NadaFrágil.com.br

Cuide bem das suas Unhas!


Eliana Lee

Nos últimos anos, as unhas ganharam vários recursos e técnicas para ficarem cada vez mais bonitas, exclusivas e originais. Se você é adepta da troca semanal de esmalte, adora nail-art e não vive sem dar aquela ajeitadinha básica nas unhas, saiba que, além de mantê-las bonitas e em dia, é mais do que importante mantê-las também saudáveis.

Com tantas opções diferentes, é comum que muitas mulheres esqueçam que as unhas também precisam de uma “folga” de vez em quando, além de hidratação, limpeza e cuidado. Para não exagerar na dose e ficar com as unhas quebradiças e fracas, siga nossas dicas para mantê-las sempre lindas – em todos os sentidos.

Cuidados com as unhas

Nutrição já

Você já está cansada de saber que sua alimentação influencia – e muito – na sua beleza. E sim, essa regra também vale para suas unhas! Procure ingerir mais grãos e alimentos ricos em zinco, como amendoim, abóbora japonesa, gergelim e gérmen de trigo. Cálcio também não pode faltar: boas fontes são leite, iogurte, frango e soja.

Já para aplicar diretamente na unha, opte por esmaltes fortalecedores com hidratantes para as unhas, verniz de tratamento e evite o péssimo hábito de roer as unhas.

Experimente o banho de leite

Corte e lixe as unhas. Aqueça um pouquinho de leite e mergulhe as unhas enquanto estiver ainda morno. Deixe por aproximadamente 10 minutos. Após esse tempo, seque as unhas e passe óleo de rosas com o auxílio de um algodão. Aguarde até que o óleo seja absorvido e então com a ajuda de um cotonete, empurre a cutícula com suavidade. Passe pedra pomes na superfície das unhas e limpe bem com uma flanela limpa, em seguida, aplique cera de abelha. Evite esmalte por dois ou três dias.

Tirar ou não tirar a cutícula: eis a questão.

Esmalte de unhasHoje em dia, já é sabido que retirar completamente as cutículas é a mesma coisa que abrir passagem para micro-organismos e outros pequeninos fatores prejudiciais a saúde das unhas. Isso porque a cutícula é a defesa natural de suas unhas. Portanto, nada de retirar totalmente esse escudo natural: utilize hidratantes e cremes específicos que diminuem e afinam a cutícula. Com uma cureta, apenas retire o excesso de pele em redor da unha.

Cuide de suas unhas no trabalho

Chefs de cozinha, digitadores, professores e músicos sabem o quanto é difícil manter as unhas em dia. Vestígios de substancias químicas, giz e outros hábitos acabam por prejudicar a beleza das unhas ou por deixá-las quebradiças. Se este for o seu caso, utilize luvas sempre que possível e trate de investir em hidratação. Existem cremes especializados para as mãos e unhas, com silicone e outras substâncias benéficas.

Deixe suas unhas descansarem um pouquinho

O uso em excesso de removedores de esmalte pode deixar suas unhas opacas e sem vida. Mantê-las diariamente pintadas e sem fazer nenhuma pausa também não é uma boa ideia: assim como a pele do rosto, que precisa de pausas entre produções de maquiagem, as unhas também precisam de tempo para “respirar”. Sempre que possível, deixe suas unhas limpas, cortadas, lixadas e sem esmalte por alguns dias. Como vantagem, o crescimento delas se dará de forma mais rápida. E quando for utilizar o removedor, procure investir nos que não contem acetona, por serem bem menos agressivos.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta