NadaFrágil.com.br

Como amenizar os sintomas do jet lag?


Fabíola Cunha

Com as férias de verão chegando (sim, estamos perto do fim do ano!), muitas pessoas vão fazer a tão sonhada viagem para o exterior – e ser atingidas pelos sintomas do jet lag!

sintomas do jet lag

Dependendo do local, o voo pode atravessar meridianos e fazer com que você aterrisse em outro país em um horário completamente diferente.

O efeito negativo disso é o chamado jet lag. No geral, muitas pessoas descrevem a sensação como de uma ressaca alcoólica.

Os sintomas do jet lag são

  • Insônia
  • Sono excessivo
  • Dificuldade de concentração
  • Constipação ou diarréia
  • Instabilidade emocional

Cada pessoa sente os efeitos com maior ou menor intensidade. É importante ser cuidadoso com os sintomas, pois eles podem desorientar.

sintomas do jet lag

Ficar desorientado e vulnerável pelos sintomas do jet lag em um país desconhecido não é muito recomendável, não é mesmo?

O que causa os sintomas do jet lag?

O relógio biológico é exposto a um ciclo de luz e escuridão (dia e noite) diferente. A diferença entre a zona temporal de casa e a zona temporal do local onde você aterrissou e vai passar as férias é a causa do problema.

sintomas do jet lag

O relógio biológico vai, lentamente, se ajustar, mas isso pode levar dias! Ou seja, uma parte da viagem que deveria ser divertida pode ser cansativa, confusa e desagradável. Uma das dicas mais certeiras para se ajustar melhor ao fuso horário é luz.

Para sincronizar melhor seu corpo na nova zona temporal, deve-se expor à luminosidade. Quando se viaja do Brasil para a Europa, por exemplo (oeste para leste) o impacto do jet lag é mais sentido.

sintomas do jet lag

Os sintomas podem ser mais acentuados se a diferença de horário entre o local de partida e o destino final é maior que quatro horas. Para cada hora de diferença será necessário aproximadamente um dia de adaptação.

Uma forma de amenizar o efeito jet lag é planejar a viagem de forma que o desembarque no país estrangeiro ocorra durante o dia.

sintomas do jet lag

Assim você terá contato com a luz solar e seu corpo terá mais facilidade para adaptar-se.

Mas lembre-se: não deixe ninguém acusá-la de ser “fresca” ou “estraga-prazeres” só porque não se sente bem após atravessar milhares de quilômetros!

Aliás, quer começar bem sua viagem? Veja nossas dicas sobre como usar melhor o espaço nas malas.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *