Sete Atitudes para Viver com Mais Qualidade

Nunca esteve tão na moda ser saudável como nos últimos anos. O vasto número de novas modalidades físicas, novas estratégias médicas, crescimento na pesquisa da indústria farmacêutica e avanço da tecnologia todos voltados para aumentar a expectativa de vida e melhorar a qualidade dela. Existem alguns pequenos hábitos, segundo a ciência, que podem fazer você ter uma vida mais tranquila, feliz e sem muitas idas ao médico.

Sete atitudes para viver com mais qualidade

O casamento

Pesquisas afirmam: casar-se ou adquirir um companheiro aumenta mais anos a sua vida. Um estudo nos Estados Unidos realizado com 4.800 pessoas comprovou que adultos solteiros possuem mais que o dobro de chance de ter uma morte prematura, seja por acidentes ou por doenças.

Sete atitudes para viver com mais qualidade

Beber café

É difícil administrar as propriedades do café. Um dia sai uma pesquisa dizendo que o café faz mal, no outro uma nova pesquisa falando dos benefícios do café. E todas elas são verdadeiras. Não existe um alimento completamente bom ou completamente ruim. O segredo está em comer de maneira moderada, sem exageros. Bebendo cerca de 3 xícaras de café por dia, é possível diminuir o risco de mortalidade em cerca de 12 anos. Outros estudos também citam a cafeína como uma substância que consegue reduzir as chances do indivíduo adquirir câncer de pele ou sofrer um AVC, popularmente conhecido como derrame.

Sete atitudes para viver com mais qualidade

Veja também nosso artigo especial sobre os prós e contras do café.

Deixe o sedentarismo de lado

Não é novidade que muitas doenças estão associadas ao sedentarismo. É comprovado cientificamente que passar longos períodos da vida longe dos exercícios físicos pode ser bastante prejudicial. E você não precisa de grandes esforços para acrescentar mais anos a sua vida: um estudo realizado na Dinamarca em 2012 mostrou que uma corrida leve pode aumentar a expectativa de vida em até 6 anos. Sair do sedentarismo não significa apenas começar a praticar atividades físicas, mas sim com a quantidade de tempo que você passa se movimentando, seja em casa fazendo tarefas domésticas ou no trabalho. Quanto menos tempo você ficar sentado na frente da TV ou da tela do computador, mais tempo vai viver.

  Sofá e pipoca? Curta filmes e séries com mulheres fortes!

Sete atitudes para viver com mais qualidade

Coma mais peixes e nozes e menos carne vermelha

Os peixes, principalmente a sardinha, o salmão e o atum, possuem grande quantidade de uma substância conhecida como ômega 3, que está intimamente ligada à benefícios para a saúde cardiovascular. Um maior consumo desse nutriente na refeição é capaz de adicionar 2,2 anos a uma vida com maior qualidade. Duas porções de peixe por semana já é o bastante para captar uma quantidade adequada para o organismo.

Sete atitudes para viver com mais qualidade

Já as nozes, amêndoas, castanhas e avelãs e outras frutas oleaginosas são ricas em fibras e proteínas, possui uma boa dose de gordura saudável (que reduz o mal colesterol e eleva o HDL) e ainda por cima aumenta o tempo de saciedade. Você passa a sentir menos fome, comer menos e adquire hábitos mais saudáveis. Um estudo observou 120 mil pessoas durante 30 anos e concluíram que as que consumiram alimentos desse grupo todos os dias tiverem 20% menos chance de mortalidade.

Sete atitudes para viver com mais qualidade

Introduza mais frutas e verduras na dieta. O ideal é ingerir, pelo menos 5 porções por dia. Seguindo essa recomendação simples, dá para aumentar em 3 anos a expectativa média de vida do indivíduo. E como era de se esperar, a carne vermelha novamente estrelou como vilã. Estudos comprovam que o consumo em excesso desse alimento ou que contenha proteína animal como ovos, leite e seus derivados, aumenta o risco de morrer de câncer ou por causa do diabetes. Pessoas abaixo de 65 anos que consomem muita carne pode morrer muito mais cedo do que se imagina.

Recomendamos a leitura de: A grande vilã chamada carne vermelha.

Vida saudável

É muito difícil ter hábitos de vida mais saudáveis com tantos apelos das redes de fast food e com tantas maravilhas da tecnologia. Mas, mudar um pouco vai fazer você se sentir mais confiante e segura. Além do mais, apenas 30 minutos de caminhadas leves por dia pode evitar idas constantes ao médico e fortalece o sistema imunológico, deixando a vida com mais qualidade e mais alegria para ser aproveitada.

  Como Salvar meu Casamento?

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui