Você já parou para pensar sobre quando começamos a envelhecer? Sabe qual é o período que inicia a nossa velhice? Tem pensado em como se preparar para esta etapa da vida?

Afinal, não é da noite para o dia que envelhecemos. O processo começa antes do período que pensamos que ele começa. Na realidade, se levarmos em consideração a velhice na prática, ela começa a acontecer desde o momento em que nascemos.

Basta saírmos do útero de nossas mães, para a partir disso o nosso corpo traçar um caminho de envelhecimento. Embora não seja da noite para o dia que vemos os efeitos, eles estão lá, acontecendo, a cada nova célula renovada.

quando começamos a envelhecer
Mulher deitada de bruços enquanto olha para fora da janela e sorri. Foto: Freepik

Sendo assim, é preciso nos atentarmos para cada fase de nossas vidas, a fim de criarmos uma rotina que priorize uma velhice mais saudável e equilibrada. Vamos lá?

Para ler mais tarde: Pesquisa sugere que sorrir envelhece, mas quem liga?

Quando começamos a envelhecer?

Estudos indicam que o período quando começamos a envelhecer, de “verdade”, é a partir da terceira década de vida. Isto é, embora o nosso organismo esteja em constante envelhecimento, desde o nosso nascimento, é a partir dos 30 anos de idade que o processo de envelhecer começa a acontecer de uma maneira mais intensa.

Não é à toa que quando paramos para reparar na venda de cosméticos anti-idade, encontramos diversas opções mais intensivas para a partir dos 30 anos. Antes disso, os cuidados são mais focados com a proteção contra os raios solares e até mesmo com relação às acnes e espinhas presentes em demasia na adolescência.

Isso já nos dá pistas de que é a partir da terceira década de vida que os primeiros sinais podem começar a surgir, como: Manchinhas na pele, fios brancos, diminuição da grossura dos pelos e cabelos, rugas na área dos olhos e em volta dos lábios, etc.

quando começamos a envelhecer
Mulher mais velha olhando o aspecto da sua pele em frente ao espelho. Foto: Freepik

Leia mais: 7 Dicas de decoração para desestressar.

Quando começamos a envelhecer: A corrida pelo crescimento desde o nascimento

A corrida pelo crescimento começa muito cedo, desde o nosso nascimento. Sendo assim, quando começamos a envelhecer, na terceira década de vida, na realidade já estamos “exaustos” de envelhecer e crescer. Isso porque não há um segundo sequer que algo não esteja de fato acontecendo em nosso corpo.

E como um organismo comum, o nosso corpo está gastando energia, se renovando e mudando a cada novo movimento que acontece dentro dele. Até mesmo as batidas do coração podem ser contadas em uma quantidade finita, e a cada novo bombeamento de sangue, mais vamos ficando “velhos”.

quando começamos a envelhecer
Mulher sorridente com batom vermelho posando em frente ao fundo branco. Foto: Freepik

Trata-se de algo inevitável, obviamente. Nem mesmo os equipamentos eletrônicos escapam da velhice. Entretanto, é claro que, como um organismo de fato orgânico, podemos tomar medidas que tornem a nossa velhice mais saudável e agradável. Assim, não importa quando começamos a envelhecer. Na realidade, a atenção deve estar voltada para como envelhecemos. 

Veja também: Alongamento ajuda o bem-estar físico e psicológico

Quando começamos a envelhecer: O segredo da velhice saudável é saber envelhecer

Com certeza você já deve estar cansado de ouvir que o segredo de um envelhecimento saudável é justamente saber envelhecer. Isso é fato! Todo mundo sabe que é preciso praticar exercícios, fazer terapia, comer bem e ter boas noites de sono. Porém, isso não é tudo.

Chocante, não? Mas não podemos deixar de lado que somos seres extremamente sociais e emocionais. E como tais, devemos dar uma atenção para este cuidado também.

Afinal, assim como o nosso corpo inteiro envelhece, a nossa mente também não escapa desse caminho. E ainda: Ela pode ser uma das maiores responsáveis pela saúde que teremos em nossa velhice.

quando começamos a envelhecer
Mulher mais velha apontando para o seu próprio sorriso. Foto: Freepik

Isso porque quando cuidamos de nossa mente, tendemos a dar mais atenção ao físico. Reconhecemos limites e objetivos, metas e sonhos, e assim trabalhamos em prol destas realizações.

Com nossas convicções esclarecidas, traçamos um caminho mais saudável para seguir. Vamos em busca de realizações e sabemos que, no meio do caminho, o nosso corpo também precisa ser cuidado.

Dessa maneira, de nada adianta simplesmente termos uma boa alimentação com exercícios regrados, se não estivermos pensando em nossa velhice. Mas como assim? Bom, se preparar com dieta e atividades físicas é se preparar para ficar velho, mas você tem preparado a sua mente para envelhecer?

quando começamos a envelhecer
Mulher mais velha posando para a foto sorridente e de perfil. Foto: Freepik

Para ler mais tarde: Estresse tóxico: O que é? Como evitá-lo e quais as consequências?

Afinal, preparar-se para ficar velho é uma coisa. Agora, preparar-se para ser uma pessoa velha, é outra bem diferente. E ambos estes pontos precisam estar bem alinhados para que tenhamos uma velhice saudável e feliz.

Sendo assim, agora que sabemos quando começamos a envelhecer, comece a pensar sobre o seu futuro de uma forma que você fará parte dele, e não apenas viverá em um corpo “velho”.

Assim, saiba trabalhar os seus objetivos, sonhos e desejos e crie metas para a sua velhice. Não seja uma pessoa que apenas pensa nos exames de sangue e na conta bancária, mas sim, comece também a pensar no seu psicológico, quando você chegar lá.

quando começamos a envelhecer
Mulher com metade do rosto jovem e metade envelhecido. Foto: Freepik

Trace planos, desenhe estratégias e saiba como curtir a sua vida de maneira saudável. Isso sim é saber envelhecer! Una a mente do envelhecido com o seu corpo que envelhece.

Quando começamos a envelhecer? Nossa velhice depende de nossa juventude

Parece óbvio, mas muitas pessoas apenas pensam em quando começamos a envelhecer e não se dão conta de que nossa velhice é apenas o reflexo da juventude. Por conta disso, vale frisarmos essa informação.

Garanta que a sua juventude seja aproveitada de uma maneira mais apropriada, afinal, o amanhã existe, e ele depende de todos os seus objetivos vividos hoje.

Veja também: Como nossa saúde é afetada pela tecnologia?

quando começamos a envelhecer
Mulher empreendedora trabalhando em frente ao computador. Foto: Freepik

Saiba criar uma rotina que priorize tanto a saúde do seu corpo, quanto da sua mente. Trace metas para as etapas da sua vida e crie fluxos de atividades que sejam gratificantes em curto, médio e longo prazo, isso ajuda quando começamos a envelhecer

Quando começamos a envelhecer: Como você tem envelhecido?

Agora que você já sabe quando começamos a envelhecer, pare e reflita sobre a sua rotina como um todo. Pense sobre como você tem envelhecido e como tem se preparado para esta fase tão importante na vida de qualquer pessoa.

Saiba quais são os seus novos sonhos para a etapa depois da velhice, para assim, se preparar psicologicamente de uma forma muito mais efetiva e saudável. Depois nos conte, nos comentários, como tem sido a sua diária jornada rumo ao envelhecimento!

Leia mais:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui