NadaFrágil.com.br

Livros de colorir para adultos: a nova mania


Calila Galvão

Quem aqui pensa que pintar desenhos num papel é apenas coisa de criança engana-se. Ultimamente é possível ver nas redes sociais várias pessoas postando fotos de seus livros de pintura coloridos. Tem se tornado uma técnica relaxante e de tão boa tende a viciar.

Livros de colorir para adultos: a nova mania

Os livros de colorir para adultos já venderam milhares de cópias no mundo todo. As imagens são basicamente de jardins extremamente detalhados e quando você terminar a sua página parecerá o vitral de uma igreja. Os benefícios que esse tipo de exercício artístico traz justifica o tamanho da fama.

Os benefícios dos livros de colorir para adultos

O grande diferencial desse novo passatempo é que ele exige paciência, concentração e atenção aos detalhes. Todas essas coisas costumam ser perdidas no nosso cotidiano pela nossa rotina. Parece que temos o Coelho Branco gritando nos nossos ouvidos “é tarde, é tarde, é tarde” e com isso deixamos as pequenas coisas da vida passarem despercebidas.

Livros de colorir para adultos: a nova mania

Entre os muitos benefícios que os livros para colorir podem trazer podemos citar a redução da ansiedade, muito comum nos tempos de hoje, melhora da concentração, aumenta da criatividade que acaba por ativar uma parte do cérebro que para muitos estava sedentária, aumento dos níveis de tolerância e frustração e combate ao estresse.

Outro benefício importante é o aumento da socialização. Até mesmo os tímidos vão querer compartilhar o seu progresso na pintura. Através de fotos no Facebook e Instagram é possível ver o progresso dos amigos e conhecidos e descobrir novas técnicas para realizar a sua obra de arte.

Aprenda a controlar as suas emoções com essas dicas.

Como tudo começou

Livros de colorir para adultos: a nova mania

Uma versão mais interativa na literatura começou com o livro Destrua Este Diário da autora canadense Keri Smith. Depois disso não pararam de surgir versões de livros que apresentavam uma nova roupagem de conexão com os leitores. Mas, a grande pioneira dos livros de colorir para adultos foi a designer gráfica e britânica Johanna Basford.

Basford sempre foi muito elogiada pelos desenhos que fazia que eram basicamente em preto e branco e muitos a incentivaram a expô-los. Depois de alguns trabalhos com a Sony e a Absolut Vodka o sucesso começou e ela passou a disponibilizar alguns desenhos de forma gratuita como papel de parede para computador.

Saiba como usar as cores a favor do seu humor.

Os dois livros de Johanna são Floresta Encantada e Jardim Secreto. Este foi inspirado nos jardins do castelo escocês de Brodick, onde o avô da autora trabalhou como jardineiro durante muitos anos. Já o Floresta Encantada veio logo em seguida inspirado na floresta que cresceu ao redor da casa dos avós de Basford.

Livros de colorir para adultos: a nova mania

Quem mais aderiu aos livros de colorir para adultos?

Bom, vários outros autores, inspirados pelo sucesso de Johanna, resolveram criar os seus próprios livros de colorir para adultos e são opções para todos os tipos e gostos. Até mesmo várias blogueiras entraram na onda como Lia Camargo, Priscila Paes, Isabella, Gabriela Cadamuro, Cynthia Rachel e outras.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta