NadaFrágil.com.br

Dicas para Comprar seu Apartamento na Planta


Eliana Lee

Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muita gente. Se com você não é diferente, saiba que é preciso cautela e muita calma antes de fechar negócio para que o sonho não vire um verdadeiro pesadelo. Burocracia, atraso nas obras e aumento abusivo das taxas são apenas algumas das situações chatas pelas quais você poderá passar, dependendo do imóvel que escolher. Mas o ideal é evitar a dor de cabeça e fazer da compra de seu imóvel um verdadeiro acontecimento. 

Por isso, separamos 7 dicas úteis para quem está procurando seu imóvel e pretende comprá-lo ainda a planta. Confira.

 1. Analise sua situação financeira

Comprar apartamento

Parece obvio, mas muita gente se esquece de analisar com cuidado a sua situação financeira antes de começar a procurar. É importante saber de antemão quanto você vai poder gastar e quanto de sua renda mensal você poderá comprometer para pagar parcelas de entrada e financiamentos. Essas parcelas geralmente são reajustadas mensalmente, por isso é importante estar atenta: como é um investimento de longo prazo, pense em alternativas para imprevistos no decorrer do caminho que possam comprometer sua renda e que deverão caber em seu orçamento de qualquer forma.

2. Comece suas pesquisas

Hoje em dia a Internet oferece um verdadeiro leque de opções, não é mesmo? Portanto comece suas pesquisas em casa mesmo, reunindo o máximo de links possíveis. Anote telefones, nomes e endereços e vá visitar os stands de vendas dos empreendimentos que mais te interessarem.

3. Visite – e pergunte tudo

Na hora de visitar o modelo decorado, preste atenção nos mínimos detalhes e pergunte absolutamente tudo que possa te deixar em dúvida. Vale lembrar também que estes apartamentos são decorados para “encher seus olhos”, ou seja, eles são lindos. E tem mais: eles procuram valorizar o espaço utilizando móveis planejados e muitos espelhos, para aumentar a sensação de amplitude. Portanto, enquanto estiver passeando por aquele apartamento maravilhoso, procure visualizar o que você precisa realmente e se haverá espaço para as coisas que você pretende instalar e usar na casa nova. Vai caber tudo?

Comprar apartamento

Outro detalhe muito importante é prestar atenção à maquete do projeto. Pergunte a respeito de quanta iluminação o local receberá, se há vagas para os carros dos visitantes, como será feita a segurança do local, se há muros de proteção… etc. A maquete dá uma ideia bem aproximada de como será a obra, portanto é uma excelente maneira para tirar suas dúvidas.

4. Dê uma volta nos arredores

É normal sentir-se encantada pelo projeto e esquecer um pouquinho do que está em volta. Não caia nessa! Pesquise absolutamente tudo sobre o local em que pretende morar e, se possível, converse com antigos moradores da região. Às vezes o condomínio é maravilhoso, mas o bairro pode enfrentar problemas de alagamentos, enchentes, assaltos, muito trânsito…

5. E pesquise novamente!

Antes de fechar negócio, vasculhe absolutamente tudo a respeito da construtora e de seu corretor. Ligue, envie e-mails e pergunte o máximo que puder sobre a reputação da mesma com amigos e conhecidos ou até mesmo em grupos de redes sociais e sites que registram reclamações de consumidores.

Se descobrir algo irregular ou alguma situação mal resolvida no passado, não arrisque. Lembre-se que seu dinheiro e seus anos de investimento são muito importantes.

6. Memorial Descritivo

Comprar apartamento na planta

É provável que a construtora envie para você uma cópia do memorial descritivo da obra, mas se não tocarem no assunto, exija sua cópia. Este documento é muito importante, pois nele consta tudo a respeito do projeto, explicando todos os conceitos, medidas, etc. além de descrever nos mínimos detalhes tudo o que será utilizado durante o projeto, como a marca dos materiais de construção que serão utilizados e acabamento.

 7. Organize-se

Procure reunir todos os documentos da transação em uma pasta ou portfólio para eventuais consultas. Imprima e-mails, junte folders, panfletos explicativos, anotações de seu corretor… tudo deve ser devidamente guardado para o caso de você se sentir lesada no futuro e quiser tomar providências a respeito.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta