NadaFrágil.com.br

Como limpar o sofá da maneira correta


Calila Galvão

Quem não gosta de ter a casa sempre bem arrumada e os móveis preservados apesar do tempo? Fazer uma boa limpeza é essencial para manter os itens da casa como novos, porém não basta limpar, é preciso limpar da maneira certa. O sofá é um dos móveis mais importantes da casa e também um dos quais dá mais trabalho para ser limpo.

Dica: Leia também nosso artigo sobre como escolher suas almofadas de sofá.

Como limpar o sofá da maneira correta

Os sofás tendem a ficar muitos anos fazendo parte da casa. Mesmo que a decoração mude, eles permanecem. Seja por ser um item de valor elevado ou por ser difícil encontrar um sofá que seja ideal para as suas necessidades, ele tende a ser um companheiro de longa data. É por isso que limpar o sofá da maneira correta é tão importante.

Limpar o sofá com pano úmido ou a seco?

Como limpar o sofá da maneira correta

A primeira coisa que você deve analisar é o tipo de tecido com o qual o seu sofá é feito. Para cada tecido existe um jeito específico de fazer a limpeza. As variedades oferecidas pelo mercado são muitas: couro, linho, camurça, veludo, napa, algodão, entre outros. Uma das coisas mais importantes a serem feitas antes de iniciar a limpeza é olhar a etiqueta que vem no sofá:

  • Letra P: significa que a melhor forma de limpar o sofá é através do processo convencional de lavagem a seco. Existem panos especialmente fabricados para essa finalidade e podem ser encontrados em supermercados. A única coisa que você precisa fazer neste caso é aspirar o pó do móvel e passar o pano.
  • Letra W: indica que a limpeza deve ser feita a úmido, na qual você só precisa usar água com outros produtos apropriados como o detergente, por exemplo.
  • Letra F: aqui a limpeza a seco deve ser feita de maneira profissional, por uma empresa ou pessoa especializada. Existem lugares que buscam o móvel em sua casa e o devolvem depois de limpo.
  • Letra O: é o tipo de lavagem mais simples que existe, bastando usar água para efetuar a limpeza.

Como limpar sofá de linho, veludo ou outros tecidos

Como limpar o sofá da maneira correta

Existe uma receita muito prática e fácil de fazer para efetuar a limpeza do seu sofá de tecido de maneira eficaz. Você deve misturar um litro de água morna com ¼ de vinagre branco e umedecer um pano limpo. A houver alguma mancha difícil de ser limpa, use uma esponja em vez de um pano e depois passe um pano seco por cima. Abra as janelas e cortinas do ambiente para ajudar a secar.

Como limpar sofá de Couro

Como limpar o sofá da maneira correta

O couro é um material bastante resistente, mas se não for limpo da forma correta começa a ficar endurecido e apresentar rachaduras. Basta usar um pano limpo com água e sabonete neutro para limpar a sujeira. Para evitar essas rachaduras, o ideal é passar, pelo menos, a cada 3 meses, silicone líquido ou vaselina com uma flanela.

Como limpar sofá de Camurça

Como limpar o sofá da maneira correta

Muita gente evita comprar o sofá com esse tipo de tecido justamente pela dificuldade de limpeza que ele impõe. Aqui segue a mesma regra do couro: basta um pano úmido com sabonete neutro. Uma vez por semana, é necessário escovar o sofá com uma escova apropriada para esse fim.

Como remover manchas do sofá

É comum que alguns pequenos acidentes aconteçam, especialmente se você tem crianças em casa. Manchas de café, ketchup e gordura são as mais comuns de serem encontradas e as mais difíceis de sair. Quando vinho ou café cair no sofá, o melhor a se fazer é colocar um papel toalha sobre a superfície para que todo o líquido possa ser absorvido. Passar um pano só fará com que o estrago fique maior do que já é.

Como limpar o sofá da maneira correta

Jogue água tônica ou com gás sobre a mancha e enxugue com o papel toalha. Repita o processo até que todo o conteúdo tenha saído. Outra opção também é usar o gelo com papel toalha para ajudar a secar. Já o refrigerante é uma mancha fácil de ser retirada: um pouco de detergente líquido incolor e água resolvem o problema.

Manchas de caneta também são comuns e difíceis de sair. Molhe uma esponja no vinagre de álcool branco e passe em cima da mancha da caneta, esfregando até sair. Pano molhado com demaquilante para maquiagem também resolve o problema.

Como limpar o sofá da maneira correta

As manchas de gordura são o terro de muita gente, principalmente das donas de casa. Para retirar essa mancha você vai precisar misturar 1 copo de água morna com um ¼ de sabão neutro. Você vai aplicar a espuma dessa mistura em cima da mancha e esperar durante 15 minutos. Retire com um pano seco ou papel toalha e deixe secar.

O melhor é não deixar a mancha secar. Assim que você perceber que o sofá está manchado providencie a limpeza imediatamente. Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica dela ser resolvida. Você pode utilizar um sistema de impermeabilização específico para estofados. Para quem tem crianças em casa é a melhor opção.

Facebook NadaFrágil.com.br

3 respostas para “Como limpar o sofá da maneira correta”

  1. limpeza de sofá rj disse:

    Adorei o artigo, vai me ajuda muito no meu empreendimento. Parabéns

  2. limpeza de sofá rj disse:

    Muito bom, me ajudou muito no meu empreendimento

Deixe uma resposta