NadaFrágil.com.br

Dicas para quem quer abrir um novo negócio


Calila Galvão

As mulheres abriram os seus olhos para o mundo dos negócios há poucos anos, já no século XX. Desde então o mercado só tem crescido e expandido nas mais diversas áreas. As mulheres, que antes ficavam restritas a cargos como limpeza, cozinha, secretária ou outros mais inferiores, sempre subordinados a alguém que, na sua grande maioria, são homens.

Dicas para quem quer abrir um novo negócio

Mesmo a mulher se tornando independente e dona do seu próprio nariz, exercendo cargos que exigem alta complexidade, ainda ganham menos que os homens. Em várias pesquisas realizadas foi confirmado que mesmo as mulheres ocupando os mesmos cargos que homens ganham salários mais baixos na mesma função.

Outro cenário muito comum também visto no mundo dos negócios são o daquelas mulheres que não possuem um alto grau de instrução e que sempre foram donas de casa. Quando se separam dos maridos não sabem exatamente o que fazer e acabam abrindo o seu próprio negócio, gerando renda para si e para manter os filhos.

Dicas para quem quer abrir um novo negócio

Ultimamente, o governo tem facilitado bastante a abertura de pequenos negócios, como exemplo temos o MEI (microempreendedor individual), onde bancos possuem financiamentos especiais para essas novas empresas. Também existem programas voltados para esse tipo de negócio. Saber algumas dicas com pessoas que possuem mais experiência e fazer pesquisas de mercado antes de abrir o negócio são dois pontos importantes.

Veja se há oportunidades naquilo que você gosta

Não adianta muito iniciar um negócio que você gosta mas, que não há grandes oportunidades. A frustração não vai demorar para chegar. A melhor forma de vencer esse desafio é fazer uma pesquisa. Agora, com as redes sociais e blogs ficou bem mais fácil fazer pesquisas que alcançam um grande número de pessoas e o melhor de tudo, sem gastar muito com isso.

Dica extra! Anuncie grátis sua loja ou seus produtos no classificados Grande Pexinxa.

Dicas para quem quer abrir um novo negócio

Seja organizada

Em qualquer coisa que você fizer na sua vida, se não for organizada, tudo tende a dar para trás. As planilhas são muito eficazes nesse tipo de negócio. Com elas é possível realizar um planejamento financeiro, contabilizando as entradas e saídas, quanto de material há em estoque, quando é o momento de repor os produtos. Também é bom ter uma agenda para marcar todos os compromissos. Pessoas que perdem prazos de entregas e horários de reunião são tidas como irresponsáveis e é pouco provável que a mesma pessoa queira fazer negócios com você depois disso.

Dicas para quem quer abrir um novo negócio

Crie e mantenha uma boa rede de contatos

Conhecer pessoas, ir a eventos onde você encontrará pessoas que têm a ver com o seu negócio, até mesmo concorrentes, é muito interessante. Isso no mundo dos negócios chamados de networking e você pode não achar mas, é fundamental. Hoje em dia, com as redes sociais, ficou muito mais prática e fácil fazer esse tipo de contato. Curtir uma imagem ou comentar uma postagem, mostrar que se interessa pelo negócio do outro é importante. Mas, preste atenção: tente não passar uma ideia de que só quer sugar e não dará nada para contribuir.

Dicas para quem quer abrir um novo negócio

Paciência e persistência são os ingredientes básicos

Várias pessoas querem que logo no primeiro ano seus negócios já estejam dando muitos frutos e que vão lucrar tanto que será possível fazer viagens, sair para jantar fora e viver uma vida de empresário bem sucedido. A realidade não é tão boa assim. Várias empresas, que são pioneiras no mercado, só começaram a dar frutos depois de alguns anos.

Dicas para quem quer abrir um novo negócio

Por isso, a orientação de pessoas com mais experiência pode ser de muita relevância. Elas vão te passar as boas e más experiências que já passaram e que você não deve repetir. Também é importante ter um capital de giro, é ele que não vai deixar você na mão quando as vendas do mês não forem tão boas quanto se esperava. Não pense em lucros no primeiro momento e sim, em manter o seu negócio funcionando.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *