A forma como nos vestimos e nos comportamos dizem muito sobre a nossa personalidade, por mais que, na maioria das vezes, esse seja um processo inconsciente. A escolha de um look, as defesas de ideais, são maneiras de se expressar e deixam marcas no mundo. Nossa história é marcada por preconceitos e repressões, por isso, os movimentos feministas contribuíram para as transformações ao longo do tempo, e hoje você vai conhecer algumas mulheres que mudaram o mundo da moda!

Uma das peças mais revolucionarias que marcaram o universo fashion foram as calças femininas. Por volta de 1851 surgiu a primeira peça batizada de Bloomer, para ser usada debaixo do vestido ou saia, e ela foi ridicularizada pela imprensa.

Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, com a necessidade de uma roupa confortável para exercer o trabalho dos maridos que estavam nos campos de batalha, as mulheres passaram a usar mais calças. Com o ápice da Segunda Guerra Mundial, em 1939, foi que ela se tornou uma peça realmente necessária, ganhando seu espaço com outras formas e estilos.

A estilista Coco Chanel foi uma das mulheres que mudaram o mundo da moda e também uma das primeiras a usar calças. Ela contribuiu para que as calças femininas deixassem de ser roupa de trabalho para se tornar um item de moda.

Para conhecer outras mulheres que mudaram o mundo da moda e lutaram por tais direitos e influenciaram a nossa liberdade de vestimenta até os dias de hoje, acompanhe até o final. É sempre bom enaltecer personalidades femininas, que fizeram história não só no mundo da moda, mas na luta por direitos iguais também.

Mulheres que mudaram o mundo da moda mary quant minissaia
Estilista Mary Quant com outra mulher com um shorts sobre a mesa. Foto: Dovima-2010 on VisualHunt
  1. Coco Chanel, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda com criações confortáveis e elegantes

Ousada e criativa, Coco Chanel, foi uma estilista francesa muito à frente do seu tempo que prezava pela roupa confortável e ainda assim elegante. Mudou os padrões de vestimenta nos anos 50 e empoderou outras mulheres introduzindo peças tidas como masculinas na alta moda feminina com suas criações.

Gabrielle Bonheur Chanel, começou aos poucos a introduzir peças mais leves, confortáveis e sóbrias a um guarda roupa cheio de corpetes apertados, roupas pesadas, desconfortáveis, volumosas, cheio de fru-frus e chapéus burlescos.

Mulheres que mudaram o mundo da moda Coco Chanel estilista francesa
Coco Chanel. Foto: Dovima-2010 on VisualHunt.com

Além das calças confortáveis, ela popularizou acessórios de moda, que até então só mulheres ricas usavam, os famosos colares de pérolas, apostando em materiais mais baratos para fabricar as peças.

Mulheres que mudaram o mundo da moda Coco Chanel Colar de perolas
Coco Chanel exibindo seus colares de pérolas. Foto: Chariserin on VisualhuntCopy.

O vestido acima do joelho, considerado curto para a época, preto, cor que somente as viúvas e empregadas domésticas usavam, e justo sem nenhum babado, fugia completamente dos costumes e é uma das criações dela usadas até hoje.

Os casacos de tweed e o marinière, que é aquela blusa listrada em preto e branco, foram marca registrada da francesa e inspiraram muitas atrizes consagradas como Audrey Hepburn e Brigite Bardot.

A estilista também transformou as bolsas femininas que tinham alças pequenas, com a criação de alças mais longas de modo que as mulheres pudessem carregá-las de forma mais prática nos ombros.

mulheres que mudaram o mundo da moda bolsa chanel
Tradicional bolsa chanel na cor amarela. Foto: Wen Cheng Liu (Busy) on VisualHunt.com.

Foi a primeira estilista a lançar um perfume, o Chanel Nº 5, o Eau de Parfum, que é uma referência que reina entre tantas outras marcas até os dias de hoje, desde seu lançamento.

Como uma verdadeira revolucionária feminista foi realmente uma das mulheres que mudaram o mundo da moda, inspirando a liberdade inclusive nos fios de cabelo bem curtinhos, sendo lembrada até hoje pelo tão querido corte chanel.

perfume coco chanel nº 5 mulheres que mudaram o mundo da moda
Perfume Coco Chanel Nº5. Foto: Neal. on VisualHunt.com
  1. Mary Quant, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda com a minissaia e o hot pants

Responsável pela criação da minissaia e pela popularização do Hot Pants, a estilista britânica Mary Quant, introduziu roupas mais jovens, coloridas e divertidas no guarda roupa feminino, sendo também uma das mulheres que mudaram o mundo da moda.

Mary Quant mulheres que mudaram o mundo da moda
Mary Quant, estilista britânica com uma modelo de criação. Foto: Dovima-2010 on Visualhunt.com.

Inconformada com a moda do seu tempo criava suas roupas e, aos poucos, decidiu vender as peças também. A primeira loja dela Bazaar, localizada na famosa King´s Road, em Londres, em poucos anos já tinha 150 filiais na Inglaterra, 320 nos EUA e milhares de pontos de venda no mundo todo, se tornando o símbolo da vanguarda nos anos 60 e 70.

mulheres que mudaram o mundo da moda mary quant
Estilista britânica Mary Quant. Foto: Dovima-2010 on Visualhunt.

Suas saias de 30 cm eram usadas com camisetas justas e botas altas. Em 1966 a rainha Elizabeth II condecorou Quant com a Ordem do Império Britânico, prêmio que ela recebeu vestindo uma de suas criações.

Mary Quant mulheres que mudaram o mundo da moda
Mary Quant de minissaia e bota cano longo sentada em uma cadeira com um jornal em mãos. Foto: Dovima-2010 on VisualHunt.com.

Leia também: Moda anos 60 – Décadas da Moda

  1. Elsa Schiaparelli, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda e da arte

Antes de se tornar um ícone fashion nos anos 20 e 30, Elsa Shiaparelli chocou a sociedade conservadora publicando um livro de poesia erótica. Enviada para um convento pela família, ali permaneceu até se declarar em greve de fome. Aos 22 anos foi trabalhar de babá em Londres, onde teve o primeiro contato com o mundo da moda.

A estilista italiana foi uma das mulheres que mudaram o mundo da moda, e também o da arte. Influenciada pelos movimentos artísticos do cubismo e do surrealismo, contratou artistas plásticos e outros criadores famosos como o grande pintor Salvador Dali e Jean Cocteau, para criarem acessórios e tecidos para sua loja chamada Pour le Sport, inaugurada em 1928.

elsa schiaparelli mulheres que mudaram o mundo da moda
Croqui de Elsa Shiaparelli. Foto: carbonated on VisualHuntCopy.

Elza ofereceu as mulheres uma nova opção de vestir. Em 1933, introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizariam a moda até o chamado New Look. Lançou broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, implementou cadeados nos casacos e ainda popularizou o tingimento de peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal e também bordava em suas roupas os conhecidos signos do zodíaco. Além de criar o tom de rosa conhecido como “rosa choque”.

  1. Carmen Miranda, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda com sua extravagância

carmen miranda atriz luso-brasileira acessórios exóticos mulheres que mudaram o mundo da moda
Carmen Miranda com acessórios exóticos. Foto: x-ray delta one on Visualhunt.com.

A cantora, dançarina e atriz luso-brasileira, apelidada como Brazilian Bombshell, ficou conhecida por seus exóticos figurinos composto por top cropped, saia longa, mix de colares e chapéu de frutas. Carmen Miranda fez carreira artística no Brasil e Estados Unidos entre 1930 e 1950, sendo uma das primeiras referências da moda.

Seus figurinos diferenciados para a época fez dela uma das mulheres que mudaram o mundo da moda e do show business. Alguns confeccionados por ela mesma ou então customizados. Grande parte deles estão no Museu Carmen Miranda, no Rio de Janeiro. Esses traços de brasilidade, provenientes de sua baiana estilizada, contribuem para a formação de uma identidade nacional que até hoje é concebida e, muitas vezes, estereotipada.

carmen miranda e sua coleção de sandálias exuberantes mulheres que mudaram o mundo da moda
Carmen Miranda e sua coleção de sandálias plataforma. Foto: thefoxling on VisualhuntCopy.

Nos anos 40, Carmen Miranda, fez tanto sucesso divulgando a cultura latina no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão que conquistou o maior salário pago a uma mulher.

Carmen Miranda atuando no filme Week-End in Havana mulheres que mudaram o mundo da moda
Carmen Miranda com acessórios extravagantes atuando no filme “Week-End in Havana”. Foto: Movie-Fan on VisualHunt.com.
  1. Marilyn Monroe, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda com sua sensualidade

Com seus emblemáticos vestidos apertados na cintura e peças que realçavam o corpo, o estilo da diva norte-americana foi idolatrado nos anos 50. Até seus paletós eram justos e apertados na cintura. Suas calças eram curtas ou acima do tornozelo. Esse foi o principal legado da atriz à indústria da moda.

Marilyn Monroe foi de fato uma das mulheres que mudaram o mundo da moda ao se tornar um ícone da cultura pop e um dos maiores símbolos sexuais da história. Ela não seguia tendências e sabia muito bem quais roupas lhe favoreciam.

Desde o peculiar loiro platinado de seus cabelos ondulados, lábios voluptuosos pintados com um intenso batom vermelho até seus saltos de agulha, criou um estilo novo para sua época que segue sendo referência de sensualidade à indústria da moda até os dias de hoje.

Sua influência era tanta que bastou ela dizer que “Apenas duas gotinhas de Chanel nº5” era a única coisa que ela usava para dormir, que a marca francesa passou a ser uma das mais vendidas no mundo.

Marilyn Monroe mulheres que mudaram o mundo da moda
Marilyn Monroe sobre o respirador do metrô de Nova York nas filmagens de “O pecado mora ao lado”. Foto: MTAPhotos on VisualHuntCopy.
  1. Vivienne Westwood, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda com referências punk

Excêntrica, provocadora e irreverente, a estilista britânica foi precursora do movimento punk na moda e redefine constantemente a maneira como nos vestimos, tendo recebido além de todo respeito e reconhecimento global, o título de Dama do Império Britânico pela sua influência na moda.

Após a febre do punk, nos anos 80 ela transformou as ombreiras masculinas muito presentes e as crinolinas em peças sensuais que chamavam atenção para as curvas. E, é claro, não podemos deixar de citar que ela lançou os icônicos sapatos estilo “cavalo de pau”.

Leia também: Moda anos 80 – Décadas da Moda

Nos anos 2000, Vivienne Westwood passou a criar coleções com uma pegada política, especialmente para falar de questões ambientais. Passou a estampar nas roupas slogans provocativos como forma de protesto e sem dúvidas é uma das mulheres que mudaram o mundo da moda.

mulheres que mudaram o mundo da moda vivienne westwood
Estilista britânica Vivienne Westwood. Foto: Tradlands on Visualhunt.com.
  1. Diane Von Furstenberg, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda com o vestido envelope

Se é para falar de mulheres que mudaram o mundo da moda, temos que falar da estilista belga naturalizada estadunidense Diane Von Furstenberg, uma das criadoras mais importantes dos anos 70 e 80.

Leia também: Moda anos 70 – Décadas da Moda 

Ela lançou os famosos power rings, anéis feitos com grandes pedras e criou o wrap dress, ou vestido envelope, que em meados de 1976, chegava a vender quase 25 mil unidades por semana, conquistando Nova York e a Europa.

O vestido envelope original, principal criação dela no mundo da moda, foi confeccionado em algodão, sendo cruzado na altura dos seios e fechado por um laço na altura da cintura. Democrática e feminina, a peça se ajustava com perfeição a todos os corpos.

O sucesso era tanto que nessa época ela ficou conhecida pela máxima “Fell like a woman, dress like a woman” (Sinta-se como uma mulher, vista-se como uma mulher), tornando-se um must-have atemporal, já que realçava as curvas femininas de forma elegante.

A designer se reinventou inúmeras vezes, lançou óculos, lenços, cosméticos, perfumes, além de bolsas e malas. Vendeu seu negócio em 1983, foi trabalhar como editora em Paris e retornou aos Estados Unidos em 1992 para novamente vestir as mulheres com o modelo então já considerado clássico.

Além de influenciar o mundo da moda, ela participa de iniciativas de empoderamento feminino. Entregando todas as ferramentas necessárias “para a mulher ser o que ela quiser”, como ela mesmo define, contribuindo para um mundo mais igualitário.

mulheres que mudaram o mundo da moda Diane Von Furstenberg
Estilista belga Diane Von Furstenberg com seu famoso vestido envelope. Foto: Dovima-2010 on VisualHunt.
  1. Naomi Campbell, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda por sua influência negra

A top model e atriz britânica iniciou sua carreira aos 15 anos e se destacou nos anos 80 e 90, sendo a primeira mulher negra a protagonizar a capa da Vogue e na TIME, além de ter protagonizado cerca de 500 capas de revista e ter posado para as maiores campanhas de marcas como Versace e Prada.

Naomi é um verdadeiro símbolo de representatividade negra e merece ser lembrada como uma das mulheres que mudaram o mundo da moda. Trilhou um caminho de muito sucesso, reconhecimento, e conquistou o espaço que ocupa hoje, abrindo portas para muitas outras modelos negras que sonham em seguir essa carreira.

Homenageada pelo Council of Fashion Designers of America, em 2018, Naomi Campbell recebeu o prêmio de Ícone de Moda e está envolvida na luta pela diversidade e pela igualdade na indústria.

Naomi Campbell mulheres que mudaram o mundo da moda
Top model Naomi Campbell, grande influência negra no mundo da moda. Foto: Renan Katayama on Visualhunt.
  1. Gisele Bündchen, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda com sua beleza e humildade

A única übermodel (em alemão significa a maior de todas) do planeta, termo criado pela revista norte-americana New York Magazine para designar, especificamente, o status alcançado por Gisele, é brasileira.

Com 1,80m de altura, Gisele Bündchen consagrou uma era de “modelo sexy” para a indústria. Até então o símbolo de beleza eram mulheres muito magras, com aspecto até pouco saudável. Mas antes de se tornar uma das mulheres que mudaram o mundo da moda, ela foi negada para diversos trabalhos, principalmente pelos seus seios fartos, considerados fora do padrão da época.

Influente pelo seu comportamento e pela sua beleza, tanto nas passarelas com um caminhar único como fora delas, a modelo estrelou milhares de campanhas e foi tida como a top model mais bem paga de 2014 a 2016. Em 2007, sua fortuna foi avaliada em 150 milhões de dólares, e ela apareceu no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo.

Ela possui uma linha de sandálias Ipanema, em que parte das vendas são doadas para projetos que ajudam a proteger a Floresta Amazônica. Esta e outras iniciativas lhe designaram também o posto de Embaixadora da Boa Vontade, em 2009, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente por seu engajamento em causas ecológicas.

Gisele Bundchen mulheres que mudaram o mundo modelo brasileira
Gisele Bündchen exibindo suas curvas em uma de suas campanhas internacionais. Foto: jccchou on Visualhunt.com.
  1. Winnie Harlow, uma das mulheres que mudaram o mundo da moda ao representar pessoas com vitiligo

Winnie é a primeira modelo a quebrar todos os tabus na moda e ter reconhecimento mundial, sendo porta-voz do público com vitiligo, uma doença que causa a perda gradativa da pigmentação, gerando manchas pelo corpo.

A canadense enfrentou muitos preconceitos devido a sua condição durante a infância e tem ajudado a explicar muitos mitos sobre a doença, principalmente depois da sua participação no reality show norte-americano America´s Next Top Model.

A partir dessa exposição, ela se tornou querida pelo grande público por seu carisma, além de ser uma das mulheres que mudaram o mundo da moda. Participou de inúmeros desfiles, estrelou diversas campanhas publicitárias, quebrando padrões na indústria fashion com muita atitude.

Ao falar abertamente sobre o vitiligo e celebrando a autoaceitação, Winnie tornou-se um exemplo de inspiração e positividade.

“Eu não ´sofro’ de vitiligo, eu não sou uma ´modelo com vitiligo´. Eu sou Winnie, eu sou uma modelo, e, por acaso, eu tenho vitiligo. Parem de colocar esses títulos em mim ou em qualquer outra pessoa. Eu não estou sofrendo!”, desabafou ela em uma entrevista.

Winnie Harlow mulheres que mudaram o mundo da moda
Winnie Harlow, representante do público com vitiligo na moda. Foto: wallpapercave.

O segredo das mulheres que mudaram o mundo da moda

Estas e outras tantas mulheres que mudaram o mundo da moda tem algo em comum, elas tiveram coragem para seguir os seus sonhos, mesmo sabendo que enfrentariam muitos desafios para mostrar ao mundo seus talentos, seja desenhando um novo estilo de roupa ou em defesa de seus ideais.

Que a beleza e atitude dessas mulheres que mudaram o mundo da moda sejam fonte de inspiração para as próximas gerações.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui