Músicas para Casamento – Guia da Noiva

A escolha das músicas para casamento deve ter tanta importância quanto a festa em si. Ela deve retratar a história do casal; deve ter um significado para eles. Ainda nos dias de hoje as mais pedidas são músicas internacionais. A clássica marcha nupcial também está super em alta. Tem noiva que não dispensa de jeito nenhuma entrar na igreja ao som do velho “Tam tam tam”.

Ao se escolher as músicas para serem tocadas durante a cerimônia a primeira coisa a ser levada em consideração é o gosto dos noivos. Ela deve significar algo para o casal ou representar aquele ou outro momento da vida deles. Outra coisa a ser pensada é o jeito que as músicas serão tocadas. Elas serão gravações das músicas originais? Será ao vivo?

As músicas ao vivo ainda emocionam, e muito, os convidados. Se você escolher por esse tipo de som. Analise algumas situações:

Repertorio: será tradicional, não tradicional ou misto? Aqui, é importante levar o seu repertorio a igreja para eles avaliarem, pois algumas instituições religiosas não permitem músicas populares.

Como a música será executada: será instrumental? Instrumental e vocal?

Ao escolher pelo instrumental e vocal deve-se se atentar a quantidade de integrantes, e, com certeza, ouvi-los nos ensaios antes da cerimônia. Em algumas religiões, a noiva deve cantar para o noivo. Essa é a forma que ela tem para dizer a todos ali presentes o quanto ela o ama. Geralmente, são feitos vários ensaio para esse momento. Afinal, não pode desafinar não é?

Não só com a música a ser tocada durante a cerimônia, os noivos também devem escolher o repertório a ser tocado durante a festa. Aqui a escolha das músicas é bem diferente. Em quanto na cerimônia a musica deve representar o casal, na festa deve ser o contrario. Nesse momento deve levar em consideração o gosto dos convidados.

  Organização de Casamento - Checklist Completo

Acompanhe esse guia para fazer bonito em ambas as ocasiões:

Para as músicas a serem tocadas durante a cerimônia, geralmente elas têm momentos pré-definidos. São eles: entrada do noivo, entrada dos padrinhos, entrada da noiva, entrada de pajens de damas de honra, benção das alianças, cumprimentos finais e saída dos noivos.

Abaixo vamos listar as músicas para casamento mais comuns em cada situação:

Músicas para Entrada do Noivo

Geralmente o noivo pouco participa da organização do casamento. Então nesse quesito a variedade é grande. Veja abaixo as mais utilizadas:

1- Bolero –Ravel

2- Unforgiven – Metallica

3- I don’t wanna miss a thing – Aerosmith

4- Ameno – Grupo Eva

5- Con te partiro – Andrea Bocelli

Músicas para Entrada dos Padrinhos

Aqui é levada em consideração a amizade dos noivos com os padrinhos. Por isso são músicas menos marcantes. Veja as mais usadas:

1- Conquista do Paraíso – Vangelis

2- Perhaps Love – John Denver e Placido

3- My Way – Frank Sinatra

4- Only Time – Enya

5- Divertimento – Saint Preux

Músicas para a Entrada da Noiva

Aqui é o ápice da cerimônia. É escolhida uma música marcante, que esteja a altura da rainha da noite. Veja as mais pedidas:

1- Marcha Nupcial – Mendelson (muitas vezes ela é tocada ao vivo)

2- Nona Sinfonia – Beethoven

3- Eu Sei que Vou te Amar – Tom Jobim

4- I don’t Wanna Miss a Thing – Aerosmith

5- Your Song – Elton John

Músicas para a entrada dos Pajens e Damas de Honra

Aqui é o momento mais puro da cerimônia. Geralmente os personagens que fazem essa representação são crianças. Devido a isso a música tende a ser leve. Veja as mais usadas:

  Como escolher o vestido de madrinha ideal para você

1- Tema da animação a Bela e a Fera

2- Tema da animação Aladdin

3- Tema da animação O Rei Leão

4- Primavera – Vivaldi

5- Arioso – Bach

Músicas para a Benção das Alianças

Aqui são escolhidos temas religiosos por ser um momento solene, onde o padre ou a figura religiosa é o protagonista. Veja as mais pedidas:

1- Ave Maria – Gounod

2- Jesus Alegria dos Homens – Bach

3- Agnus Dei – Michel Smith

4- Pai Nosso – Mallote

5- Deus de Promessas – Toque no Altar

Músicas para os Cumprimentos Finais

Aqui a música tem a função de quebrar o clima de silencio quando os noivos vão cumprimentar pais e padrinhos. Veja as utilizadas:

1- My heart Will Go on – Celine Dion

2- Vivo per lei – Andrea Bocelli

3- Nessum Dorma – Puccini

4- Intermezzo – Cavalleria Rusticana

5- All I ask you – do filme O fantasma da ópera

Músicas para Saída dos Noivos

Aqui são pedidas músicas mais animada para preparar os convidados para a festa. As mais pedidas são:

 1- Viva La vida – Coldplay

2- Livin La vida loca- Rick Martin

3- Can’t take my eyes off you – Frankie Vali

4- Beautiful day – U2

5- Ain’t no montain high enough – Marvin Gaye e Tammi Terrell
Depois de escolher as músicas a serem tocadas durante a cerimônia, é hora de escolher as que serão tocadas durante a festa. Aqui o gosto pessoal deve ser deixado de lado e pensar nos convidados que ali estarão. Opte por músicas ecléticas, de ritmos variados, assim, a chance de agradar boa parte dos presentes é maior.

  Agenda da noiva: Organize o seu casamento em 1 ano

A melhor saída aqui é fazer a contratação de um DJ. Esse profissional tem feeling para saber quando tocar determinado ritmo e sabe alternar entre um ritmo e outro quando sentir que a festa está “morna”. Quando contratar o DJ, confie no trabalho dele e o deixe a vontade para tocar o que quiser. Só assim ele saberá exatamente como conduzir a festa. Deixe-o a vontade também para tocar o que a galera pedir. Para a festa de casamento ficar ainda mais divertida, você poderá distribuir artigos para festa entre os convidados, assim como máscaras,confete, óculos engraçados.A diversão será garantida.

Seja a música para a cerimônia ou a música a ser tocada durante a recepção, o importante é que os noivos façam as escolhas com antecedência. Pois a música tem o poder de exaltar ou arruinar um evento.

A pessoa a mais indicada para fazer essa escolha é a noiva, que a pessoa mais sensível e tem maior flexibilidade para aceitar opiniões. Caso o noivo queira participar, será muito bem vindo, mas o bom gosto e o bom senso devem ser muito bem trabalhados! E caso opte por músicas ao vivo, escolha muito bem o profissional que irá representar esse momento tão especial.

Não se  preocupe tanto em agradar a todos, mas viva esse dia intensamente. Afinal, o dia é seu!

Separei mais esses conteúdos para você:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui