NadaFrágil.com.br

10 dicas para tirar seu plano de viajar sozinha do papel


Milena Costa

Quando se fala em mulheres viajando sozinha, não é mais questão de preconceito que atrapalha as mulheres, e sim a segurança, ou falta dela, e é isso que impede muitas mulheres de realizarem o sonho de viajar mundo a fora.

Nesse artigo você encontra dez dicas que vão te ajudar a organizar as ideias para finalmente arrumar as malas e realizar seu sonho sem precisar de companhia, afinal não existe companhia melhor que a sua.

mulher viagem

Escolhendo o destino

Você está sozinha, não vai precisar da opinião de ninguém, escolha um destino que realmente te agrade, procure saber sobre os locais mais seguros, movimentados e acessíveis, pesquise muito sobre o lugar, isso por que é importante montar seu roteiro e ter uma ideia de como se virar se tiver algum problema.

Planeje sua viagem

Planejar só ajuda na questão da economia e de outras coisas como saber o que fazer na cidade, planejar é maravilhoso, pois aumenta as chances da sua viajem ser um total sucesso e o melhor é que vai estar sozinha, se mudar de ideia você pode alterar o roteiro.

mulher viagem

Com planejamento você leva a roupa certa para o clima da estação e da cidade, não passa sufoco sem dinheiro, vai saber onde ficar e ter ideia de onde comer, além de não perder nenhuma atração que possa gostar.

Compartilhe o roteiro com alguém

Compartilhar seu roteiro com algum amigo, caso tenha um namorado que vai ficar ou a família, vai te ajudar a ficar mais confiante, o que é ótimo é que com a internet você pode entrar em contato com quem ficar quando quiser.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como amenizar os sintomas do jet lag

Avisar se está tudo bem, se mudou alguma parte do roteiro, e assim tranquilizar as pessoas que ficaram que te amam e ainda se sentir mais segura.

mulher viagem

Use o celular ao seu favor

Viajar sem créditos não é uma boa ideia, tenha um chip pré-pago, os mapas dos lugares que você vai, tudo isso vai estar no seu planejamento, descobrir como chegar nos lugares usando o transporte público da cidade vai tornar sua viagem ainda mais divertida e mais econômica.

Tenha também os números mais importantes, da polícia local, embaixadas brasileiras, do local onde se hospedou. Isso vai te ajudar bastante se tiver algum problema.

mulher viagem

Comunicação

Saber inglês te ajuda a viajar para muitos países do mundo, se não a quase todos, mas muitos países não são tão receptivos a quem não fala o idioma deles, ou simplesmente são como o Brasil, onde a maior parte da população não fala inglês.

Descubra como falar algumas palavras no idioma local, nem que seja um “oi”, “bom dia”, “muito obrigada” isso pode te ajudar a conquistar a simpatia da pessoa mostrando que está aberto a cultura do país. Aprender a pedir alguma informação no idioma também é uma boa ideia.

mulher viagem

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cursos de inglês online e saiba se vale a pena

Hospedagem

Você tem a opção de se hospedar de uma forma um pouco mais cara e ficar sozinha em um quarto de hotel, ou pode optar por ir para um hostel e dividir quarto com outras pessoas, muita gente tem medo dessa opção, mas na verdade não é tão inseguro quanto se acredita.

Para muitas moças o medo é de ser atacada em um quarto coletivo, e isso é compreensível, mas você tem a opção de se hospedar em quartos exclusivamente femininos, a hora do planejamento é a ideal para ver esse detalhe tão importante.

Leve pouca coisa

mulher viagem

Quando se viaja com muita coisa se chama mais atenção, carregar sozinha várias malas é complicado, então para facilitar sua vida, tente levar o mínimo possível, o mais compacto possível, e se você quer comprar coisas no destino, opte por deixar espaço na mala na ida.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como usar melhor o espaço na mala

Peça informação no lugar certo

Não faz sentido você pedir informação pra um cara desconhecido no meio de uma rua deserta, então tente estar bem informada de como a cidade funciona, de como será seu caminho de ida e volta, e se precisar pedir informação opte por fazer isso com a recepção do local que você se hospedou, ou com policiais.

mulher viagem

Tenha bom senso e seja confiante

Acredite ou não, uma postura confiante pode inibir assaltos, tente não deixar tão na cara que é uma moça sozinha em uma cidade desconhecida, tenha uma postura firme e confiante, você não precisa ter medo.

Mas é importante ter bom senso, no Brasil você dificilmente optaria por andar em uma rua deserta a noite por onde nunca passou, não resolva fazer isso se estiver em uma viajem fora do país só porque acha que o exterior é mais seguro.

Bebidas e Dinheiro

mulher viagem

Você pode beber sozinha em um pub ou outro lugar sim, não tem problema nenhum, mas tente não exagerar, ficar bêbada sozinha em uma cidade desconhecida não é boa ideia, saiba como vai voltar para casa. E fique sempre de olho no seu copo para ninguém colocar nada nele.

Evite sacar dinheiro em máquinas a noite, ou sair com seu dinheiro e carteira por aí muito a mostra, tente ser mais discreta nesse quesito, afinal de contas existem pessoas mal intencionadas em qualquer lugar do mundo.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *