Cheirinho de roupas perfumadas no armário é uma delícia, no entanto você sabia que quanto mais lavamos as roupas, mais elas se desgastam?

Quem tem problema com mofo nos armários sabe como é desagradável se deparar com odor malcheiroso, mesmo colocando naftalinas ou bolinhas de cedro, para tudo quanto é lado.

Algumas dicas simples como abrir os armários e gavetas ao menos uma vez por semana por algumas horas para que o ar possa circular; deixar as roupas expostas ao sol a cada seis meses; não guardar a peça assim que acaba de usar, pois ela pode estar úmida da chuva ou devido a transpirações ao longo do dia, pode ajudar a prevenir o problema, guarde apenas quando ela estiver completamente seca.

Em outros casos, utilize alguns truques para driblar este contratempo!

closet feminino roupas perfumadas no armário dicas
Foto: Freepik

Confira 4 dicas simples que vão te te ajudar a manter as suas roupas perfumadas no armário:

1) Como manter roupas perfumadas no armário com bicarbonato de sódio 

Essa dica é para aqueles dias em que você usou a roupa, mas ela não está necessariamente suja. Dá para usar mais uma vez antes de lavar, mas antes de guardar no armário aplique essa solução para conservar o cheirinho gostoso.

Você vai precisar de:

– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

– 2 colheres de sopa de amaciante de roupas

– 500 ml de água morna

– Frasco borrifador

Misture o bicarbonato de sódio com a água no borrifador e agite até dissolver bem. Acrescente o amaciante, misture mais um pouco e feche com a tampa borrifadora.

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado para manter a umidade do local. Faça um potinho até a metade com pó e coloque em um lugar onde ninguém vai esbarrar. Quando formar pequenas bolinhas, é hora de trocar. Essa solução substitui os antimofos descartáveis e ajudam a deixar as roupas perfumadas no armário.

borrifador roupas perfumadas no armário bicarbonato de sódio vinagre amaciante
Foto: Freepik

Leia também: 10 dicas para deixar o seu lar impecável

2) Como utilizar o vinagre para manter roupas perfumadas no armário

Acontece de as vezes guardarmos roupas um pouco úmidas, neste caso prepare uma mistura de vinagre branco dentro do borrifador, espirre na peça e deixe secar para acabar com o cheiro de guardado.

O vinagre é ácido e inibe o desenvolvimento de fungos!

Para manter as demais roupas perfumadas do armário, esvazie as gavetas ou armários e espirre a solução para todos os lados. Em seguida, passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas.

closet aberto para limpeza roupas perfumadas no armário
Foto: Freepik

3) Ambientadores naturais

Você também pode fazer o seu próprio ambientador para deixar as roupas perfumadas no armário ou gaveta e ainda espantar as temíveis traças. A Rafaela Oliveira do canal Organize sem Frescuras dá 5 ideias geniais, dá uma olhada:

4) Algodão, absorvente ou protetor íntimo diário

Uma dica caseira e econômica é espalhar algodões com a sua essência favorita pelas gavetas ou no local em que você guarda suas roupas. Pode ser também uma colônia ou o seu perfume.

Cuidado para não escolher um cheiro muito intenso, pois dessa forma, as roupas ficarão com cheiro muito forte. Lavanda e eucalipto são odores refrescantes, bastante pedidos!

Nunca utilize sabonete para manter as roupas perfumadas no armário, embora seja um hábito muito comum. O sabonete é cheiroso, mas não é recomendado pois traz umidade para dentro do móvel, além de manchar suas roupas.

Outra alternativa prática e funcional é o absorvente ou protetor íntimo diário. Embebede sua essência preferia, ou até mesmo amaciante de roupas, no item e fixe-o com a própria cola, nas paredes internas do armário.

algodão aromatizador roupas perfumadas no armário
Foto: Freepik

Dicas extras: detalhes na decoração também influenciam na umidade, se possível, substitua pisos quentes por pisos frios. Afaste o móvel 5 cm da parede, assim se ocorrer alguma infiltração, seu móvel estará protegido e suas roupas perfumadas no armário. E dê preferência a persianas a cortinas pesadas, assim o ambiente fica menos abafado.

 

Qual dica te ajudou mais?  Tem outras dicas de como manter o cheiro de roupas perfumadas no armário? Compartilhe conosco!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui