Daqui a pouco o verão está batendo na nossa porta com tudo o que tem direito e você precisa começar a se preparar para por aquele biquíni. Além de exercícios físicos diários e uma dieta balanceada, você pode dar uma forcinha ao seu organismo e tomar chá de hibisco. Assim, aquelas gorduras indesejáveis serão mandadas pro espaço.
Saiba agora quais os benefícios que o chá pode proporcionar a sua saúde.
A composição do chá de hibisco
Você, certamente, já deve ter visto uma flor chamada hibisco, que cresce em diversos jardins e que tem várias tonalidades de cores, mas a mais comum é a rosa. Venho dizer que de nada adianta assaltar a muda do vizinho e levar para o fogão. Não é dessa flor que estamos falando.
O chá é preparado com o botão de um outro tipo de flor também chamada de hibisco. Ela é rica em substâncias antioxidantes como os flavonoides. Eles conseguem reduzir o efeito inflamatório causado pelo tecido adiposo e assim, melhora a saúde como um todo, além de retardar o envelhecimento celular e prevenir o câncer.
Os benefícios do chá de hibisco
Veja quais são os benefícios do chá de cavalinha.
Reduz o acúmulo gordura
Preste atenção! O chá de hibisco não tem o poder de eliminar o acúmulo de gordura como muitos dizem por aí. O que ele faz é reduzir a quantidade de gordura que é armazenada. Muita coisa vai depender do seu tipo de alimentação. O que o chá faz é reduzir a maturação das células de gordura. Assim, ela não estará pronta para guardar a gordura, evitando o aumento do tecido adiposo.
Descubra quais são os chás aliados da perda de peso.
Ação diurética
O grande problema do processo inflamatório ocasionado pela gordura é a retenção de líquidos, nos deixando inchadas. Isso também provoca as temidas celulites. O chá de hibisco consegue ter ação direta na aldosterona, um hormônio que é secretado pelas glândulas suprarrenais e que fazem o balanço eletrolítico do corpo.
Controla o colesterol
Um estudo comprovou que o chá de hibisco contém propriedades que reduzem os níveis do colesterol ruim, o LDL, e também aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol. Em consequência disso, o chá consegue promover outro benefício: o controle da pressão arterial. Portanto, ele pode ser um bom amigo para quem sofre com a hipertensão.
Faz bem ao cérebro
Por causa da presença de vitaminas do complexo B como as vitaminas B1 e B2, o chá de hibisco consegue participar ativamente da melhora da oxigenação dos tecidos e do metabolismo de glicose. Esses dois itens são essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, a vitamina B1 age diretamente na manutenção das funções neuronais.
Como tomar o chá de hibisco
O ideal é que você tome apenas 200 ml de chá de hibisco por dia. Ele deve ser preparado em forma de infusão, adicionando de 4 a 6 g da flor seca, o equivalente a 1 colher de chá ou 3 sachês. Qualquer chá feito com sachê deve ser mais concentrado, já que dentro do saquinho também há talos e folhas.
Quais os riscos e contraindicações do chá de hibisco
Gestantes e lactantes não devem ingerir o chá. Ainda não é certeza, mas já há estudos que mostraram a capacidade mutagênica do hibisco. Isso poderia prejudicar a formação e desenvolvimento do feto. O consumo em excesso do chá de hibisco pode provocar desidratação e perda de eletrólitos já que uma de suas características é ser diurético.
Veja como funciona a Dieta do Chá Verde.