NadaFrágil.com.br

Dicas para organizar o orçamento


Calila Galvão

Se tem uma coisa que toda mulher odeia é não ter um centavo disponível no momento em que você para na frente de uma loja maravilhosa que está em liquidação. Ficar sem dinheiro em alguns momentos da vida é normal mas, se isso acontece com você todo mês é preciso repensar nos seus gastos. Talvez você apenas precise de mais organização financeira.

Vai casar? Veja como organizar sua festa e casar sem dinheiro.

Ande com a carteira quase vazia

Dicas para organizar o orçamento

Vai para a rua? Então retire os cartões de crédito e deixe apenas R$ 50 dentro dela. Isso evita que você gaste todo o seu dinheiro por impulso. Na maioria das vezes temos a tendência de comprar coisas por impulso e nem precisamos muito dela. Não ter como gastar o dinheiro no momento que você avista aquela bolsa linda na vitrine será um alívio.

Controle os seus gastos

Tudo o que você compra com o cartão de crédito vem com um comprovante, aquele papelzinho azul ou amarelo informando o valor, data, nome da loja e em quantas vezes a compra foi parcelada se esse for o caso. Guarde todos esses papéis para saber exatamente onde gastou cada centavo.

Dicas para organizar o orçamento

Para gastos fora do cartão de crédito, tenha uma caderneta e uma caneta sempre a mão para anotar tudo, principalmente os pequenos valores. À primeira vista parece que não vão fazer diferença no orçamento mas, quando somamos tudo percebemos que dá para comprar muita coisa com esse dinheiro.

Evite os cartões de crédito

Se você não souber ter controle sobre eles, você será controlada por eles. Para quem não sabe usar cartões de crédito eles são uma verdadeira armadilha e uma das mais difíceis de sair. Prefira sempre fazer compras a vista, isto evita que você acumule débitos para o mês seguinte.

Dicas para organizar o orçamento

Se o valor é muito grande e não tiver como pagar em dinheiro, nenhuma uma parte da compra, divida no mínimo de vezes possível e que esteja dentro do seu orçamento. Quando dividimos a compra em um número muito grande de parcelas, elas ficam muito pequenas e achamos que vai sobrar mais dinheiro. Nos endividamos ainda mais com esse tipo de pensamento.

Cheque especial

Dicas para organizar o orçamento

Outro terror dos devedores. Aqui vale a mesma regra do cartão de crédito. O grande problema dos cheques é que eles costumam ter taxas e juros muito maiores do que os cartões. Outra coisa comum de acontecer é usar o dinheiro do limite naquele momento de desespero, numa saidinha com os amigos que você não pode deixar de ir mas, não tem nenhum centavo. Aí o jeito é apelar.

Atrasar os pagamentos

Esteja sempre em ordem com as suas contas. Anote todas as datas e os valores num calendário. Hoje em dia, a tecnologia deve ser a nossa aliada. Aproveite os aplicativos para celular para fazer lembretes com data e hora marcada ou então, pode deixar notas adesivas eletrônicas na tela do computador se você o utiliza todos os dias.

Dicas para organizar o orçamento

Atrasar as contas é péssimo para a reputação de qualquer pessoa, a informação vai correndo de boca em boca e se a dívida for no cartão de crédito é ainda pior. Os juros são altíssimos e eles vão ligar para você a cada minuto do seu dia. Portanto, evite dor de cabeça e anote tudo.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *