NadaFrágil.com.br

7 passos para tomar decisões melhores sem se arrepender


Milena Costa

Muitas pessoas ficam confusas na hora de tomar decisões. Às vezes nos empolgamos e tomamos decisões impulsivas, às vezes pensamos demais e acabamos não saindo da zona de conforto. Mas como equilibrar as coisas para tomar decisões melhores?

É preciso ter cuidado, mas também é necessário ter coragem. Nesse artigo você encontra 6 passos fáceis que vão te ajudar a tomar decisões melhores e evitar o famoso arrependimento mais a frente.

tomar decisões

Tenha todas as informações possíveis

Pensando em trocar seu antigo emprego por um cargo diferente em outra empresa? Vai comprar algo um pouco mais caro mas que parece bom em uma loja online? Tenha todas as informações a respeito.

Saiba se esse cargo tem a ver com você, seus talentos ou capacitação profissional. Procure saber as dimensões da coisa que quer comprar e o que disseram as pessoas que compraram o produto.

tomar decisões


São apenas exemplos, mas vale para tudo. Se você vai tomar decisões procure saber tudo a respeito. Só depois que você entender bem a situação poderá tomar uma boa decisão sem espaço para arrependimentos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como montar looks incríveis nas viagens

Avalie suas opções

Não é por que você achou um casaco maravilhoso que é ele que você precisa comprar. Ou por que te ofereçam algo que você precisa aceitar. Antes de tomar uma decisão avalie suas opções.

Sempre temos mais de uma opção, e às vezes temos muitas opções. Se você quer tomar decisões melhores precisa entender todas as opções e oportunidades que estão no seu caminho e não seguir a primeira que aparecer.

tomar decisões


Ou seja, vá com calma, impulsividade não é legal. Não precisa demorar uma eternidade para se decidir, mas também não precisa fazer as coisas de qualquer jeito.

Pense no futuro

Pensar no futuro é ótimo para diversas áreas da nossa vida. Você sonha em viajar, mas resolveu gastar seu dinheiro em algo inútil, extremamente caro, que não precisa, ou já tem? Decisão errada!

Aproveite para conferir nosso artigo sobre fatos pouco conhecidos sobre as emoções

Pense no seu futuro antes de tomar suas decisões. Aquilo será bom para sua carreira? Será bom para o rumo que você quer seguir? Seja na vida financeira, profissional, pessoal e até amorosa.

Cuidado com as opiniões alheias

tomar decisões


Existem pessoas nas nossas vidas que querem nosso bem, muitas vezes essas pessoas podem dar bons conselhos. Mas muitas pessoas, mesmo algumas que gostam da gente, não são bons conselheiros.

Filtre o que você escuta. A pessoa deu um ponto de vista totalmente novo que pode ser positivo? Ótimo! Se a pessoa só quer te colocar para baixo ou tentar te impedir de fazer qualquer coisa, então cuidado.

Esteja preparado para os riscos

Quer largar seu emprego e começar seu próprio negocio em um ramo totalmente novo? Cuidado. Não significa que você não deve fazer, mas é preciso pesar nos riscos. Você vai precisar ter uma reserva em caixa para manter você e a nova empresa por um tempo até que o lucro entre.

tomar decisões

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a importância da reserva de emergência e como montar a sua

Isso vale para todas as áreas da vida e para todas as situações. Antes de tomar decisões, sente, pense com calma e entenda quais são os riscos. Assim você vai estar preparado para que possa lidar com eles quando chegar a hora.

Coloque tudo no papel

Apenas pensar nas coisas pode deixa-las abstratas demais e dificultar na hora de tomar decisões. Experimente colocar tudo no papel, faça listas de prós e contras, escreva como se sente a respeito.

Colocar tudo no papel facilita muito na hora de tomar decisões melhores pois nos faz enxergar melhor a situação. É uma ótima ideia para quem costuma tomar decisões impulsivas, assim aprende a se controlar.

tomar decisões

O que vai te fazer feliz?

Esse é um dos passos mais importantes. Entenda o que te faz feliz. Quais são as coisas que aquecem e alegram seu coração. Se você tomar decisões mesmo que muito racionais mas que vão te deixar infeliz então você irá se arrepender.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 11 dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Por isso coloque sua felicidade a frente, e torne a situação possível para que sua felicidade seja favorecida. E se aquilo não vai te fazer feliz, quer dizer que não faz sentido optar por essa opção.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *