O ultrassom morfológico é um exame de imagem que deve ser realizado entre 11 e 13 semanas de gestação e que permite visualizar o bebê dentro do útero, facilitando a identificação de possíveis doenças ou malformações como a Síndrome de Down ou cardiopatias congênitas, por exemplo.
O ultrassom morfológico é um dos mais importantes exames que toda gestante deve fazer, e diferente do ultrassom tradicional ele conta com uma avaliação mais profunda da anatomia do bebê, sendo possível diagnosticar algum possível tipo de malformação. Além disso, o ultrassom morfológico é a maneira mais detalhada de avaliar como o bebê está se desenvolvendo dentro do útero.
A grande e importante diferença entre ultrassom morfológico e tradicional é a qualidade da imagem e a intensidade de detalhes que o exame consegue detectar. Por ser mais abrangente, geralmente é solicitado no período indicado anteriormente onde é possível analisar o desenvolvimento total do bebê.
Quando realizar o ultrassom morfológico?
O exame morfológico é realizado geralmente apenas uma vez durante a gestação. Em alguns casos, dependendo da recomendação do seu obstetra, o exame pode ser feito entre 11 e 12 semanas – período mais tradicional- e, se necessário, repetido no período de 20 a 24 semanas.
Para que serve o ultrassom morfológico?
O ultrassom morfológico tem extrema importância no pré-natal pois permite identificar a fase de desenvolvimento na qual o bebê se encontra assim como avaliar possíveis alterações. No ultrassom morfológico é possível :
- Confirmar a idade gestacional do bebê
- Monitorar os batimentos cardíacos do bebê
- Avaliar o tamanho do bebê, medindo a cabeça, tórax, abdômen e fêmur
- Avaliar o crescimento e o desenvolvimento do bebê
- Mostrar possíveis anormalidades, doenças ou malformações do bebê
- Localizar a placenta
Esse é um exame extremamente detalhado que mostra todos os órgãos internos do bebê bem como a medição minuciosa de veias e artérias do cérebro e do coração.
O que é visualizado nesse exame?
Como falado anteriormente, no ultrassom morfológico é feita a análise detalhada do desenvolvimento do bebê que não é possível ser feita em ultrassons de rotina. Medidas, estrutura e formato da cabeça do bebê são visíveis durante a realização do exame, assim como todos os outros ossos. Vamos detalhar abaixo o que esperar ver de cada parte do corpinho do seu bebê:
Rosto:
Um momento emocionante para os papais é a visualização mais nítida do rosto do bebê, podendo verificar os traços mais marcantes do rostinho! Essa é a chance dos papais saírem com uma “foto” bem fofa do seu pequeno, já que através da imagem 3D e 4D é possível ver perfeitamente cada detalhe.
Também é possível constatar a possível existência do lábio leporino ou fenda labial. Só não é possível verificar a fenda palatina, que é a abertura no céu da boca, mais difícil de analisar.
Coluna:
No ultrassom morfológico, a coluna é examinada detalhadamente e consegue-se ter certeza se os ossos estão bem alinhados, corretamente posicionados e se a pele cobre toda sua extensão que chega até a área do bumbum.
Coração:
O coração também é cuidadosamente avaliado no ultrassom morfológico, observado se as válvulas abrem e fecham corretamente e acompanhando cada batida do coração. Com a ajuda do doppler, que mede a velocidade da circulação sanguínea, é possível examinar as principais artérias e veias que aparecem na tela nas cores azul e vermelho. A posição da placenta, o cordão umbilical e os vasos sanguíneos também são analisados com maior precisão com a ajuda do doppler.
Rins:
Avaliando os rins, é possível observar se a urina está fazendo o percurso correto. A quantidade de líquido amniótico será medida, garantindo que o bebê tenha a quantidade necessária para continuar se desenvolvendo de forma saudável. As artérias do útero também serão avaliadas já que qualquer alteração do fluxo sanguíneo pode indicar risco de pressão alta.
Qual o tempo de duração do exame?
Por se tratar de um exame bem detalhado, o exame morfológico costuma ter um tempo de duração maior do que ultrassons de rotina. A média de duração do exame é entre 30 a 50 minutos. Uma dica é levar uma almofadinha e cobertor pois as mesas de exame costumam ser um pouco desconfortáveis e bem frias.
Quais preparos necessários antes do exame?
Não costuma haver nenhum tipo de recomendação prévia ou posterior ao ultrassom morfológico. Pode ser porém, que seja recomendada a ingestão de bastante água pois com a bexiga cheia, as imagens ficam melhores.
Como é realizado o exame?
Da mesma maneira que os ultrassons tradicionais. O médico irá usar um aparelho específico sobre a barriga da gestante para avaliar as imagens em uma tela que registrou todos os movimentos e detalhes do bebê.
Existe algum risco na realização do exame?
Não! Não existem riscos nem para a Mãe nem para o bebê na realização do ultrassom morfológico. Esse não é um exame invasivo, por isso não se preocupe.
Em quanto tempo o exame fica pronto?
Dependendo do local onde será realizado, o exame pode ficar pronto entre 30 minutos a 48 horas e contará com informações registradas por um laudo e acompanhado das imagens obtidas. É importante que você dê ciência ao seu obstetra assim que estiver com o resultado para que possa levar ao conhecimento dele.
Apesar de ser um exame de extrema importância, não é preciso ter receio quanto a fazê-lo. Inclua o ultrassom morfológico na lista de cuidados básicos durante a gravidez e tenha mais tranquilidade com relação a saúde do seu bebê!