NadaFrágil.com.br

A importância do Demaquilante


Eliana Lee

Maquiagem é tudo de bom! Atenua a expressão cansada, esconde imperfeições, aumenta a autoestima, te deixa pronta para badalar ou para ver o namorado… Mas ela também pode se tornar uma verdadeira vilã da sua pele se não for removida cuidadosamente, todos os dias!

Lavar o rosto com água e sabão neutro é o cuidado básico que você precisa ter para retirar o excesso de resíduos deixado em sua pele. Em contrapartida, na maioria das vezes, esse procedimento não retira por completo toda a sujeira acumulada nos poros devido ao uso da maquiagem. O resultado em médio prazo é uma pele mais manchada, escurecida, com possibilidade de surgimento de cravos e espinhas.

Por isso, é importante saber quando – e como – usar corretamente o demaquilante. Acredite: ele é um grande aliado da sua pele!

Demaquilante

Tipos de Demaquilante

Você vai encontrar vários tipos de produtos demaquilantes no mercado. Eles vêm em formatos diferentes, com cheiro e texturas variadas e cabe a você decidir qual é a melhor escolha para seu tipo de pele, de acordo com os resultados. Os tipos mais comuns de demaquilante são: líquido (cremoso) e lenços demaquilantes.

 Removedor de Maquiagem

 Por sua praticidade, os demaquilantes em lenço podem ser carregados na bolsa sem fazer sujeira. Ideais para aquele momento em que você precisa limpar a pele para trocar de make, depois do trabalho e antes de sair, por exemplo. Ou ainda, para limpar a pele durante a volta para a casa, depois da balada. A grande vantagem é que o produto já vem “pronto” para uso, sem necessitar nenhum tipo de aplicador ou aparato.

Já o demaquilante líquido ou cremoso pode ser aplicado com a ajuda de gazes, esponjinhas próprias para limpeza ou ainda com algodão (mais indicado). Geralmente ele é claro e sem cheiro, mas existem também os conhecidos demaquilantes bifásicos, que podem ter um pouco de aroma. Ideias para quem tem pele normal à seca, já que são um pouco mais fluidos. Se sua pele for oleosa, evite este tipo de demaquilante, já que ele pode aumentar a produção de óleo na pele.

Por último, existem ainda os demaquilantes para a área dos olhos. Desenvolvido especialmente para essa região tão delicada, o demaquilante para os olhos pode ser aplicado com o auxilio de um algodão. Eles têm textura menos agressiva, mas são muito eficientes. O objetivo é retirar todo vestígio de primer, sombra, fixadores, rímel, etc. inclusive os que são resistentes à água e que costumam dar muito trabalho na hora da remoção. Aplique com firmeza mas sem esfregar, para não correr o risco de danificar os cílios.

Como usar o demaquilante de maneira correta – ritual

O demaquilante vai retirar todos os pigmentos e resíduos de maquiagem, mas não toda a sujeira, como poluição, por exemplo. Portanto, após o uso do demaquilante, lembre-se de lavar e tonificar a pele normalmente. Faça isso todos os dias, principalmente a noite, antes de dormir, para evitar que o acúmulo de impurezas durante o dia se instale nos poros.

Removedor de Maquiagem

  • Aplique o demaquilante em movimentos delicados, retirando com cuidado a maquiagem. Não friccione a pele.
  • Na hora de aplicar na região dos olhos, lembre-se de não fazer pressão nem puxar os cílios, para não quebrá-los.
  • Troque de algodão quando for aplicar em outra parte do rosto.
  • Em seguida, lave normalmente a pele com água corrente em abundância, sabão neutro ou sabonete líquido para o rosto.
  •  Para terminar o ritual de limpeza por completo, seque a pele e aplique delicadamente o tonificante.

Demaquilante caseiro

Se você sentir irritação ou ardência no uso do demaquilante, consulte um dermatologista. É provável que você tenha alergia aos componentes usados na fabricação do produto.

Nesse caso, que tal experimentar algumas receitas caseiras de removedores de maquiagem? Eles são naturais, baratos e não agridem o meio ambiente. Para aplicar, utilize algodão.

Receita 1 – Azeite

Encha um fraco com ¾ de água filtrada ou mineral e ¼ de azeite de oliva do tipo extra virgem. Feche o recipiente e agite até que os dois componentes de misturem totalmente. Essa receita é indicada para quem tem pele normal e seca.

 Receita 2 – Mel

O removedor feito com mel retira a maquiagem e ainda ajuda a nutrir sua pele, já que o mel é rico em vitaminas. Misture 1 colher de sopa de mel em 1 litro de água e agite bem, até misturar os dois ingredientes. Guarde em recipiente fechado.

Receita 3 – Shampoo de bebê

Encha um pote com tampa com ½ de sopa de Shampoo para bebê (neutro, que não agride a pele), ¼ de colher de chá de azeite de oliva e ½ xícara de água filtrada. Agite bem.

Receita 4 – Óleo de Amêndoas

Esta receita é para fazer um removedor mais potente, que retira a maquiagem pesada e à prova de água: misture em uma vasilha 160 ml de soro fisiológico, 30 ml de Shampoo infantil e 10 ml de óleo de amêndoas. Misture bem e guarde em recipiente fechado.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *