NadaFrágil.com.br

Como manter tudo limpo enquanto cozinha


Eliana Lee

Cozinhar tudo e só depois limpar? Nem sempre é a melhor saída! Aqui vão algumas dicas para limpar sua cozinha mesmo durante a preparação da comida. Você vai perceber que trabalhar com mais organização ao seu redor pode ser muito mais prazeroso (e ainda ajuda a evitar aquela bagunça que fica no final!).

E por falar com cozinhar, não deixe de conhecer o site Mega Receitas, lá você encontrará as melhores e mais saborosas receitas culinárias.

lavar a louça

 

1. Prepare o local

cozinha limpa e organizadaComeçar com uma cozinha limpa é a chave para manter a organização durante o processo. Limpe com antecedência o fogão, a pia e a bancada, para criar um ambiente convidativo de verdade. Isso vai ajudar seu cérebro a se organizar melhor e medir a bagunça que você vai fazer enquanto cozinha.

 

2. Estabeleça fronteiras

Exceto se alguém for mesmo ajudar no trabalho, “interditar” a cozinha é o melhor jeito de manter tudo em ordem. Peça para que os membros da família, principalmente as crianças, fiquem em outros cômodos da casa, mantendo todo mundo ocupado com outras coisas. Muita gente na cozinha acaba gerando desorganização e acidentes. E essas pessoas podem voltar depois, na hora de ajudar a limpar o que restou.

3. Um local de cada vez

Selecione um local específico para trabalhar. Se for na bancada, leve todos os ingredientes para ela. Se sua cozinha tiver uma ilha, utilize apenas este lugar. Na hora de recolher a louça suja, levar tudo para a pia ou lava-louças, e assim por diante. Concentrar tudo o que precisa sempre a mão é uma ótima maneira de não sair espalhando ingredientes e sujeira pelo cômodo todo. cozinha limpa

4.Lixo no lixo

Sobras e embalagens que forem para o lixo devem dar espaço para o que ainda está sendo usado. Tenha por perto lixeiras com pedais, para que você nunca precise tocar na mesma com as mãos, e retire tudo o que não for mais usando. Deixar para fazer isso apenas no fim do processo pode gerar muita bagunça.

5. Hiperatividade a favor

Se você é daquelas mulheres agitadas que gosta de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, que tal aplicar isso na cozinha? Por exemplo: você pode lavar uma tigela que vai utilizar enquanto refoga alguns tempos ou picar legumes enquanto aguarda o cozimento de outro alimento. Só não se esqueça de observar tudo com cuidado para não deixar queimar nada. Uma dica legal é possuir um timer na cozinha: ele apita após o tempo estimado por você. Assim você não deixa nada passar do ponto.

Com essas dicas é bem provável que você tenha muito menos trabalho para organizar a cozinha depois que preparar a comida.

Facebook NadaFrágil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *