NadaFrágil.com.br

Cinco Hábitos Financeiros Para Incorporar no Seu Dia a Dia


Eliana Lee

É o sonho de muita gente poder viver longe dos débitos e das contas que nunca fecham, não é verdade? Se você faz parte da grande porcentagem de pessoas cujas contas dão literalmente muita dor de cabeça todos os meses, saiba que existem alguns hábitos financeiros importantes que podem ser desenvolvidos e incorporados no seu dia a dia quando o assunto é dinheiro.

Ter controle sobre suas finanças pode parecer difícil num primeiro momento, mas com persistência e disciplina, você vai conseguir incluir pequenas ações em sua vida que em pouco tempo se tornarão comuns e fáceis de se fazer. Acredite, eles podem mudar sua vida!

Economia para mulheres

1. Corte os gastos excessivos com energia elétrica. Parece bobo e a dica é velha, mas comece a desligar seus aparelhos eletrônicos todas as noites antes de dormir. Isso vale para o roteador wi-fi e o stand-by da TV. Apague as luzes dos cômodos vazios e diminua 1 minuto de seu banho diário. Isso mesmo, 1 minuto diariamente já vai fazer diferença!

2. Nunca compre por impulso. Evite ir a lugares em que o apelo da propaganda é muito forte, como shopping centers, quando não tiver dinheiro disponível. Assim você evita compras supérfluas e gastos com o cartão de crédito.

3. E por falar em cartão de crédito… Evite ao máximo utilizá-lo. Os juros realmente não compensam. Elimine todos os gastos com faturas e simplesmente para de utilizar o “dinheiro de plástico”. Guarde-o apenas para caso de extrema necessidade. Outra coisa importante: opte por utilizar o cartão que lhe dê mais vantagens, possibilite descontos e ofereça programa de pontos.

Leia também: 7 dicas para alavancar sua carreira profissional.

4. Separe uma parte de seu dinheiro para gastar com você. É normal querer comprar coisas todos os meses, afinal você trabalha para se dar algum conforto não é mesmo? Coloque nas despesas mensais uma quantia a ser utilizada com produtos de beleza, passeios e outras compras que desejar fazer. Não extrapole o orçamento estimado para não ter de recorrer ao cartão.

5. Deposite uma quantia mensalmente. Separe uma quantia mensal para ser depositada com disciplina. Tenha compromisso consigo mesma e trate esse depósito como uma “dívida”. Alguns bancos disponibilizam planos mensais em que você pode escolher uma quantia para investir e receber após certo período de tempo. A quantia pode ser feita via débito automático, inclusive.

Lembre-se que pequenas ações podem refletir diretamente na sua vida financeira. Acostume-se a poupar e com o tempo você perceberá resultados positivos em sua vida financeira. Boa sorte!

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta