo.

Quem não deve fazer a lipoaspiração?

Tudo sobre a Lipoaspiração

Não são todas as pessoas que possuem o perfil ideal para a realização de uma cirurgia plástica, mesmo que esses pacientes mostrem indicações físicas perfeitas para este ou qualquer outro procedimento estético. A experiência de um cirurgião plástica poderá identificar com facilidade pacientes com problemas durante a consulta inicial e, em algumas situações, ele poderá até mesmo declinar-se em operá-los.

Outras vezes, uma avaliação psicológica profissional poderá ser muito importante para descobrir as verdadeiras motivações do paciente, por vezes oculta pelo inconsciente. Embora possa parecer desnecessário a primeira vista, essa recomendação pode, em muitos casos, evitar cirurgias mal indicadas e ainda frustrações ao paciente no período pós-operatório. No entanto existem algumas exceções, os pacientes que podem se beneficiar de um aconselhamento psicológico pré-operatório estão incluídos:

Pacientes com crises: Nessa exceção estão incluídos pacientes em situações de divorcio, morte do cônjuge ou a perda de emprego. Esses pacientes podem, eventualmente, estar procurando atingir objetivos que transcendem a finalidade de um procedimento cirúrgico. Embora uma cirurgia possa beneficiar o paciente com uma melhora da auto-estima, tais situações não se envolvem apenas pela mudança de aparência e isso deve ficar muito bem esclarecido para o paciente que vai se submeter à cirurgia.

Pacientes com expectativas fantasiosas: É aquele paciente que insiste em ficar com o nariz parecido com alguma celebridade, esperando conquistar o mesmo estilo. Ou ainda, pacientes que pretendem retornar a sua aparência perfeita após graves acidentes, ou ainda aqueles que querem voltar à juventude tendo um rosto que teve em décadas passadas.

Pacientes sempre insatisfeitos: Como os pacientes que procuram compulsivamente um cirurgião plástico atrás do outro, buscando respostas que querem ouvir. Geralmente esses pacientes procuram a cura de um problema que não é físico, mas sim um problema que está apenas na cabeça deles.

Pacientes obcecados com defeitos mínimos: Normalmente esses pacientes projetam na resolução destes, a cura para todos os seus problemas. Nesse caso se encaixam as pessoas perfeccionistas demais e, na maioria das vezes, podem ser bons candidatos para uma cirurgia plástica, desde que tenham maturidade o suficiente que os resultados finais podem não se enquadrar exatamente com o seu detalhismo.

Pacientes com desequilíbrios mentais: Pacientes que apresentam comportamento paranóico ou depressivo demais podem ser considerados candidatos inadequados para realizar uma cirurgia plástica. Nesses casos, só se indicará um procedimento cirúrgico em conjunto com um psiquiatra, uma vez que se perceba que as expectativas do paciente não estão relacionadas com a patologia.

Áreas tratadas pela Lipoaspiração

As áreas operadas na cirurgia de lipoaspiração geralmente são o abdômen, coxas, nádegas, pescoço, flancos, região peitoral masculina (conhecida também como ginecomastia), porção superior dos braços, entre outras áreas.

Pós Operatório da Lipoaspiração

No pós-operatório da lipoaspiração, deve-se utilizar uma espécie de cinta compressiva por aproximadamente trinta dias. A drenagem linfática é  muito indicada no pós-operatório, pois ajuda a diminuir o edema (inchaço) da cirurgia e fibrose – presente no pós-operatório da lipoaspiração.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *