NadaFrágil.com.br

A moda das Décadas


Silvia Franchin

Foi-se o tempo em que a moda era delimitada a algumas peças de roupas parecidas. Hoje em dia podemos encontrar tanto um vestido de bolinhas a lá anos 50 quanto o modelo do último vestido lançado na São Paulo Fashion Week na mesma loja. Bandoleiras, calças de cintura alta, brilho, transparência. Parece que nada mais é brega. A única coisa que se tem que ter é bom gosto para não exagerar no look.

Toda essa variedade que nós temos hoje no mundo da moda surgiu ao longo das décadas. Atualmente uma mulher pode usar uma saia hippie e uma blusinha mais moderna sem problemas. E é exatamente essa mistura de peças que faz a moda atual dia ser tão rica e sem limites.

O que se pode notar ao comparar a moda antiga com a mais atual é que as peças apenas vão se modificando com o passar do tempo; vão sendo adaptadas conforme dita os mais famosos desfiles de moda. Outras, no entanto, são encontradas hoje com o mesmo design e características das décadas anteriores, sem nenhuma mudança. Na matéria de hoje nós vamos falar sobre a moda das décadas passadas, e mostrar como o estilo de vestir de cada época vem influenciando nosso modo de vestir até hoje (e provavelmente vão continuar influenciando).

Moda na Década de 50

Nas rádios tocava Elvis Presley, para o delírio das mulheres. Na época, havia uma mistura de inocência e sensualidade, características representadas por Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, divas que são as maiores inspirações das pin-ups modernas. A cintura das mulheres, no geral, eram bem demarcadas, com muitos vestidos rodados para dar balanço ao som do rock and roll. Vestidos de bolinhas e a moda colegial (sportwear) também estavam em alta na época. Já os homens caíram na onda do couro e jaquetões de veludo com cores vivas. A calça jeans também foi popularizada na época. Veja abaixo algumas fotos da moda na década de 50:

Moda na Década de 60

Quando falamos em moda sessentista estamos falando em minisaia. O uso da peça significou uma vitória para as mulheres, que ao longo das décadas lutaram para serem livres e iguais aos homens em direitos. Por isso, vestidos curtos também fizeram a cabeça das moças dos anos 60, assim como os ternos slim, como os que os Beatles usavam, eram a roupa masculina da vez. Veja abaixo algumas fotos da moda na década de 60:

Moda na Década de 70

Muitas cores, transparência, franjas, couro, tranças e brilho. A época da transgressão e da cultura hippie emprestou uma infinidade de inovações para o mundo da moda, pois ao cultuar a liberdade de expressão, cultuava também a liberdade de poder vestir o que quiser. As mulheres geralmente usavam saias longas e coloridas e tanto elas quanto os homens também usavam calça jeans e blusas com franjas. Veja abaixo algumas fotos da moda na década de 70:

Moda na Década de 80

As canções do Woodstock de 69 deram lugar para uma música mais animada, dançante. Com isso, a moda da década de 80 também acabou acompanhando o estilo de discoteca. As mulheres preferiam leggings de lycra e cinturas marcadas com cintos. Os homens usavam mullets no cabelo e roupas com cores marcantes, décadas depois consideradas bregas pelos grandes estilistas. Veja abaixo algumas fotos da moda na década de 80:

Moda na Década de 90

Foi marcada por cores neutras, com muito jeans, estampa xadrez e lápis preto nos olhos. A sensualidade e as cores extravagantes das décadas anteriores foram deixadas para traz e deram lugar aos cortes retos e às peças mais confortáveis. A música do momento era o grunge, estilo liderado pelas bandas Nirvana e Pearl Jam. Veja abaixo algumas fotos da moda na década de 90:

Gostaram do post? Você saberia falar qual é a nossa moda atual?

Facebook NadaFrágil.com.br

5 respostas para “A moda das Décadas”

  1. milly disse:

    Adoro a moda retrô!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sou apaixonada por roupas de bolinhas acho show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Danna disse:

    ME EXPLICA ESSE MONTE DE FESTA JUNINA NA DECADA DE 60? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. rosina.monteiro.verdeiros disse:

    eu me edentifico mais com os anos 70 curto tanto as musicas quanto a moda

  4. laysa disse:

    prefiro mil vezes a nossa moda atual! é bem mais bonita, diversificada, enteressante, e acessível à todos. bjoos!!!!

  5. Milena disse:

    as da décade de 50 são demais

Deixe uma resposta