O melhor leite para a sua saúde

Difícil é, escolher hoje em dia, qual o melhor alimento para você e sua família. Um dos que mais são consumidos no mundo inteiro, é o leite nosso de cada dia. Usamos ele em quase tudo: bolos, pães, biscoitos, vitaminas mingau e vários outros alimentos que para serem deliciosos como são, o leite como ingrediente é essencial. O problema todo é: com tantas opções, qual é o melhor para o consumo?

Pergunta muito difícil. O tradicional leite de vaca é constituído por 90% de água e o restante fica dividido entre diversos nutrientes como a gordura, o carboidrato e o indispensável cálcio. O leite é realmente uma boa fonte desse mineral, mas é preciso lembrar que existem outras tão boas quanto ele como as folhas de cor verde escura como a couve. Mas, voltando ao leite, além de prevenir a osteoporose, ele consegue nos dar uma boa noite de sono graças ao triptofano em sua constituição.

O melhor leite para a sua saúde 4
Foto: Freepik

Leite Integral

Esse é o mais comum de todos e é claro, o mais vendido e consumido. Ele contém grande parte dos nutrientes encontrados no leite da vaca natural e não passa por nenhum processo para remover a gordura. Mas, é preciso observar a sua classificação quanto a quantidade de micro-organismos próprios do leite, que é dividido em tipo A, tipo B e tipo C, em ordem crescente de taxas de bactérias.

Quer perder peso?

Para quem está enfrentando uma dieta ou mesmo uma reeducação alimentar, o leite semidesnatado é a melhor opção. Isso porque, ele consegue manter a mesma quantidade de proteínas e de cálcio com até metade do teor de gordura se comparado ao um leite do tipo integral. Com ele você consegue ter os mesmos benefícios e ainda se sentir mais tempo saciada por causa da gordura que ele contém.

  Saiba Como se Prevenir da Obesidade

Gordura zero

Acho que vocês já imaginaram de qual leite estou falando não é mesmo? O leite desnatado também é bastante indicado para quem está tentando garantir uns quilos a menos na balança. Mas fique atento: o nosso corpo precisa de uma quantidade mínima de gorduras que podem ser conseguidas com o consumo do azeite de oliva, frutas oleaginosas e outros alimentos com boa gordura.

O melhor leite para a sua saúde 1
Foto: Freepik

Sem lactose

A lactose é o açúcar que acompanha o leite, seja de qual tipo for. O problema é que existem pessoas que têm intolerância a esse nutriente e podem sofrer sérios danos na saúde. Existe um pequeno porém nesse leite: ele pode ser sem lactose, mas não está livre de gorduras e portanto, é melhor não abusar. É importante que você observe qual a reação do seu organismo quando ele entra em contato com leite e o grau de intolerância que ele pode ter.

Leite se soja

Muita gente torce o nariz quando escuta falar desse tipo de leite, mas ele não é o bicho papão que parece ser. Ele tem um sabor muito bom e é uma excelente opção para os vegetarianos e também, para aqueles que possuem intolerância à lactose. Ele possui um alto teor de proteínas, mas é pobre em minerais como o cálcio. Ele é ótimo para quem está com altas taxas de colesterol no sangue, pois possui pouquíssima gordura saturada.

Leia também: Veja como usar a soja contra a menopausa.

Leite de quinoa

Ainda pouco conhecido, esse leite ainda vai dar o que falar. Ele possui altas taxas de proteínas, ainda maior do que o leite de soja e possui alto valor nutricional. Possui carboidrato com baixo índice glicêmico, o que significa que o açúcar não vai se transformar em depósito de gordura e o risco de desenvolver uma doença como o diabetes é menor. O melhor de tudo é que ele pode ser feito em casa: basta bater no liquidificador 4 colheres do grão com 1 litro de água (a mistura deve ser fervida antes) e coar numa peneira.

  Tudo sobre Corrimento Vaginal

Leite de arroz

Esse leite não é o melhor para a sua saúde, mas você pode usá-lo para variar um pouco o cardápio. O leite de arroz possui uma quantidade maior de carboidratos do que o leite comum, menos gordura e nenhuma proteína. Ele tem cálcio, que é adicionado pela própria indústria no momento da fabricação. Ele também pode ser feito em casa como o de quinoa, só que aqui serão duas xícaras de arroz, meia colher de sal e uma fava de baunilha.

O melhor leite para a sua saúde 2
Foto: Freepik

Leite de cabra

Esse leite é ideal para quem tem problemas digestivos, pois o seu alto teor de gordura e menor teor da proteína B-lactoalbumina, em relação ao leite de vaca, ajuda o intestino a processar melhor o alimento. O leite de cabra é o mais indicado pelos profissionais de saúde para crianças que apresentam algum problema digestivo. Ele também contém ferro, cálcio, vitaminas B6 e B12, só que em proporções menores que o leite de vaca.

Com mais vitaminas

Também conhecidos como biofortificados é uma excelente opção para quem não tem o hábito de comer frutas, verduras e legumes que são as nossas principais fontes de vitaminas. Ele contém cálcio, ferro, vitamina C e E em maior teor que o leite comum. Também pode ser encontrado na forma integral, semidesnatado e desnatado.

O melhor leite para a sua saúde 3
Foto: Freepik

Leite em pó

Esse tipo também é bastante consumido, principalmente pelos pequenos, pois é possível encontrar inúmeras opções no mercado de leites enriquecidos com uma série de vitaminas e sais minerais. Para quem pensa que o leite em pó é mais saudável que o de líquido, se engana. Eles possuem mais nutrientes porque o corpo sente maior dificuldade em absorvê-los quando vêm do leite em pó e por isso precisam de uma quantidade maior de sais minerais e vitaminas.

  Qual o meu peso ideal?

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui