NadaFrágil.com.br

Como afiar facas de forma fácil e segura


Calila Galvão

Se tem uma coisa que pode deixar qualquer uma muita chateada na hora de cozinhar é uma faca cega. Como cortar as carnes, temperos e verduras com uma faca assim. Além de ficar chateada ainda atrasa o preparo da refeição. Claro que sempre podemos dar aquele jeitinho na hora e amolar a faca, mas não é sempre que ela fica do jeito que queremos não é mesmo? Por causa disso preparamos algumas boas dicas de como amolar facas.

Afiando facas na pedra

Amolar facas de forma fácil e segura

Creio que essa seja a forma mais comum e também a mais conhecida de se amolar uma faca. Porém, você deve estar fazendo isso da maneira errada. Por exemplo, a pedra não deve estar seca na hora de amolar, ela deve ser embebida em água durante 5 minutos. Com a faca num ângulo aproximado de 30°, deslize-a pela pedra, como se você estivesse tentando cortar a pedra.

Afiando facas no esmeril

Amolar facas de forma fácil e segura

Para aquelas que não sabem, um esmeril é um tipo de roda feita de pedra que gira com o auxílio de um motor. É preciso um pouco mais de cuidado na hora de lidar com esse instrumento. Você deve ligar a máquina e com calma ir passando a faca no esmeril da ponta até a base até achar que ficou bom.

Repita o mesmo processo do outro lado da faca sempre deixando-a numa posição de 45°. Você também pode pedir em oficinas de carros e outros locais que fazem reparos para fazer isso já que essa não é uma máquina muito comum para se ter em casa.

Afiando facas com chaira

Amolar facas de forma fácil e segura

Esse método é muito utilizado por churrasqueiros para ter uma faca afiada rapidamente. Basta colocar a chaira com a ponta apoiada em algum lugar no qual ela fique bem fixa  e deslizar a faca como se você fosse retirar um pedaço bem fino da chaira. O movimento da faca é sempre de fora para dentro.

Afiando facas com afiador

Amolar facas de forma fácil e segura

O afiador pode ser um bom instrumento para se ter na cozinha, sendo uma forma bem prática e rápida de amolar a faca. Ele pode ser facilmente encontrado em supermercados e locais que vendem instrumentos para cozinha. Basta encaixar a faca deslizando-a para frente e para trás e o resto é com a máquina.

E a faca de cerâmica, como afiar?

Amolar facas de forma fácil e segura

Bom, as facas de cerâmica também ficam cegas com o tempo e precisam ser afiadas. Elas não podem ser afiadas da mesma maneira que as facas comuns. Possuem um afiador específico, porém com um preço bastante salgado. Uma outra opção é usar a pedra de diamante para amolar a faca da mesma forma que se faz se estivesse amolando numa pedra comum.

Não há necessariamente uma forma melhor de amolar faca. Isso vai de cada um, como cada um prefere amolar, o que acha mais fácil e mais prático de ser feito. Certamente o afiador elétrico traz muitas vantagens por exigir menos esforço e também por ser mais seguro. Porém, pode não ser o preferido de todos.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta