Início Noivas Convite de Casamento – Modelos e Dicas

Convite de Casamento – Modelos e Dicas

Um dos detalhes mais importantes do casamento é o convite para o evento. É por ele que os convidados vão identificar não só a data, o horário e o local do casamento, mas também o estilo do casal – religioso, descolado, romântico, tradicional ou moderno.

O convite é o espelho de todo o casamento, por isso o casal deve se atentar para o modelo, qualidade do papel, textura, cor, desenhos, fonte das letras e, até mesmo, a dobra do papel.

Depois de decidir qual o tipo do casamento e o número de convidados, é a hora de visitar vários fornecedores para encontrar o convite que mais agrada ao casal.

Uma sugestão para não ter correria é decidir o modelo, pelo menos, seis meses antes do casamento. Escolha não só o preço mais barato, mas também uma empresa que seja da sua confiança para não ter surpresas negativas e dores de cabeça com erros e atrasos.

O tempo é essencial. Lembre-se de que o convite deve ser enviado aos convidados com mais de um mês de antecedência, pois as pessoas precisam se organizar para ir ao seu evento.

Convite de casamento azul
Convite de casamento azul – Foto: Freepik

Convite de Casamento – A qualidade do papel faz diferença

É possível encontrar diversos tipos de papel para fazer o convite de casamento. Desde os tradicionais Offset até papeis reciclados ou de algodão, há muita variedade para se escolher.

Muitas empresas oferecem o serviço de confecção dos convites pela internet, mas, se você puder, separe algumas horinhas para ir a uma dessas empresas e tocar os papeis para sentir a diferença. A cor do convite também pode parecer diferente fisicamente do que você vê pelo site.

Um tamanho médio, de 10 X 15 cm, normalmente é utilizado para casamentos pequenos ou médios. Já um convite maior, de 20 X 25 cm, é mais indicado para festas grandes com muitos convidados.

  Músicas para Casamento - Guia da Noiva

Atualmente, há convites mais cumpridos e sem dobras, apenas um envelope estilizado. São mais indicados para casamentos mais informais. É comum o casal incluir pequenos cartõezinhos para os convidados entrarem na festa e um outro com as lojas onde estão as listas de presentes.

Convites de casamento com folhas
Convites de casamento com folhas – Foto: Freepik

Dica: Aproveite e confira nosso artigos sobre os vestidos de madrinha de casamento.

Convite de Casamento – Qual texto devo colocar?

Tradicionalmente, é preciso colocar no convite o nome dos noivos, dos pais dos noivos, a data, o horário e o local da cerimônia e da recepção, se houver. Fora isso, o casal deve pode colocar um texto que demonstre a felicidade em se casar.

Pode ser uma frase de um autor que fale sobre o amor, se o casal for mais romântico; uma passagem da bíblia, para um casal mais religioso; uma letra de uma música, para um casal mais informal; ou mesmo uma piadinha ou um texto mais engraçadinho, para noivos descontraídos.

Se os noivos forem mais decididos, podem levar o texto que escolherem para a empresa que fará os convites, mas, se não tiverem uma ideia certa, podem observar exemplos de outros casais para escolher a frase ou o texto que melhor demonstra a importância do casamento para os dois e a felicidade em receber os convidados nesse momento de alegria e de união.

Convite de casamento rosa
Convite de casamento rosa – Foto: Freepik

Convite de Casamento – Tipo da letra ou fonte

Assim como as fontes que temos em um programa de computador, há centenas de tipos de letras que podemos usar em um convite de casamento. A maioria dos casais preferem as letras cursivas, que se assemelham a letra de próprio punho, com um leve itálico (que é aquela inclinação à direita. Mas isso não é obrigatório.

  Vestidos de Noiva 2013 - Modelos e Dicas

As letras mais cheias de voltas e de curvas, principalmente nas letras maiúsculas, indicam um casamento muito formal e pomposo. As letras mais lisas (sem esses adereços) e mais arredondadas são mais modernas e confortáveis para a leitura. Essas são uma excelente opção para casamentos mais irreverentes e descontraídos.

Convite de casamento natureza
Convite de casamento natureza – Foto: Freepik

Convite de Casamento -Tradicionais são Clássicos

Os convites de casamento mais tradicionais seguem a fórmula: branco com letra cursiva e envelope rendado. Mas há variações. O papel pode ser off-white, perolado ou um branco escurecido.

A letra não precisa ser tão cheia de voltas. E o envelope pode ser um diferencial. Há casais utilizando até mesmo envelopes pretos com as iniciais dos noivos em hot stamp – tipo de impressão que deixa a letra em relevo e de mais brilhante do que o papel.

É comum que os convites clássicos não tenham dobra ou se assemelhem a um cartão de agradecimento com uma dobra à esquerda. O papel utilizado nos convites tradicionais é o Offset.

E muitos casos, o convite ou o envelope é finalizado com um laço de cetim da cor principal do casamento, em geral, lilás, vermelho, azul bebê ou verde.

Convites de casamento bonito
Convites de casamento bonito – Foto: Freepik

Convites Modernos são mais Personalizados

Personalizar tem sido a palavra mais usada pelos noivos nas escolhas para o casamento. Desde o tipo de festa até os detalhes, o que os casais querem é ter um evento único.

Nos convites, isso se traduz em novidades que se precisam ser criadas a partir das ideias do casal. Os convites mais modernos estão utilizando fotos dos noivos, normalmente em preto e branco, produzidas especificamente para o convite.

Com a onda ecológica, muitos casais estão optando por usar materiais mais naturais até mesmo para convidar as pessoas para o casamento.

  Maquiagem para Madrinha de Casamento - Dicas, Fotos e Tutoriais

Para esses casais, há envelopes em papel vegetal, convite em papel reciclado e laço em palha finalizado com uma canela em pau. Além de charmoso, o convite fica na moda com a preservação ambiental.

Convite de casamento com letras delicadas
Convite de casamento com letras delicadas – Foto: Freepik

Criatividade: o céu é o limite

Depois de ver tantos papeis, cores, envelopes e fontes, fica difícil escolher. Ainda mais quando se sabe que tudo isso pode não ser o seu estilo e você pode usar a sua criatividade para fazer um convite completamente diferente.

Foi assim que surgiram os convites com caricaturas dos noivos e se tornaram uma febre entre os casais mais despojados. Há empresas que oferecem esse tipo de desenho sem cobrar muito mais por isso.

Outros fazem somente um desenho de uma noiva e de um noivo mais genérico, sem ser idêntico ao casal. Uma novidade que altera bastante o convite é o cartoon, uma história em quadrinhos da união do casal.

Além de ser o máximo da personalização, por contar a trajetória dos noivos, ainda é um convite lindo para os convidados receberem. Tenha certeza de que, apesar de ser mais caro, será um convite para guardar pela vida toda.

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui