NadaFrágil.com.br

7 dicas para Dormir Melhor


Eliana Lee

Uma boa noite de sono é essencial para acordar com disposição para trabalhar, sair, se divertir. A falta de sono é responsável por boa parte dos casos de dores de cabeça, fadiga e estresse, além de ser prejudicial para a memória e para a atenção.

Se você vem sofrendo com insônia há algum tempo, saiba que é hora de começar a cuidar melhor do seu corpo e “ensiná-lo” a dormir. Isso mesmo, pode parecer estranho, mas seu corpo precisa criar o hábito de dormir tranquilamente, relaxando os músculos e renovando você para o dia seguinte.

O que é insônia?Insônia

Você se deita para dormir mas fica virando de um lado para outro durante horas. Quando percebe, dormiu pouco (ou nada) e o novo dia já está batendo à sua janela. O mal estar é geral e fica difícil realizar bem as tarefas do dia a dia.

A insônia atinge uma grande parcela da população mundial e se caracteriza pela incapacidade de dormir naturalmente. Os resultados são sentidos no corpo todo: no sistema cardiovascular, nervoso, nos órgãos internos, no cérebro, na pele e na voz. Portanto, saiba que dormir corretamente é simplesmente primordial para a sua qualidade de vida.

Saiba tudo sobre a insônia.

Dicas para dormir melhor

1. Travesseiro amigo. O travesseiro influencia – e muito – na sua noite de sono. Escolha seu travesseiro com cuidado. Não pode ser alto nem baixo demais e é preciso que seja firme. Nada de escolher aqueles que são extremamente “fofos”; podem parecer confortáveis a princípio, mas farão vocês sentir dores mais cedo ou mais tarde, porque a sua postura vai ficar incorreta durante toda a noite.

2. Procure encontrar sua rotina de sono. Em meio à correria do dia-a-dia, é normal que nos vejamos em situações que comprometem nosso sono “normal”. Ou seja: não se dorme mais como antigamente. O ideal seria simplesmente dormir quando o sono chegasse, mas trabalhamos e/ou estudamos até tarde e o corpo acaba por se acostumar com essa rotina descuidada. O ideal é dormir entre 6 e 8 horas por noite. Se você puder estabelecer um horário para dormir e acordar, melhor ainda. Nos dias em que puder dormir até mais tarde, não exagere: apesar de ser delicioso, pode fazer com que você sinta uma indisposição geral durante o dia inteiro.

Dormir melhor3. Elimine o cochilo da tarde. Pesquisadores defendem que o famoso cochilo de 15 minutos no meio da tarde pode ser benéfico para sua saúde. É claro que esses minutos não podem evoluir para horas de sono. Isso prejudica seu sono noturno e, por consequencia, a insônia se mostrará ainda mais forte. Conforme você perceba que dormir durante o dia está prejudicando sua noite de sono normal, elimine esse hábito e deixe seu sono para o horário apropriado.

4. Invista em banhos, escalda-pés e massagens. Banho quentinho é um ótimo aliado para uma noite de sono bem tranqüila. Se você tiver banheira, ainda melhor: o banho de imersão tem propriedades calmantes e relaxantes que farão você desacelerar. Outra ideia bacana é massagear os pés depois de deixá-los imersos em água morna durante um tempo. Lembre-se: desligue o celular, o computador e a TV e concentre-se em você! No máximo, vale ligar um som ambiente bem calminho.

5. Pratique exercícios físicos. Os benefícios das atividades físicas parecem mesmo não ter fim. A verdade é que “cansar” o corpo de maneira benéfica, exercitando-se pode ser uma ótima maneira de dormir diretinho durante a noite. Lembre-se apenas de se exercitar até quatro horas antes de dormir para dar tempo ao corpo de relaxar e voltar ao estado normal de tranquilidade.

6. Reduza o consumo de estimulantes. Café e chocolate devem ser abolidos daquele lanchinho da tarde, próximo da noite. Bebidas com cafeína deixarão você ainda mais ligada, ainda que você jure que elas não lhe causam efeito algum.

7. Consuma alface. A alface é um calmante natural. O talo da folha possui uma substância chamada lactucina, rica em propriedades calmantes.

Chás e elementos naturais que ajudam a combater a insônia

É sabido que o chá é uma bebida milenar, amplamente difundida através de gerações e povos, além de ser natural e produzir efeitos excelentes sobre a saúde do corpo, promovendo bem estar e melhoria das condições gerais.

Se você não está dormindo direito, saiba que essa bebida tão antiga também pode te ajudar, pois existem algumas ervas próprias para combater a fadiga e auxiliar na hora do sono. Elas são benéficas e não causam contra-indicações.

Entre os chás que podem auxiliar você na hora de ter uma boa noite de sono estão a camomila e a erva cidreira.Chá

A dica é consumir o produto antes de se deitar, com calma e tranquilidade, afastando qualquer outra atividade que requeira sua atenção. Consuma uma caneca com o líquido, de preferência ainda quente e com açúcar (ou mel) a gosto. Obviamente, é importante não exagerar na hora de adoçar a bebida.

Tanto a camomila quanto a erva cidreira possuem ação calmante e, criando o hábito, é possível que você sinta os benefícios desses ingredientes naturais.

Receita básica de chá:

Ferva água (no fogão, de preferência, nada de esquentar no micro-ondas!) e adicione folhas da erva escolhida. Existem saquinhos prontos para infusão, mas se você tiver acesso à planta natural, o aroma e o sabor ficarão mais marcantes. Lembre-se que quanto mais folhas você adicionar, mais “forte” ficará o gosto da bebida. Deixe em infusão de cinco a dez minutos. Adicione açúcar ou mel e consuma em seguida.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *