A semente de chia vem fazendo muito sucesso entre as mulheres desde os últimos anos. Você já conhece os benefícios da semente de chia? Se ainda não conhece, veja aqui tudo sobre ela e como usá-la ao seu favor.

A chia veio do México e da Colômbia e por lá já era considerada como integrante do cardápio dos nossos ancestrais, já que é rica em proteínas, contém ácidos graxos, muitas fibras dietéticas, complexo B e vários minerais, como cálcio, potássio, fósforo e cobre, dentre outros.

sementes de chia
sementes de chia – Foto: Freepik

Universidades do mundo inteiro estudam os benefícios nutricionais da chia e logo que chegou a Brasil, ela entrou para a dieta da população, ajudando não somente a perder peso, como manter a boa forma. A chia tem se mostrado uma grande aliada aos brasileiros, de fácil acesso e com um valor acessível, cada vez mais ela ganha fama.

Confira também nosso artigo sobre a Biotina (vitamina B8).

Sementes de Chia: Quais os benefícios?

Semente de chia
Semente de chia – Foto: Freepik

Antioxidante

A semente de chia combate os radicais livres, impedindo desta forma o envelhecimento precoce. Outro benefício é que ao combater tais radicais ela impede algumas doenças relacionadas a eles venham a se desenvolver.

Anti-inflamatório

A semente de chia tem ação anti-inflamatória, uma vez que possui ômega 3 em sua composição. Ela é capaz de lutar contra inflamações no nosso corpo, de acordo com os cientistas. Alguns pesquisadores comprovaram que uma alimentação rica em chia é capz de aumentar os níveis plasmáticos de ácidos graxos ômega 3.

Perder peso

Se você deseja perder peso, a semente de chia te ajuda a formar uma espécie de gelatinoso no estômago, o que faz com a que a digestão seja muito mais lenda e você coma menos. Ela deve estar presente em sua dieta para perder peso.

Manter o peso

Semente de chia
Semente de chia benefícios – Foto: Freepik

Por ser uma ótima fonte de fibras ela aumenta a saciedade da fome, reduzindo o apetite e mantendo o peso, consequentemente.

Controle do Diabetes

A semente de chia tem um alto índice de fibras, ajudando na absorção dos açúcares pelo organismo. Ela retarda a absorção dos açúcares e ajuda a manter a açúcar no sangue equilibrada. Os pesquisadores já confirmaram que a semente de chia pode melhorar a resistência à insulina, controlando de forma natural a diabetes. Sendo assim, uma dieta com sementes de chia é essencial para diabéticos.

Doenças Cardiovasculares

Por melhorar a resistência à insulina e ajudar na questão dos lipídios, ela ajuda na redução do riso de doenças cardiovasculares. Mesmo que você esteja acima do peso, com o uso da chia os ricos de ter diabetes ou outras doenças relacionadas é muito menor.

Pressão Arterial

Semente de chia
Semente de chia – Foto: Freepik

Ela é ainda usada para controlar a pressão arterial por ter o ômega 3 em sua composição, agindo como um anti-hipertensivo. Além disso, essa mesma substância é uma aliada para manter a saúde cerebral, melhorando a memória e reduzindo a ansiedade e depressão.

Resistência e Recuperação muscular

Usada por atletas, a semente de chia ajuda no rendimento, na resistência e na recuperação (dos músculos) dos atletas.

Além disso, a semente de chia é rica em tantas substâncias benéficas que a sua fama não para de aumentar.

Confira também aqui as nossas dicas de chás para emagrecer.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Quando fui ao médico estava c/ as taxa alta o médico falou q eu tivesse cuidado pq eu podia ser uma futura paciente c/ diabete. eu fique apavorada, ele passou remedio p/ mim tomar. eu comecei a usar a chia toda de manhã uso uma colhe de chá no yogunte passei 2 meses tomando q voltei ele pediu meus exames as taxa estavam todas baixas graças a Deus estou muito bem .Realmente a chia e muito boa ,
    Um Abraço Eunice

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui