NadaFrágil.com.br

Como limpar diferentes tipos de pisos


Calila Galvão

Limpar o chão é uma tarefa um tanto cansativa. Parece ser bem simples para quem apenas observa, mas há muito mais ciência por trás dessa tarefa doméstica. Quando não são limpos da maneira correta, os pisos acabam durante muito menos tempo do que o esperado e ficam com um aspecto desbotado. Podem ser novos, mas se não forem limpos com os produtos certos, parecerão muito antigos.

Pisos de Madeira

Por combinar com qualquer cor e layout da decoração e por possuir alta durabilidade, os pisos de madeira são os prediletos de muitos. Hoje em dia há pisos que se assemelham muito ao de madeira natural e são mais baratos: os pisos em tacos ou laminados. Eles oferecem um ambiente muito aconchegante, mas para conseguir todos esses benefícios, você precisará tratá-los da maneira certa.

Veja também nossas dicas para manter a casa arrumada.

Como limpar diferentes tipos de pisos

Na hora comprar os produtos de limpeza no supermercado, olhe no rótulo os ingredientes que existem no produto. Substâncias como álcool, querosene e demais solventes nunca são bem-vindos nesse tipo de piso. Além de afetar diretamente a madeira, esses materiais retiram o acabamento do verniz deixando o piso opaco e sem vida.

Para limpar o piso de madeira da maneira correta, o ideal é usar uma vassoura de pelos ou um peno seco. Uma alternativa que pode agradar mais é utilizar um pano úmido (torça bastante) embebido em água com apenas 2 gotas de detergente neutro ou produtos que tenham como amoníaco na medida de 3 colheres para cada litro de água que for utilizada.

Pisos de Mármore

Como limpar diferentes tipos de pisos

Sem dúvidas é um dos materiais mais bonitos e versáteis, pois podem ser encontrados em diversas cores e podem ser colocados em quase todos os ambientes da casa. Além do mais possuem alta durabilidade e são de fácil manutenção. Apenas um pano úmido com água costuma ser o suficiente para manter o piso impecável.

No caso de manchas, aí a conversa já toma outro rumo. Para aquelas que estão achando o piso sem brilho, basta passar um pano úmido mergulhado com uma mistura de 12 copos de água para 1 de água oxigenada. Já as manchas amareladas ou mais escuras podem ser removidas com uma mistura simples de água com vinagre. Produtos corrosivos não podem ser deixados por muito tempo nesse tipo de piso. Se não houver outra solução, você pode aplicá-lo tomando o cuidado de enxaguar o local em poucos minutos e retirar todo o produto.

Pisos de Granito

Como limpar diferentes tipos de pisos

Esse não tem muitos mistérios na hora da limpeza. Você pode tirar da sua lista de compras produtos que tenham em sua composição óleos, água sanitária, ácidos, detergentes ou qualquer outro tipos de substâncias corrosivas ou produtos químicos. É um tipo de piso muito sensível e, por isso, tende a manchar com facilidade. Apenas um pano com água é o bastante.

Pisos de Cerâmica

Como limpar diferentes tipos de pisos

Ele é o mais indicado para ser utilizado em cozinhas e banheiros devido a sua praticidade e alta resistência. Para os ambientes de sua casa onde há elevado tráfego de pessoas, muita umidade e que sejam fáceis de manter, esse tipo é a melhor escolha. Água e sabão neutro são os únicos ingredientes necessários para realizar uma boa limpeza num piso de cerâmica.

Pisos de Porcelanato

Um dos tipos de revestimento cerâmico mais procurados por ser de melhor qualidade, oferecendo elevada resistência, inclusive quanto à absorção de água. Usar apenas uma vassoura de pelos é uma das etapas de limpeza para esse piso. Em seguida, você deverá limpá-lo com um pano úmido mergulhado numa mistura com 1 colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco líquido para cada 5 litros de água. Isso remove a oleosidade e outras manchas sem retirar o brilho do piso.

Como limpar diferentes tipos de pisos

Produtos que não devem ser utilizados: ceras, soda cáustica ou sabão em pó. Todos esses produtos retiram o esmalte do porcelanato com o passar do tempo e isso aumenta o risco de manchas. Existem produtos específicos para limpar esse tipo de piso e o melhor é que, para qualquer mancha que apareça, por menor que seja, deve ser imediatamente retirada.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *