NadaFrágil.com.br

Ser mãe: como saber a hora certa para ter o primeiro filho


Milena Costa

Saber a hora certa de ser mãe é um desafio, nos dias de hoje as mulheres estão cada vez mais planejando a gravidez. Então, em determinado momento vem o desejo de ter um filho, mas o questionamento acaba vindo junto.

Fica então o desejo e a dúvida em lados opostos, nesse artigo vamos levantar vários pontos. Assim você poderá refletir e conseguir decidir melhor o seu momento certo de ser mãe. Vale lembrar que não precisa ser do modo convencional.

Ser mãe

Relacionamento

Se você está casada há algum tempo ou está em um relacionamento estável, pode ter surgido o desejo. Nesse caso a decisão se é a hora de ser mãe não é só sua, mas do casal. Converse com seu par e fale sobre seus desejos e dúvidas.

O ideal é que as duas partes envolvidas estejam de acordo, mesmo que uma das partes tenha que esperar um pouquinho para o outro estar pronto. Mas é preciso entender se seu companheiro ou companheira deseja ter um filho algum dia ou se só está tentando te enrolar para desistir da ideia.

ser mãe

Abra o jogo e entenda os medos e desejos do seu parceiro, e lembre-se que seu desejo também é importante e se você quer muito ser mãe não pode abrir mão disso para sempre.

Mas vale lembrar que nem sempre estar em um relacionamento é necessário para ser mãe. Existem métodos como inseminação artificial e adoção, para quem quer ser mãe solo. E não tem nenhum problema nisso.

Finanças

ser mãe


Sozinha ou acompanhada, ter filhos é sempre um gasto a mais. É necessário que você avalie se sua situação financeira atual pode incluir uma criança. Os gastos são muitos, como roupas, fraldas, cuidados, consultas, brinquedos, um novo quarto e rapidinho elas começam a frequentar a escola.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre itens para carregar os bebês

Todo gasto vale a pena, afinal você vai querer dar todo o melhor que puder ao seu pequeno. Por isso avaliar se você tem condições para arcar com todos esses custos é uma boa ideia. Pois evita frustações no futuro e até outros problemas.

Se você quer ser mãe, mas percebeu que atualmente não tem condições financeiras. Começar desde agora a juntar uma reserva e cuidar para aumentar sua renda pode ser de grande ajuda, até que tenha todas as condições de ter seu bebê.

Você se sente pronta?

ser mãe


Às vezes a ideia de ser mãe não vem da mulher, e sim uma pressão feita por alguém. Podem ser dos seus pais que querem netos, ou do companheiro, ou até de amigos que tiveram filhos. Se o desejo não parte de você o ideal é parar para pensar e conversar com seu parceiro.

Vale a pena ter filhos quando ainda não se sente pronta e não tem esse desejo? Reflita. Se você tem o desejo de ser mãe e tudo na sua vida parece estar indicando que é a hora certa, reflita ainda assim.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre depressão pós-parto e como identificá-la

Você ainda tem algum objetivo profissional que seria afetado pelo afastamento do trabalho? Tem aquele sonho de uma aventura que seria mais complicado de realizar se tivesse filhos?

ser mãe


Muitas vezes é possível realizar seus sonhos mesmo após ser mãe. Mas se você não se sentir pronta por ter outros desejos que podem ser atrapalhados, vale a pena segurar um pouco mais a vontade de ser mãe até que se sinta totalmente pronta.

As responsabilidades de ser mãe

O ideal é conversar com alguém que você ama e confia, pode ser sua mãe, pai, seu parceiro ou melhor amiga. Tente trocar uma ideia com alguém que te faria ver todos os lados e que costuma te dar bons conselhos.

Sendo mãe solo ou acompanhada, ser mãe é uma alegria que só quem é mãe pode descrever. Ainda assim ser mãe de primeira viagem traz ainda mais desafios e ter um filho é sempre uma responsabilidade enorme.

ser mãe

Lembre-se que você não apenas precisa mantê-lo bem e saudável. Ser mãe é ensinar sobre o que é certo ou errado, sobre mostrar o mundo para seu pequeno e saber que um dia ele irá sair de baixo das suas asas. E você vai querer que seu filho ou filha consiga não apenas cuidar bem de si mesmo, mas que seja uma boa pessoa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os motivos errados para ter um filho

Então se você se sentir pronta, saiba que muitas surpresas ainda vão vir. Descobrir a hora certa de ser mãe não é como usar uma fórmula pronta. Por isso avalie você mesmo e se prepare para essa nova e incrível jornada.

E lembre-se, ser mãe não é ser perfeita. Perfeição é algo impossível de se atingir, então se você decidiu ser mãe, lembre-se que você vai falhar em alguns momentos. Mas que o mais importante é o amor que vai unir você e seu pequeno.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.