NadaFrágil.com.br

Biotina: O Que É e Para Que Serve?


Li Arruda

Também conhecida como vitamina B8, vitamina B7, ou vitamina H, a biotina é uma das vitaminas que fazem parte do Complexo B. Ela é essencial ao ser humano, e por se tratar de um composto hidrossolúvel (absorvido pelo intestino e levado aos tecidos através da circulação), precisa de reposição diária, já que o corpo não pode armazená-la, por isso faz com que o excesso seja expelido na urina.

Função da Biotina

A biotina trabalha no organismo como uma enzima, processando as gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado. Ela também atua no sistema nervoso como calmante.

Onde encontramos a Biotina

Mulher tomando leite

Existem muitos alimentos onde podemos encontrar essa vitamina, entre eles estão: leite e derivados (como queijo, manteiga e iogurte), carne de boi, aves e peixes, gema de ovo, nozes, soja, aveia, gérmen de trigo, espinafre, couve-flor, arroz integral e frutas (principalmente laranja, melão, abacaxi, banana, morango, melancia e abacate).

Os que possuem grandes quantidades de biotina são: gema de ovo, soja, leite e peixe. Mesmo após o cozimento, a vitamina permanece sem alterações.

Mulher saudávelÉ importante saber que a clara do ovo crua inibe a absorção da biotina no corpo. Mas isso só acontece se o ovo estiver cru. A clara cozida ou frita não representa nenhum problema para a biotina. A ingestão frequente de bebidas alcoólicas também reduz significativamente a absorção dessa vitamina.

Também é possível encontrar a biotina em cápsulas vendidas em farmácias. Algumas possuem uma fórmula pronta e outras são encomendadas em farmácias de manipulação. Mas para tomar esses complementos é necessário o acompanhamento de um médico, geralmente dermatologista, pois além de ser mais seguro, para comprar esses produtos é preciso ter em mãos uma receita médica.

Leia Também:
Sucos Emagrecedores
Conheça a Dieta da USP

Nem mais, nem menos, apenas o necessário!

Benefícios da biotina: Os principais benefícios da biotina são: fortalecimento das unhas, combate à queda de cabelo, renovação da pele e redução do colesterol. Apesar de não ser esse o principal foco da biotina, ela também pode auxiliar nos tratamentos de emagrecimento, já que atua no processamento das proteínas, carboidratos e gorduras.

Queda de cabeloEfeitos da falta de biotina no corpo: Apesar de não ocorrer com muita frequência, a deficiência de biotina pode acontecer em pessoas que passaram por uma desnutrição grave de proteínas, em pessoas alcoólatras ou pelo consumo excessivo de clara de ovo crua ou de medicamentos para epilepsia.

Essa deficiência pode causar dores musculares, problemas dermatológicos, seborréia, queda de cabelo, furúnculos, flacidez, perda de apetite, colesterol alto, anemia e até depressão.

Reações ao excesso de biotina: Não há casos conhecidos de efeitos causados pelo excesso dessa vitamina, pois, como falamos anteriormente, o corpo absorve apenas a quantidade necessária para a sua função diária e depois elimina o excesso pela urina. Portanto, não adianta tomar doses altas de biotina. O ideal é que ela seja consumida diariamente em quantidade suficiente. São recomendadas doses de 100 a 200 microgramas por dia (facilmente absorvidas numa alimentação diária equilibrada).

Biotina engorda?Alimentação saudável

Não. A biotina não causa aumento de peso. Como vimos, ela é essencial para o bem estar do nosso corpo e está relacionada a alimentos saudáveis e à redução do colesterol.

Também não podemos afirmar que ela por si só emagrece, mas a verdade é que se aliada a um tratamento de emagrecimento e a uma dieta balanceada, pode gerar bons resultados para quem quer perder peso. Por isso é comum encontrar biotina na fórmula de inibidores de apetite, onde somam o seu papel de transformar as proteínas e carboidratos em energia à outras vitaminas e componentes.

Adquira hábitos alimentares saudáveis, inclua não apenas a biotina na sua dieta, mas também alimentos de todas as classes: carboidratos, fibras, proteínas, aminoácidos, lipídeos, outras vitaminas e minerais. Não faça dietas por conta própria. Procure um médico e siga suas orientações. A sua saúde agradece. =)

Facebook NadaFrágil.com.br

18 respostas para “Biotina: O Que É e Para Que Serve?”

  1. odacirarosset disse:

    EU achei muito iteressante esta publicação .eu tenho um problema sericimo com minhas unhas ,eu como bastante verduras, frutas iogurte, a esta sempre se lascando tem epoca então que é um horror fico muito chateada com isto me lembro q anos atra minhas unhas era comprida ,, mas agora

  2. Cati disse:

    Seriíssimo*

    Escrevem-se com “i” dobrado os superlativos originados de adjetivos com a terminação “-io” precedida de consoante: frio = friíssimo; ímpio = impiíssimo; macio = maciíssimo; sério = seriíssimo; sumário = sumariíssimo. ;)

  3. Karina disse:

    Ha ha adorei Cati.É isso aí.Se a pessoa quer corrigir outra tem que ter conhecimento e não “achismos” viu Vanessa Seríssimo.Adoro!

  4. Vanessa disse:

    Achei a atitude de vcs duas péssima, a pessoa apenas comentou que achou o artigo interessante e vcs metendo o pau? Pfv hein galera, mais humildade, pq esse tipo de coisa não leva a nada! Se for corrigir, que seja de maneira adulta e sem humilhar ngm!

  5. Eu concordo com você Vanessa, as pessoas tem que aprender que humildade faz parte do ser humano, e todos nós estamos sujeitos a erros, ainda mais na escrita. Abraços.

  6. lucy disse:

    Para informar somente: as duas formas estão certas.
    Seríssimo ou seriíssi

  7. lucy disse:

    Seriíssimo

  8. Lu disse:

    Isso eh falta de biotina kkkkkk

  9. Suely Bischoff Machado de Oliveira disse:

    Olá. Tive um estresse muito forte e acabei por ter uma alopécia frontal leve . Meu dermatologista recomendou a Biotina 3mg. Vou fazer na manipulação. Espero obter bons resultados.
    Os cabelos são muito importantes para nós mulheres e sua falta acarreta um grande desconforto.
    Sou lacto vegetariana e me alimento com muitos grãos, derivados do leite, legumes e verduras, ainda muitas frutas.
    Mas o estresse é algo muito impactante em nossas vidas.

  10. Lucy mendonca disse:

    Eu usei dois anos unhas postiças,acabei com as minhas unhas,já tinha feito e tomado de tudo nada resolvia,minhas unhas estavam horríveis,até que um dia uma médica me receitou a biotina,foi maravilhosa,tomei três meses fantástico.

  11. Franciele disse:

    Achei que o assunto era a Biotina e seus benefícios, mais vi que é português. acho que entrei na matéria errada…

  12. Rose disse:

    Eu também me incomodo muito com erros de português, mas tem muitas pessoas que erram por ignorância mesmo, não tiveram oportunidade de estudar, o que é horrível são jovens, estudantes que comentem erros absurdos !!!!

  13. Igonorante disse:

    Biotina, essencial para a saúde. Estudo nutrição e além de biotina, façam ingestão diária de todas as vitaminas do complexo B, além das vitaminas A,D,E,K que são lipossolúveis = precisam de uma pequena quantidade de gordura boa ou seja, ingerir azeite cru para otimizar a absorção. Deve-se também para bom funcionamento do organismo a ingestão de vitamina C, atuante como antioxidante e anti-histamínico(combate alergias). É importante para aqueles que desejam um corpo saudável a ingestão de todos os tipos de frutas, hortaliças(verduras e legumes) logo que esses contém quantidade significante de vitaminas e minerais, também a ingestão de carnes leves e brancas e por 1 a 3 vezes na semana a ingestão de fígado saudável e carnes vermelhas. A sobremesa é importante para felicidade do corpo logo que, libera serotonina e outros neurotransmissores de prazer. Devendo ser adquirida sem excesso. A pratica de atividades físicas, sejam elas aeróbias ou intensas está intrinsecamente relacionada a Saúde e perda de peso atuando também como co fator para diminuição do LDL(gordura de baixa densidade ou gordura ruim). Todos os nutrientes e alimentos acima descritos, tem o poder de combater cânceres e as mais variadas disfunções do metabolismo corporal.Comam e sejam felizes!

Deixe uma resposta