NadaFrágil.com.br

Cortinas, Carpetes e Tapetes – Veja como limpá-los corretamente


Li Arruda

Como limpar cortina

Eles decoram a nossa casa e deixam o ambiente bem mais aconchegante, mas quando estão sujos e empoeirados tornam-se um problemão, principalmente para os alérgicos de plantão.

Agora vamos combinar uma coisa? Às vezes é mesmo difícil acertar a maneira de limpá-los, e é justamente nessas horas que aqueles truques domésticos caem bem!

Descubra algumas soluções eficientes e práticas para limpar e manter cortinas, carpetes e tapetes limpinhos e livres de poeira.

É sempre bom ter um aspirador de pó em casa

Como limpar carpetes e tapetesA vassoura, o pano úmido e os produtos de limpeza não dão conta de tudo sozinhos. A poeira natural do dia a dia acaba sendo acumulada nos objetos cujos materiais são mais difíceis de limpar, como sofás, colchões, cortinas, persianas de tecido, almofadas, tapetes e carpetes. Para remover o pó da sua casa, nada mais indicado do que um aspirador de pó. Hoje em dia é possível encontrar o eletrodoméstico com preços mais acessíveis e até modelos portáteis, slim (fino), com bateria recarregável.

Seja qual for o modelo ou tamanho, se você tem cortinas, carpetes e tapetes em casa, é bom ter também um aspirador de pó.

Como Limpar as Cortinas

[sam_zone id=”3″ codes=”true”]Não tem mistério, nem dificuldade. Você só precisa passar o aspirador de pó nelas a cada 15 dias, e lavá-las pelo menos 2 vezes por ano.

Mas atenção ao detalhe: Antes de lavar a cortina, é aconselhável que a deixe de molho por 1 dia, sendo que dentro deste período a água deve ser trocada três vezes. É importante que a primeira troca de água só aconteça após 20 minutos, para evitar que a sujeira acumulada manche o tecido. Após o período do molho (1 dia), lave-a normalmente. Se for utilizar máquina de lavar, escolha o programa de lavagem indicado para peças delicadas, para não danificar sua cortina.

Como limpar cortina

Persianas: Este processo não se aplica às persianas de tecido, pois elas só podem ser lavadas por profissionais especializados. Já no caso de persianas de PVC, madeira e alumínio, a limpeza é ainda mais prática, basta passar um pano seco nos dois lados de cada lâmina, e pronto.

Como Limpar os Carpetes

Como limpar o carpete

Se o ambiente não for muito movimentado, a aspiração de pó pode ser feita apenas 1 vez por semana. No dia em que for aspirá-lo, aproveite também para passar um pano umedecido com vinagre, que é uma solução ácida, e deixe secar naturalmente.

Sem exageros! Não passe panos muito umedecidos no carpete, pois isso certamente causará mau cheiro e até mesmo a proliferação de fungos. Também não se deve esfregar o carpete com força, pois isso poderá desgastar e manchar o material.

Como Limpar os TapetesComo limpar tapete

No caso dos tapetes, não tem moleza: a aspiração deve ser feita todos os dias. O mesmo processo de limpeza dos carpetes, com um pano umedecido de vinagre, pode ser aplicado aos tapetes.

Sujeiras mais agressivas: Às vezes o animal de estimação faz sujeira onde não deve, ou nós mesmas acabamos derrubando alguma coisa no tapete. Se isso acontecer é preciso agir rápido, mas nada de pânico! Não vá logo esfregando o tapete. Se a sujeira for líquida, pegue um pano limpo e tente absorvê-la. Se for sólida, apanhe o material com a mão ou uma colher. Depois, para limpar o que restou, dilua duas ou três gotinhas de detergente neutro (dependendo do tamanho da mancha) numa vasilha com água, umedeça um pano limpo e remova a sujeita restante. Deixe secar naturalmente.

Limpeza profissional

A limpeza doméstica consegue manter as cortinas, carpetes e tapetes realmente livres de pó e sujeiras do dia a dia. Mas os micro-organismos e os ácaros não são totalmente removidos assim com facilidade. É preciso passar por uma limpeza profunda, que só as empresas especializadas podem realizar. Por isso, o aconselhável é que eles passem por uma limpeza profissional pelo menos 2 vezes ao ano.

Com equipamentos específicos, as empresas realizam a limpeza da seguinte forma: Primeiro extraem toda a sujeira dos tecidos; depois aplicam um detergente com microbicidas e antiodor sobre todo o material; em seguida enxáguam, e por fim, extraem toda a água do enxágüe, de maneira que o material fica totalmente seco, sem sujeira e micro-organismos.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta