NadaFrágil.com.br

Diferença entre couro sintético e couro ecológico


Calila Galvão

Se você é a favor da não utilização de peles de animais para o que quer que seja, deve evitar usar também as peças feitas de couro. Afinal de contas o couro é proveniente da pele de animais bovinos como o boi e a vaca e eles também merecem o seu respeito. A partir desse pensamento a indústria da moda passou a dar duas opções: couro ecológico ou sintético.

Diferença entre couro sintético e couro ecológico

Pode ser difícil saber escolher qual dos dois é o melhor e qual dura por mais tempo. Mas existem maneiras muito práticas de preservar a sua compra por muito tempo como se fosse um material feito de couro de animal. Mas antes, é preciso saber o que é e como é feito cada uma dessas matérias-primas e assim, escolher o melhor para você.

Couro sintético

Pela terminação do termo já é possível saber que é fabricado completamente dentro de uma indústria a partir de materiais sintetizados em laboratório. Nesse tipo de tecido é usado 70% de policloreto vinílico, 25 de poliéster e apenas 5% de poliuretano. Como se pode ver, na sua preparação existem derivados do petróleo e isso faz com que muita gente não utilize esse tipo de material. É justamente esse último que dá o visual na textura que enche os nossos olhos nos fazendo comprar o produto.

Dica: Leia também nosso artigo sobre jaquetas de couro.

Diferença entre couro sintético e couro ecológico

Outro fator que reduz a comprar de bolsas, sapatos e jaquetas desse material é a sua curta duração. Mas, como ele não é feito de papel, não dura tão pouco assim. Não é aconselhável deixá-lo em locais úmidos ou muito tempo guardados. O tecido pode começar a esfarelar e aí sim a sua jaqueta predileta vai pelos ares.

Outra coisa, pense sempre que é um material que não aguenta muito o dia a dia de qualquer maneira. Por exemplo, uma bolsa de couro sintético não deve ficar cheia de objetos pesados se não é mais fácil o tecido “ceder”. Uma jaqueta desse tipo de material jamais deve ser colocada na máquina de lavar. Tendo um pouco de bom senso, sua compra pode durar muito tempo.

Diferença entre couro sintético e couro ecológico

Couro ecológico

Muita gente, se não a maioria, deve pensar que o couro ecológico não leva couro de animal, pois engana-se. Ele usa o couro animal de qualquer maneira, a diferença está no momento do curtimento do tecido, que não leva materiais pesados e assim não prejudica o meio ambiente eliminando poluentes na natureza.

Facebook NadaFrágil.com.br

4 respostas para “Diferença entre couro sintético e couro ecológico”

  1. Paulo disse:

    Boa tarde! amigos, sou sapateiro e encontro muitas dificuldade com o com sintético.
    Ex: ele descasca… Onde compra o produto para recupera o material para recupera-lo?

  2. Flavia disse:

    Olá, até hoje e confuso isto para mim porque usar o termo couro ecológico está em desacordo com a lei brasileira 4888/65,ou seja, couro e termo usado somente para couro de animal, e hoje visitei uma feira onde as bolsas ,segunda a vendedora, eram de couro ecológico, afinal de contas existe couro ecológico?

  3. Flavia disse:

    Aguardo resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *